quarta-feira, 22 de julho de 2009

DESELEGANTE E PRESUNÇOSO

Perguntei ao secretário de Comunicação Aníbal Diniz se não teria sido melhor o governador do Acre Binho Marques (PT) ter agradecido ao procurador da República Anselmo Henrique Cordeiro Lopes pelo questionamento sobre a constitucionalidade do Projeto de Lei que disponibiliza Procuradores do Estado para a defesa de gestores e ex-gestores públicos que sejam acusados em ações penais, civis e de improbidade administrativa.

Além de agradecer, não teria sido mais elegante e sensato o governador ter reafirmado o seu convencimento de que o projeto é constitucional, sem classificar como “oportunistas e equivocadas” a posição do Ministério Público Federal?

Resposta do secretário:

- Altino, filho de Deus, gostaria que você tivesse para conosco do governo a metade da condescendência que você tem para com os procuradores e magistrados. Ele foi deselegante e presunçoso ao mandar um ofício para o governador e dar ampla publicidade antes do documento chegar ao conhecimento do destinatário. Além do mais, ele tem as istâncias apropriadas para representar contra o Estado se quiser questionar a constitucionalidade da matéria.

Meu comentário: Não é apenas o governo que pode dar publicidade aos seus atos. No mês passado, a senadora Marina Silva enviou uma carta ao presidente Lula pedindo vetos à Medida Provisória 458. A carta foi divulgada no mesmo dia que foi enviada. A opinião pública agradece quando os seus representantes esclarecem o que confabulam por meio de cartas. Ninguém tolera que atos secretos sejam transformados numa instituição nacional.

Pra finalizar, comentário do leitor Walmir Lopes sobre o mesmo projeto:

- O projeto seria interessante se utilizasse algum tipo de parâmetro -sinais explícitos de enriquecimento súbito, entre outros- como ferramenta para separar o joio do trigo e não cair na vala comum de um corporativismo estatal generalizado e sórdido que defenda gestores, ex-gestores, políticos e ex-políticos notoriamente desonestos. É certo que existem os honestos, bem intencionados e infelizmente injustiçados -conheço pelo menos um nessa situação- mas que, ao aceitar suas nomeações, assumiram o risco implícito de serem usados e depois transformados em boi-de-piranha pelos verdadeiros criminosos, e não tomaram -eis seu erro- as devidas precauções. A intenção do governador Binho Marques é boa, mas a do procurador da República Anselmo Cordeiro Lopes é ainda melhor.

7 comentários:

direitoshumanos.ac@gmail.com disse...

olha altino não sabia que você tem toda essa condecendência toda para com procuradores e magistrados e não para com o governo como diz anibal diniz, Mais você tem toda razão sim, o governador poderia ter sido mais elegante, sensato, e cosiderado mais as instituições de respeito do mosso estado. so lenbrando que não e a primeira vez que sai esse tipo de comentario do gonvernador, demostrando visivelmente um certo desequilibrio. so lenbrando que partir para o confronto nunca e a melhor saida onde tem pessoas civilizadas, elegantes e sensatas, que sabem usar bem o poder da palavra e da comunicação.

Anônimo disse...

Altino,

Pois é, os procuradores fizeram a lei e não sabiam que era inconstitucional, deveriam se juntar como disse o Binho aos " advogados de porta de cadeira "

Anônimo disse...

Ainda bem que temos você Altino, não se venda, estaremos atento a alguma maldade que esse Facista fizer com voce. Voce que não está na folha do Rancoroso, pode conta conosco anominos para alguma dificuldade, jornalista bom e independente não deve dá sopa pra governo nenhum, nem do PT e nem dos seus opositores. viva a internet, viva os anominos.

Anônimo disse...

Gente, prestem atenção!!!
o que ELES estão fazendo, nada mais é que "preparar o terreno" para a saída de alguns deles. Eu digo de alguns deles, por que sabemos que sempre sobra uma larva. Então, ELES precisam estar bem protegidos por lei, mesmo que esta venha a ser inconstitucional, para não gastar o rico dinheirinho que ELES suaram para roubar.
Quando vem a público os seus atos, a primeira coisa que fazem é denegrir a imagem de quem quer que seja.
Quem realmente foi DESELEGANTE E PRESUNÇOSO???
CzSul.

eliomar m. disse...

O nobre governador Binho Devagar Marques, não é bobo não e com esta medida ele prepara o terreno para o futuro quando à companheirada deixar o poder. Pois estes vão ter tanto podres para ser destrinchado pela justiça deste ESTADO, que não querem gastar um tostão do seu rico e podre dinheiro. Mais tá bom nois povão somos besta mesmo e logo logo nem lembraremos do que foi feito de bom e muito menos de ruim.

Acreucho disse...

Legislar em causa própria é próprio do PT. Lula mandou o STF derrubar a exigência de diploma para jornalismo porque queria dizer besteiras nos jornais e escrever um livro. Agora o PT do Acre está se precavendo, para quando sair do poder e institucionalizando a corrupção.

VILA VERDE disse...

Esse Acreucho (sei não!), que é contraponto do Altino, é uma graça. Será de Pelotas? Sei não, hein?!
Dizem que é metido a machão, Será que é? Sei não!
Dizem algumas coisas dele que se for verdade, sei não!