sexta-feira, 17 de julho de 2009

NINGUÉM AGUENTA MAIS

Comentário do blogueiro Ricardo Noblat sobre a delegação brasileira que está na França:

"Em junho de 2001, quando presidia o Senado pela primeira vez, José Sarney (PMDB-AP) foi assistir à Bienal de Veneza com tudo pago pelo banqueiro Edmar Cid Ferreira, dono do Banco Santos.

Acompanhado de sete colegas, Michel Temer (PMDB-SP), presidente da Câmara dos Deputados, está em Paris a convite do governo francês, interessado em vender 36 aviões ao Brasil.

Temer admitiu que se trata de "um lobby muito saudável e elegante". Todas as despesas dele e do seu grupo estão sendo pagas pelo anfitrião.

O que Cid Ferreira esperava obter de Sarney com a viagem a Veneza?

Eles são amigos há 30 anos. Os dois trocaram favores durante todo esse tempo. Parte da fortuna de Sarney estava depositada no Banco Santos.

Na véspera do banco ser liquidado pelo Banco Central, o dinheiro de Sarney foi retirado e escapou do bloqueio. Sarney disse que foi ele que retirou. O banqueiro disse que não: que foi ele mesmo que retirou.

O que o governo francês espera obter de Temer e de seus colegas de viagem a Paris?

Naturalmente que voltem ao Brasil falando bem da indústria militar francesa. E se possível que influenciem a decisão do governo quanto à compra dos aviões.

O governo francês faz a parte dele - assim como o banqueiro fez a sua.

Mas é compreensível, decente e ético que presidentes do Senado e da Câmara dos Deputados se prestam a esse papel?

Receio que assim como ninguém aguenta mais ouvir falar de trapolinagens de políticos e de autoridades, também não aguente ouvir falar em decência, moral e ética."

Nenhum comentário: