terça-feira, 28 de julho de 2009

O TROPEIRO DA CUT


O presidente da CUT no Acre, Manoel Lima, conseguiu chamar a atenção ao decidir se fantasiar de tropeiro para participar, na Via Chico Mendes, da cavalgada de abertura da Feira Agropecuária.

Aconteceu um milagre na cavalgada. O padre Asfury, petista e adepto da Teologia da Libertação, esqueceu de Chico Mendes e das críticas que fazia aos fazendeiros durante as missas. E abençoou aquela que é considerada pelo "governo da floresta" a "maior manifestação cultural do Acre".

O presidente da CUT ainda está radiante com a experiência que viveu no sábado. Segue a conversa que teve com o blog:

Altino Machado - Bom dia, Manoel.
Manoel Lima - Fala, meu irmão.

No sábado, como foi sua participação na cavalgada?
(Risos). Foi boa, rapaz.

Não acha contraditório demais você, como presidente da CUT, fundada por Chico Mendes, participar como tropeiro de um evento que exalta a pecuária?
Não. Nós só apresentamos para o Acre que andar de cavalo não é uma cultura só de fazendeiro. Colono e seringueiro anda mais de cavalo do que fazendeiro.

Mas a feira agropecuária é de fazendeiros e não de seringueiros ou colonos.
Nós formamos um grupo de 25 produtores rurais da Transacreana.

No seu entendimento, a cultura do cowboy não se contrapõe às idéias de Chico Mendes de quem vocês costumam falar tanto?
Na verdade, na verdade eu entendo muito pouco desse negócio de cowboy. A festa é a cavalgada. Uma coisa é eu dizer que a feira agropecuária não está em sintonia com os ideais de Chico Mendes.

Mas você está falando de que, de quem?
Estou falando da cavalgada, andar de cavalo. Para os acreanos, parece que só quem anda de cavalo é fazendeiro. Quem sempre mais andou de cavalo no nosso Acre foram os seringueiros e colonos, carregando borracha no lombo de burros.

Mas estávamos falando de cavalos e não de burros.
Sim, mas os seringueiros também montavam cavalos.

E o que você acha das fezes que são lançadas nas ruas e calçadas da cidade?
Eu confesso que dá um trabalho muito grande para as pessoas que depois fazem a limpeza. Mas o que é importante é que é uma festa em que todo mundo participa. Estou falando da cavalgada e não da feira agropecuária.

O teu cavalo fez cocô na rua?
Vamos fazer o seguinte: você quer fazer uma entrevista comigo, vou até aí, agora, conversar contigo.

Mas já estou fazendo a entrevista, Manoel.
Estou numa reunião, mas vou até você pra gente conversar. Assim [ao telefone] você vai perguntar um bocado de coisa que eu não posso responder e eu queria responder tudo. Não queria fazer uma entrevista pela metade.

Pra finalizar a entrevista só queria saber se o teu cavalo fez cocô nas ruas e calçadas. Só isso.
Não, não sei.


29 comentários:

Anônimo disse...

Uai! Vai ver o cavalo dele estava com prisão de ventre!!

Anônimo disse...

Mais um farsante!

Luiz Matos disse...

Sensacional essa foto do Pe. Asfury. Sensacional ...

Anônimo disse...

CELI
Chega a ser hilario esse Monoel, presidente da CUT(?),tem certeza?Eu pensei que fosse da UDR!Cavalgada não seria uma apologia à pecuária? A prática da pecuária nessas paragens "florestânicas" chega a ser considerada crime ambiental.Os tempos mudaram ou será que é porque o ano que vem teremos...doações?

Anônimo disse...

Quem tem CUT tem medo....(????)
KKKKKKK

Anônimo disse...

o cavalo do manoel tava com uma rolha!
KKKKK

Acreucho disse...

ATé tu Padre Asfuri? Não chega os pseudo-ecologistas-pecuaristas? Que se fantasiam de ambientalistas quando lhes convém e de pecuaristas quando o lucro vai ser grande. Sinceramente! Os cavalos dos pecuaristas sujando de bosta a Via Chico Mendes, acho que ele se revirou no túmulo, com certeza. Se Chico Mendes ainda fosse vivo ele faria parte desta "thurma"? Sim, porque Jorge, Marina e outros já esqueceram os "ideais ambientalistas de Chico Mendes". Hoje em dia é todo mundo "criador de gado". Quer dizer que o Manoel se fantasiou de peão? Tem gente que faz cada coisa! Depois, quando a gente fala...

Acreucho disse...

Acho que fez muito cocô, igual ao cavaleiro...

MARCOS VENÍCIOS disse...

Que dúvida cruel. Cagou ou não cagou?

Uma coisa é certa: um dos dois fizeram merda

kkkk

Anônimo disse...

Eu tenho certeza que o Acreucho não participou dessa cavalhada. Já tinha cavalo de mais fazendo cocô na rua.

Anônimo disse...

Viva a baderna do PT, merda pra todo lado e quem pega a culpa são os militares! Viva a maior cultura do Acre: boi... VAmos mudar governo da floresta para governo do berrante!

Anônimo disse...

Concordo com o Manoel, a cavalgada é uma festa popular, é uma festa aparte da expoacre, não é uma festa dos pecuaristas, pois se fosse, não teriamos nem 30 particpantes, é tao popular quanto o carnaval, as festas juninas e que nao se veem receber criticas de ninguem, qual o preconceito com os cavalos? eles que realmente sao os melhores amigos dos homens? em relação a ele ir de burro ou não como faziam os antigos seringueiros, isso é questão de gosto já que o muar (burro ou mula) é o cruzamento do asinino (jumento ou jumenta) com equino (cavalo ou egua).

Anônimo disse...

Altino,

Esperamos que não apareça algum babaca é mude o nome do parque de exposição para PARQUE DE EXPOSIÇÃO CHICO MENDES.

Sustentabilidade Insustentável disse...

Já dizia o Eça de Queiroz que "Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão". Eu acrescentaria certos sindicalistas, do naipe desse Manoel.

Anônimo disse...

Altino,

Fico imaginando o que passa pela cabeça desse cidadão chamado Cesar Messias, talvez esteja pedindo ao ceu para ser indicado de novo como vice-governador, mas Deus é grande e não vai ouvir os pedidos desse fazendeiro de Cruzeiro do Sul.

Anônimo disse...

Anômino das 4:30, homem tu tinha que dá esse pitaco, que vê a merda, pois vão tentar prestigiar o Chico.

Anônimo disse...

A cavalgada está virou moda, sensação, é o carnaval fora de época de rio branco. Se olharmos aquele monte de caminhões com filhinhos e filhinhas de papai produzidos, "tomando todas", gritando e dançando ao som das micaretas é fácil de dizer: "quanta banalidade com o dinheiro público". Mas eu vejo utilidade na cavalgada especificamente: um caminhão da comitiva tem que ter dois banheiros quimicos, empresa de banheiro quimico alugando seus serviços; tem que possuir um som potente, galera do som alugando seus equipamentos; tem que ter um churrasqueiro, galera do churrasco vendendo seus serviços e os açougues e supermercados vendendo a sua carne; alguns tem som ao vido, cantores independentes ganhando um trocado; decoração, lojas de artigos de festa e tecido vendendo; cerveja gelada e wisky na medida, distribuidoras de bebidas na fita e deve sobrar até para os hermanos, afinal 98% do whysky consumido aqui vem de lá; tem que ter abadá, empresa de abadá vendendo. Suja a rua de bosta, suja, mas tem uma galera que independente de ter merda de cavalo e boi vai está todo dia limpando a via chico mendes, congestiona o trânsito, congestiona, mas qualquer batida de carro congestiona as duas pontes. No balanço geral, eu sou de acordo que haja a tão falada cavalgada. Quem sabe ano que vem eu não esteja no meio daquela galera toda.
Aliás, quanta mulher bonita...

Hércules

Anônimo disse...

ALTINO. Estou mais perdido que FDP no dia dos pais.Andar a cavalo no estado do Acre configura algum mal ou coisa parecida?BETO MINEIRO.

Anônimo disse...

Altino! Sobre a enquete,faço uma análise criteriosa sobre o assunto.O aparelho excretor do cavalo é de centro,contrapondo com a ideologia do cavaleiro, que creio ser de esquerda.Entretanto se o cavalo for de direita certamente caminhará de lado para fazer suas necessidades mas afirmara que o côcô é de esquerda.TO BE OR NOT TO BE...BETO MINEIRO.

Acreucho disse...

Beto, num estado ambientalista, ecologista, florestal como o nosso, andar a cavalo na avenida principal da cidade, sujar tudo de bosta, usar fantasia de cowboy, fazer exposição agropecuária milionária e festa pra peão, tem que parecer coisas de outro planeta, feita por gente que também deveria viver em outro planeta. Queria ver fazerem aqui uma exposição seringueira, pra ver se aparecia alguém pra fazer algum negócio, mas, os pseudo-ambientalistas e ecologistas preferem exposição agropecuária, que dá mais dinheiro.

Acreucho disse...

Olha eu não tinha lido a entrevista toda, é cômica... Não sabia que o Manoel era "produtor rural" este rapaz tá subindo rápido. Manoel desde quando seringueiro tem dinheiro pra comprar cavalo? Altino, tu judiou do cara insistindo no negócio do cocô... que maldade! Quando falou em merda o Manoel ficou sem jeito e desconversou, queria viajar até a Custódio Freire...

Anônimo disse...

Que todos tem suas opiniões tudo bem, mais acho esta cavalgada à coisa mais natural do mundo. E em todos os lugares que tem suas feiras agropecuarias também realizam suas cavalgadas, e se vor para levar ao pé da letra os governantes deste pais vão ter que acabar com o carnaval.

Anônimo disse...

Essa do padre foi o fim dos tempos!!! Uma M...

VILA VERDE disse...

TUDO É MERDA...
Poema de Antonio Damasceno Bezerra (Poeta nascido em Natal-RN - 1902/1947)
***
O mundo é simplesmente merda pura
E a própria vida é merda engarrafada;
Em tudo vive a merda derramada,
Quer seja misturada ou sem mistura.

É merda o mal e o bem merda em tintura,
A glória é merda apenas e mais nada.
A honra é merda e merda bem cagada;
É merda o amor, é merda a formosura.

É merda e merda rala a inteligência!
De merda viva é feita a consciência,
É merda o coração, merda o saber.

Feita de merda é toda a humanidade,
E tanta merda a pobre terra invade,
Que um soneto de merda eu quis fazer

Anônimo disse...

A cavalgada em si não vejo problema nenhum.Todos podem participar.
Falar que o governo é defensor do ambientalismo é piada né?
Só usam isso para receber prêmios internacionais de gringos que não conhecem um varadouro de 3h.
E a pecuaria aqui dar dinheiro. Não é extraitivismo não.
Até me diverti bastante olhando quem não sabe cavalgar em cima de cavalos. Sou contra a irresponsabilidades de muitos que se arriscam em cima de cavalos se achando algum 'índio do velho-oeste americano' (eximios em montarias) e, lá pelas tantas, cheios de cerveja na cara, acabaram sofrendo acidentes e poderiam colocar em perigo os que estavam apenas assistindo a passagem da cavalgada.
E era um absurdo o transito na passagem da cavalgada, que interropida em alguns trechos para passagem de alguma 'camionete autorizada'. Falta de organização.

Anônimo disse...

Altino. O título ideal seria: O "toupeira" da CUT. Esse Manoel nunca trabalhou na vida e tudo que tem vem do sindicatos.

Anônimo disse...

dizem que a familia é cargo de confiança no governo, mulher, filha... - é mais um dos farsantes do sindicalismo acreano.

bacural disse...

nada ver esse negócio se o cavalo dele "cagou" ou não!!!...acho que vc como um renomado jornalista que é, teria capacidade de formular melhores perguntas..ou vc tá querendo bancar uma de reportér do cqc ou algo assim??

bacural disse...

por isso que gosto desse blog...;)
que bom que posso me expressar!!!