terça-feira, 23 de junho de 2009

TIÃO VIANA NA TRIBUNA

Trechos do discurso de hoje do senador Tião Viana (PT-AC):

"Veja V. Exª: hoje, às seis da manhã – tenho o hábito de acordar cedo –, ouvia um dos nossos mais admiráveis, queridos e espirituosos jornalistas brasileiros, Heródoto Barbeiro, na CBN, dizer: “Descoberta a turma de 37 Senadores envolvida nos chamados atos secretos”, e lá estava o meu nome, no meio da turma dos 37, Sr. Presidente, em que alguns seriam beneficiados – alguns membros da Mesa –, e lá estava eu, ao lado do meu querido e fraterno irmão Paulo Paim, querido e fraterno irmão Eduardo Suplicy. Procurei ouvir bem aquela matéria, procurei refletir e tentar compreender o trabalho dos companheiros do jornal O Estado de S.Paulo, que desenvolveram uma matéria jornalística naquilo que era a sua responsabilidade e a sua atribuição, ou seja, informar sobre essa vinculação entre ato secreto, beneficiário e alguém que possa ter sido omisso nas suas responsabilidade.

Quero deixar claro que sou inteiramente responsável pelas minhas assinaturas em todos os atos em que fui membro da Mesa Diretora. Nenhum ato que eu ae dssinei nesta Casa, Senador Paulo Paim, eu pedi para não ser publicado, eu fui conivente para que não fosse publicado. Todos os atos que eu assinei, na condição de membro da Mesa Diretora, durante os quatro anos em que tive a honra de pertencer, designado e eleito pelos meus colegas, foi com a inteira consciência e responsabilidade do que estava assinando. Se errei, posso ser condenado por ter errado ao assinar até por alguém que não concorde comigo, mas sou responsável pelos atos que assinei e a eles teria de ter sido dado publicidade. Foi assim que eu despachei tudo com a Secretária-Geral da Mesa, no que era atribuição dela, Drª Cláudia Lyra.

...

Então, é preciso separar essas coisas, senão dá a impressão de que as pessoas que não têm qualquer compromisso com o erro de ninguém passam a ter imputadas a elas responsabilidades.

Acho que os meus queridos amigos da Folha de S. Paulo que hoje falaram sobre o item do aumento da verba indenizatória têm que fazer esse esclarecimento também, como os do Estadão, porque o aumento da verba indenizatória saiu em todos os jornais, foi votado na Câmara e decidido por todo o Colegiado.

Todos os meios de comunicação colocaram, a ela foi dada publicidade. Quando eu assumi, foi colocado aqui que eu queria o princípio da transparência, que fosse publicado tudo na Internet. Como pode dar a impressão de que eu estaria vinculado a algum colega que tenha seriedade, como tantos aqui, a querer acobertar verba indenizatória? Então, alguém é culpado, e que achemos quem é culpado nessa história. Não dá para generalizar, porque esse é um princípio muito perigoso. Então, esses itens têm que ser tratados com a devida transparência."

5 comentários:

Anônimo disse...

salve, salve o nabor junior, este sim, senador de vergonha.Agora o tião, sei não.todo dia tem um escandalo envolvendo o iatolá.

Unknown disse...

É inacreditável a capacidade que esses políticos têm de gerar escândalos, de protagonizar a pouca vergonha.
Como dizem nossos ribeirinhos e pescadores é uma “imbiricica”, um escândalo “encangado” no outro. A gente fica até achando que ta lendo matéria velha, repetida, mas qual o quê, o fato é novo, o escândalo é novo! Tudo novinho!
A única coisa que não muda, que é velha são os protagonistas da delinqüência, a desfaçatez, o desvio de caráter, o desrespeito com a nação e com o cidadão.

Ricardo Quessada disse...

Pelo amor de Deus senador, mais um escandalo!

Como se os parlamentares citados fossem todos inexperientes!

O senhor ainda tem coragem de propor moralização do senado com a "trupe ética" ou como se autointitularam "grupo patriótico interessado em discutir o senado"?

Poxa vida senador, olha que não desejo seu insucesso quando o critico, pois apesar de grandes defeitos, ainda acredito que o senhor seja a alternativa menos pior para esse pobre estado que ainda sonha incansávelmente com um futuro melhor, sem políticos vaidosos e egoístas, que não dimenssuram seus atos (secretos).

"Andar na linha" é difícil imagino, quando se tem a certeza da permanência no poder ou ainda pelo respaldo do que foi, reconhecidamente, feito pelo senhor ao Acre, mas suponha o mundo que constroe aos teus descendentes. Não permita que uma falsa verdade guie o caminho das nossas crianças.

O senhor teve meu voto, e me representa, assim como a maioria da polulação acreana que lhe confiou, por tudo, então, faça valer o crédito lhe dado, não nos envergonhe mais, não use argumentos chulos em preterência à verdade, se não pelo compromisso com seu estado, pelo amor a seus filhos que usufruirão daquilo que o senhor compactua no seu dia-dia no Senado Federal.

Chega de escandalos, pois vai ficar difícil a sua militância em 2010 retrucar os argumentos de deslizes éticos graves.

Vai com calma, o senhor consegue manter conduta ética e moral, o Acre aguarda ansioso!

Anônimo disse...

Já era

Laís disse...

Que palavras bonitas senador, não a toa, é político, também nas atitudes!