terça-feira, 7 de julho de 2009

JORGE SERÁ CANDIDATO A GOVERNADOR

Ednei Muniz

Há pouco mais de um ano da sucessão estadual, a coligação Frente Popular do Acre ainda precisa resolver o seu maior problema, desde que surgiu. O problema é como contemplar na chapa majoritária todas as maiores estrelas do PT: o ex-governador Jorge Viana, os senadores Tião Viana e Marina Silva e o governador Binho Marques. Só existem três vagas - uma para o governo e duas para o Senado. E três cenários são possíveis.

Primeiro cenário: reeleição de Binho Marques
É um arranjo pouco provável. Em que pese o bom governo e o forte apelo pela reeleição vindo dos setores tradicionais do PT, Binho dificilmente encontrará forças, pois tal projeto, se existente, implicaria inevitável rompimento com os Vianas. Por outro lado, é também pouco provável que se confirme a tese, mal avaliada, de que o governador não quer ser candidato a nada. Seu governo, muito bem avaliado, não carrega grandes máculas, deste modo, ir para o Senado é um caminho natural, pela lógica.

Segundo cenário: Tião Viana ao governo
Tal montagem foi desenhada antes da eleição de Binho, mas, desde o nascedouro, carrega um obstáculo fortíssimo contra si. É que se Tião Viana for candidato a governador, uma das vagas ao Senado será disputada pelo irmão, Jorge Viana. Assim, restaria apenas uma vaga na chapa, a ser preenchida por Marina Silva ou Binho Marques. Um dos dois ficaria de fora.

Terceiro cenário: Jorge Viana ao governo
Esse é o cenário mais provável. Suas razões são bem óbvias, já que contempla a todos. A chapa sairia com Jorge para governo e com Marina e Binho para o senado. Tião, reeleito em 2006, continuaria senador por mais quatro anos, já que seu mandato é de oito.

Esse é o quadro. Qualquer outro, será motivo de fortes divisões, e qualquer erro, fatal.

Ednei Muniz é advogado

10 comentários:

Acreucho disse...

Os três cenários são possíveis e cabíveis, mas, como falo num post no meu blog hoje, se isso acontecesse, o maior aliado dessas figuras, Jorge, Marina, Tião e Binho, Aníbal Diniz, seria jogado pra escanteio e a sua maior aspiração é ser senador, nem que seja de mentirinha. E olha que ele é um inimigo perigoso.

Kalinki disse...

Jorge não será condidato coisa nenhuma!

Isso é uma estratégia para esfriar as picaretagens do Tião, e derrepente lhe lançarem como candidato ao governo, as vesperas da eleição, sem tempo de mostrar todos seus erros!

O Tião vai ter muita dificuldade para se eleger governador do Acre!

O senador traíu muitos de seus antigos aliados, que acreditavam em um projeto realmente idealista.

Muitos estão magoados com o senador, e fazendo campanha contra ele desde ja!

O que o Tião fez a si mesmo? tantos erros, abandono de aliados fiéis à ele, tudo isso justifica o inferno astral que ele ta vivendo!

Anônimo disse...

talvez, quem escapa seja o Binho...

Flandre disse...

Jorge é melhor que qualquer outro!

O estado está entregue às baratas, a exemplo as estradas estaduais esburacadas, parques mal-cuidadados, saúde péssima, segurança que não existe.

O Binho deveria voltar à secretaria de educação, onde comanda muito bem as pinturas de paredes e construção de novas salas de aulas.

Anônimo disse...

Ednei Muniz, a nossa nova Mãe Dinah.

Mecias Avelino disse...

Jorge ta fazendo falta ao Acre.


Ele é insubstituível!

Anônimo disse...

VEJO O QUANTO ESSE ESTADO ESTÁ POLITICAMENTE HIPNOTIZADO PELA FPA.
NÃO ADIANTA VOLTAR JORGE VIANA OU TROCAR POR UM TIÃO.
É SÓ CONTINUIDADE DO QUE ESTAMOS VENDO HOJE.
TEMOS QUE DAR VEZ E VOZ A OUTRO CANDIDATO DE OUTRO PARTIDO QUE NÃO SEJA DA FPA.
NÃO FOI ASSIM QUE O PT CONSEGUIU CHEGAR AO GOVERNO. FOI DADO UMA CHANCE A OPOSIÇÃO. PASSADO QUASE TRÊS GOVERNOS E NÃO VIMOS ESSA ESTRADA PARA CRUZEIRO DO SUL SAIR; NÃO VI A CONSTRUÇÃO DAS CASAS POPULARES; A GERAÇÃO DOS TANTO MILHOES DE EMPREGO; NÃO VI ACONTECER, DEPOIS DE 10 ANOS, A SUSTENTABILDADE SUSTENTAR NEM O CONSUMO INTERNO DE PRODUTOS, SÃO TANTAS COISAS QUE DEIXOU DE ACONTECER.
O QUE VI FOI ACUSAÇÃO DE SUPERFATURAMENTO DE ASFALTO; DESCASO COM OS SINDICATOS; AUMENTO DA VIOLENCIA; DESEMPREGO E TANTOS OUTROS. SEM CONTAR NA PERSEGUIÇÃO DAQUELES QUE SE VOLTAM CONTRA OS SEUS DESMANDES. OS PODERES ESTÃO AMORDAÇADOS.
TEMOS QUE DAR VEZ PARA UM NOVO CANDIDATO. ESSE NÃO VAI QUERER FAZER PIOR DO QUE ESTÁ, PQ ELE VAI QUERER DAR CONTINUIDADE AO SEU NOME, SEU GOVERNO E PARA ISSO VAI TER QUE TRABALHAR DE VERDADE.

Ricardo Quessada disse...

O porrrrteira do Bocalom é que ér tuar sorluçãr?

Esse sulista la tem compromisso com o Acre!

Se o anônimo acima não vê "milhões" de empregos é porque ele deve endender que o Acre tem entorno de meio milhão de habitantes.

As casas populares são entregues à população como APARTAMENTOS, talvez por isso o anônimo não tenha visualizado!

Não há dúvidas que ocorre grandes erros no governo, mas mais certo é que o povo do Acre já viveu uma história obscura, com ladrões da pior espécie, sem esperança, com superfaturamentos megalomaníacos.

Ninguém quer que isso volte! É preferível os erros do PT que as bandalheiras do PSDB e PMDB.

Quem do Acre quer a volta ao passado?

É melhor lutarmos contra os erros da turma do PT que sofremos um saqueamento com a turma que ja conhecemos e por anos nos roubaram sem ao menos gostar do Acre!

O Tião Bocalom e sua trupe que volte ao seu estado de origem pra tentar convencer àquela população de que se tem algo pra fazer por saúde, segurança e educação. Por aqui os acreanos tão calejados e sabidos de que o Acre cresceu muito e ascende num rumo sem volta, mas tem-se que lutar pela permanência, com novas mudanças e acerto de erros!

O PT tem gente safada, mas o MDA só tem picareta! Não há comparação!

Anônimo disse...

Temos que darmos uma chance ao Tião Bocalon, pois ele fez um excelente trabalho como gestor em Acrelândia, e com certeza fará também como Governador desse estado. A hora da mudança será 2010, por que senão será mais 04 anos de persegição, principalmente ao funcionalismo público, precisamos acabar com esse mito que eles da FPA pregam, onde se eles não ganharem as eleições os salários dos funcionários irão atrasar, conversa fiada pois pagamento de funcionário hoje em dia não pode mais atrasar devido a lei de responsabilidade fiscal, acorda meu povo enquanto é tempo.

Acreucho disse...

O MDA faleceu há muitos anos... Mas, graças a Deus, grande parte das coisas que não prestavam nele, estão hoje de mãozinhas dadas com a FPA. Em outros tempos, as falcatruas eram descaradas, hoje são disfarçadas de coisas legítimas. O político que não tiver erros, que for ético, que tiver moral, por favor, atire a primeira pedra nos outros.