segunda-feira, 22 de junho de 2009

A MAIOR FOGUEIRA DO MUNDO


A maior fogueira de São João do mundo é montada pela irmandade do Centro de Iluminação Cristã Luz Universal (Ciclu), na localidade conhecida como Alto Santo, a 8 quilômetros do centro de Rio Branco (AC), onde o maranhense Raimundo Irineu Serra (1892-1971) fundou a doutrina do Daime.

Os seguidores participam de rituais espirituais onde tomam a ayahuasca ou Daime, a bebida que é obtida a partir do cozimento de duas plantas da Amazônia, o cipó jagube e a folha chacrona. O Alto Santo, que não possui nenhuma filial, se constitui no mais importante centro daimista. Ele conserva vestígios que remontam à década dos 1940, ou seja, à construção da doutrina do Daime por seu fundador.

A tradicional fogueira na verdade será acesa às 18 horas de terça-feira, quando terá início o hinário em louvor de São João Batista. A fogueira mede 4.50m de altura por 4.30m de largura. São mais de 58 m³ de madeira retirados da área de floresta, a maior parte ainda virgem, preservada pela viúva do fundador, Peregrina Gomes Serra, que detém o cargo de dignitária do Ciclu-Alto Santo.

O centro de dona Peregrina Gomes Serra faz parte da Área de Proteção Ambiental (APA) Irineu Serra, a primeira do Acre, criada pelo prefeito Raimundo Angelim (PT) há quatro anos, a pedido dos moradores.


Leia mais no Blog da Amazônia.

5 comentários:

Jean Freire disse...

Essa festa é aberta a quem quiser participar ou é exclusiva aos membros do Centro?

ALTINO MACHADO disse...

No Alto Santo os freqüentadores são proibidos de convidar pessoas, mas qualquer pessoa pode comparecer de livre e espontânea vontade para assistir ao ritual. Para participar do mesmo é preciso conversar com quem dirige o centro com mais ou menos uma semana de antecedência.

Matthew Meyer disse...

Obrigado pelas fotos e palavras, Altino. Que bom ver o pessoal em frente à fogueira e lembrar a alegria que é o Alto Santo nesta época.
Hugs,
Matthew

Bento Marques disse...

Que bom ver minha amiga Maria do Socorro(antiga Bibi)na foto. Bom trabalho para vocês.
Bento de Uberaba

walmir.AC.lopes disse...

A pouco mais de um ano tive o privilégio de conhecer esse pedacinho do Paraíso. Saudações a Dona Peregrina, essa pessoa especial.