quinta-feira, 30 de julho de 2009

EVO MORALES EXPULSA BRASILEIROS


Famílias de brasileiros que vivem em território boliviano, na fronteira com o Acre, estão sendo expulsas pelo governo do presidente Evo Morales. Homens, mulheres e crianças estão sendo forçados por funcionários bolivianos a abandonarem suas posses apenas com a roupa do corpo.

Milhares de brasileiros que vivem em território boliviano estão ameaçados de expulsão porque Evo Morales, sob a alegação de garantir a soberania do seu país, quer assentar 4 mil famílias de camponeses oriundos de La Paz e Cochabamba, em 200 mil hectares de terras localizadas na região fronteiriça.

As primeiras vítimas são as famílias de pequenos posseiros brasileiros expulsos do departamento de Pando. Cerca de 40 famílias já chegaram ao município de Plácido de Castro, a 97 quilômetros de Rio Branco. Neste ponto, o estado do Acre e o departamento boliviano de Pando são separados pelo Rio Abunã.

Leia mais no Blog da Amazônia.

17 comentários:

eliomar rezek disse...

Eu concordo que está atitude do presidente Evo Morales, é antipática e dura com os brasileiros. Mais se isto acontecece nas terras do lado brasileiro, o que diria o governo boliviano do Evo Morales. Até acho que ele está certo por pedir à devolução das terras ocupadas pelos brasileiros pois só assim o governo do Brasil acorda e vê que na prática quase nada é feito pelos camponeses que são obrigados à se refúgiar em um pais complicado como à Bolivia. E o presidente da Bolivia só que dár um pedaço de terra para seus camponeses, e que estas terras são do povo boliviano e não dos brasileiros.

Unknown disse...

Da mesma forma que há brasileiros lá, mais bolivianos vivem por aqui. Pessoas do altiplano não se dão bem na floresta , é cultural na bolivia. Se é certa a atitude do Evo "Coca" Morales, seria mais justo indenizar as benfeitorias que os brasileiros fizeram lá. En quanto isso o Congresso vota uma lei beneficiando com a legalização especialmente os "hermanos" Bolivianos e Peruanos que estavam ilegais aqui no Brasil. Dá para entender isso, quando somos espulsos da Espanha, Estados Unidos e de muitos outros países, nossa Diplomacia rema contra a maré. Ou será que mudou o modo de entender como se faz diplomacia. O tratamento que dispensamos deve ser o mesmo que nos dispensam. Ou será justo expulsar a enorme quantidade de Bolivianos e Peruanos que entram ilegalmente aqui no Acre para vender quinquilharias?

Unknown disse...

Outra coisa, os fiscais bolivianos cobram altos impostos dos brsileiros que tem terra lá. Ou seja, aceitam o pagamento do imposto, e por isso pressupomos que estamos legalmente lá. Agora pergunto, Boliviano e Peruano paga imposto da muamba que vendem aqui?

ruben ortiz disse...

o problema não e a soberania nacional que tamto o presidente alardea, e o poder politico pois não aceita que forças politicas tradicionais de pando contrarias a seu projeto politico seja derrotado mais uma vez em pando, beni e santa cruz, ele esta fazendo acentamentos nos tres estados com fim eleitoral. a briga e racista ( cambas e collas)

lindomarpadilha.blogspot disse...

Caro Altino,

A questão é complexa e pede uma análise mais profunda, histórica e economicamente.
Entretanto, só para por a reflexão no patamar dos interesses brasileiros, devo dizer que termina de sair do forno a tal legalização da grilagem na Amazonia. Isso prova que no Brasil tem terra. O que falta é uma reforma agrária de verdade. Assim, fica melhor pensar na atitude do Evo como sendo mais honesta com os seus eleitores que as posições do governo brasileiro que traiu as bandeiras sociais.
Se o Brasil fosse bom pra se viver, melhor que a Bolívia por exemplo, por que essas pessoas iriam para lá? aqui falta tudo, principalmente respeito ao eleitor.

Bom trabalho

Lindomar padilha

Anônimo disse...

Não devemos chegar aos extremos.A culpa não deve recair sobre os hermanos bolivianos e peruanos que aqui moram.Os mesmos não podem ser responsabilizados pela loucura desse presidente ridículo da Bolivia.É por essas e outras que dou graças a Deus pelo o Lula não ter sido eleito em 89.Faria a mesma coisa no Brasil, expulsando os estrangeiros.
O Lula está mais do que certo em legalizar os estrangeiros e os acolher como neo-brasileiros.O mal se paga fazendo o bem,não há tapa na cara que supere isto.É um país da América Latina dando uma lição de civilidade aos países ricos e à seus vizinhos também.Viva a diversidade de cultura !!!

Roland Caio da Rocha
Cruzeiro do Sul

Anônimo disse...

o estado do Acre e o departamento boliviano de Pando são separados pelo Rio Abunã

Altino,
A partir de Plácido até Brasiléia, a divisa é o Rapirã (um igarapé). Existe entre o Rapirã e o Abunã uma área que deveria ser brasileira. O litígio existe desde a Revolução Acreana e parece que caiu no esquecimento.

Anônimo disse...

CELI
Meu caro blogueiro,Altino Machado,foi com muito alívio que li no seu blog matéria que trata da eminente expulsão dos brasileiros, que vivem há décadas na área de fronteira com o Departamento de Pando.Respirei aliviada,pois sei que o seu blog,é o mais lido no Centro-Sul do país,e, em sendo assim,a mídia nacional passará a divulgar dito problema,chamando a atenção dos congressistas e cidadãos para o fato.Sem analisar a legitimidade ou legalidade dessa questão do ponto de vista do Direito Internacional,quero trazer á baila que essa é uma RE-TA-LI-A-ÇÃO do (des)governo do Evo Morales,pelo fato do Brasil ter concedido refúgio aos cidadão pandinos,que vieram para Brasiléia/Epitaciolândia, após o estado de sítio,decretado em Setembro.Sem coragem de criticar a decisão brasileira publicamente,como fez com o Peru,apelou para esse golpe baixo.Queremos ver qual será atitude do nosso governo na defesa dos nossos irmãos.Obrigada por abraçar tão nobre causa e transformar-se na voz de tanta gente humilde.Daqui da fronteira faço eco á sua voz.

Unknown disse...

É complicado falar em divisa, anônimo. Entre Plácido de Castro e a Bolivia, existe o Abunã e o Rapirã. O Rapirã nasce em Capixaba. Subindo o Abunã ao adentrar a Bolivia recebe o nome de Xipamanu, ao chegar em Capixaba a margem direita é Bolívia e a margem esquerda é Brasil.

Unknown disse...

É complicado falar em divisa, anônimo. Entre Plácido de Castro e a Bolivia, existe o Abunã e o Rapirã. O Rapirã nasce em Capixaba. Subindo o Abunã ao adentrar a Bolivia recebe o nome de Xipamanu, ao chegar em Capixaba a margem direita é Bolívia e a margem esquerda é Brasil.

Unknown disse...

Brasileiro na Bolívia, dono de terras, essa história é antiga, nada tem a ver, em ser melhor lá ou aqui. Quem conheceu o Ferreirão de Plácido de Castro (muitos de sua família ainda moram lá)sabe que ele era grande proprietário de terras na fronteira e encarava "los hermanos de la Aduana", os quais lhe tinham temor. O negão era forte, e teria sido da guarda pessoal de Getúlio Vargas, segundo falava meu pai. Agora, as terras são da Bolívia, sem sombra de dúvida, mas para que haja justiça, as benfeitorias tem que ser pagas. Quanto à política deles, é problemas deles. Sou da opinião que não deveriam existir fronteiras. Mas não entendo, porque só o Brasil deve fazer concessões. Ora para a Bolívia, ora para o Equador(até o Equador), ora para o Paraguai, e quem vai pagar a conta? Nós!

Anônimo disse...

Altino,

Vamos devolver o Conselheiro do TCE Polanco para o Evo.

Marcel Marques disse...

Porque o Evo Morales é rídiculo? É o primeiro presidente eleito em qualquer país que cumpre suas promessas feitas na eleição, nacionalizou o gás e petróleo de seu país, busca uma reforma constitucional para uma vida melhor de seus camponeses, luta pela terra que por direito é dos Bolivianos e não de nenhum Brasileiro, sei não pra mim ele é um ótimo presidente para seu povo!

Já o Lula...

Anônimo disse...

Prezado Marciel,
Ele pode não ser rídiculo, mas as idéias dele o são.Essa coisa de ultranacionalismo já está ultrapassada e já não cabe no mundo globalizado de hoje.Para um presidente ser bom para seu povo não precisa humilhar os estrangeiros que estão em seu território.O governo Lula tem centenas de defeitos, sem dúvidas,assim como todos os outros que antecederam.Porém,dessa coisa odiosa contra os outros povos parece que não foi acometido.E lembre-se: Hitler foi um ótimo presidente para o povo alemão e cumpriu o que pregava antes de chegar ao poder.Em nome disto massacrou centenas de milhares de judeus.
Pensando bem,o que vc acharia do Lula se ele tomasse todos os seus bens para dividir com os "descamisados",conforme ele prometia nas décadas de 80 e 90 ?

Roland Caio

Anônimo disse...

Meu caro Marcel,Evo não cumpriu nem cumpre com as suas promessas de campanha.Esse indivíduo é um ressentido social.Na Bolívia da era Evo Morales não existe Estado Democrático de Direito.Se quiser confirmar o que eu digo,faça uma visista de um mês à Bolívia e terá a prova dos nove.Enquanto ao Lula...concordo com você.

Anônimo disse...

É simples, tem Boliviano pra cacet... no Acre. Vamos mandar todos de volta pra Cobija.
Assim fica elas por elas!
Viva o Evo!!! Cabra bom!!

Marcel Marques disse...

Roland, claro que as idéias do Evo são ultrapassadas, porém, por ter sido tão explorado e fudido por outros países em toda sua história, as suas medidas duras são necessárias nesse momento, quem sabe daqui a 20 anos com a casa arrumada a Bolívia possa em fim alcançar um desenvolvimento social e ecônomico...

Agora, como você lembrou do holocausto me deu até medo de ir em Cobija comprar minhas "muambas" imagina se ele decide matar Brasileiros? Estaremos todos mortos...

Meu único bem é meu computador e uma bicicleta, acredito que quem teria muito mais a perder seriam os grandes detentores de dinheiro, a burguesia essa sim ficaria arrasada com um socialismo não acha? É claro que é útopia mas em futuro próximo todos os seres humanos se quiserem continuar a viver terão que abraçar se não o socialismo algo muito parecido, isso porque um dia a matéria prima para nossos tênis, pneus, combustíveis acaba, e se nada alternativo for encontrado...

Agora é claro que como diria Caetano, isso tudo que escrevi pode ter um pouco de razão, Ou não...