domingo, 21 de junho de 2009

EM BRASÍLIA, 19 HORAS

Marcelo Leite

Há dez dias estive em Recife. No voo de volta, o Airbus-310 despegou-se da pista às 17h30. O céu já estava escuro, quase noite, como que agourando um percurso em que não faltariam avisos de apertar os cintos por causa de turbulências.

Não fosse a relativa proximidade do desastre aéreo ao norte dali, a escuridão não incomodaria. Quem sobreviveu ao inverno em Berlim (latitude 52 Norte), muito mais distante da linha do Equador (0) que São Paulo (23 Sul), não se assusta com o anoitecer precoce.

Recife fica na longitude 35 Oeste. Geograficamente isso põe a cidade dois fusos horários à esquerda do meridiano de Greenwich (0). Ou seja, com duas horas a menos que Londres (UTC -2, na nomenclatura).

Pela lei nacional, porém, aquele extremo oriental do Nordeste e do Brasil está no fuso UTC -3. O sol se pôs naquela sexta-feira às 17h11, mas essa era a hora de Brasília, não de Recife. "Pela hora de Deus", como dizia o padre de Ubatuba que se recusava a adiantar o relógio da igreja no horário de verão, eram já 18h11.

Menino ainda, achava o padre doido. Luz do dia até as oito ou nove da noite era o máximo. Dava para brincar até tarde na rua. Hoje, com menos flexibilidade para ajustar os horários de sono, é tentador dar-lhe razão.

Leio agora que a Comissão de Assuntos Econômicos do Senado aprovou a unificação de todos os fusos horários do Brasil. Parece que é para não complicar a vida das redes de televisão. Assim elas poderiam transmitir suas novelas de forma sincronizada para todo o território.

Nada mudaria no Nordeste. Pense, porém, na cidade de Cruzeiro do Sul (73 Oeste), no extremo ocidental do Acre. Até um ano atrás, e isso desde 1913, estava onde deveria estar, no fuso UTC -5 (duas horas a menos que Brasília). Mas a lei nº 11.662/2008 arrastou-a para o fuso UTC -4.

Vingando o que os senadores ora ensaiam, o pessoal de Cruzeiro do Sul avançaria mais uma hora, para o fuso UTC -3. Se a primeira mudança equivaleu a um horário de verão permanente, a novidade significaria uma dose dupla dele. O pôr do sol de anteontem, ali, em lugar de 18h43, teria acontecido às 19h43.

Quem acha que há razão para comemorar deve pensar duas vezes. O nascer do sol foi às 7h01 na última sexta-feira. Imagine se os relógios estivessem marcando 8h01.

Seria uma crueldade com as crianças que vão à escola de manhã. Não basta levantar cedo, num horário em geral incompatível com a fisiologia do aprendizado. Para piorar, ainda teriam de sair de casa e começar as aulas no escuro.

Existem indicações de que essa manipulação artificial do ritmo circadiano do organismo humano -ciclo que dura cerca de um dia, como diz o nome, regulado pela luz- pode prejudicar a saúde. Em especial quando os relógios são adiantados, no início do horário de verão, e as pessoas perdem uma hora de sono.

A adaptação não se dá sem estresse. Estudo de 2008 do Instituto Karolinska examinou registros de duas décadas na Suécia. Publicado no famoso periódico "New England Journal of Medicine", o artigo de Imre Janszky e Rickard Ljung concluiu que aumentam significativamente os casos de infarto nos primeiros dias do horário de verão.

Brasília é um lugar estranho. Ali se acredita que, se a lei disser, as suas 19h valem para todo o país. Como se o Brasil inteiro falasse numa única voz -a voz do dono.

Marcelo Leite é colunista da Folha de S. Paulo é autor de "Folha Explica Darwin" (Publifolha, 2009) e do livro de ficção infanto-juvenil "Fogo Verde" (Editora Ática, 2009), sobre biocombustíveis e florestas. Blog: Ciência em Dia.

8 comentários:

Anônimo disse...

Bin Laden, solta uma bomba na direção daqueles dois putei$#@&¨* que se chamam camara e senado. Toda vez que eu leio ou ouço alguma coisa sobre isso, mais raiva me dá daquele lugar fédido. Sem apologia ao terrorismo, mas os caras vivem como reias as nossas custas, ainda roubam dinheiro que nos pertence e que deveria via para nos em forma de saude, educação e segurança, e ainda por cima criam uma lambança dessas..
Como eu odeio novela...

Hércules

Jean Freire disse...

Altino,
Você já ouviu falar que cabeça desocupada é oficina do capeta?! Pois é verdade. Acho que os nossos "representantes" andam tão preocupados em enriquecer ilicitamente às custas da viúva, que não tem colocado outra coisa na cabeça.
Se houvesse uma preocupação mais intensa com as mazelas que a maioria dos brasileiros estão pensando, acredito, que ao invés de estarem se empenhando em mudar fuso horário, nossos nobres senadores teriam tido uma postura mais correta em relação à MP da Amazônia; esses atos secretos não estariam acontecendo etc..
Dessa forma, para fechar a conta, só nos resta em 2010 darmos o troco que eles merecem.

Anônimo disse...

Bom dia Altino,

Estamos em alta, o Fábio vai ficar famoso, o todo poderoso do Binho ( só falta um ano meio)
tá bombando na coluna do claudiohumberto.com.br
acesse.

Anônimo disse...

Altino,

olha o tamanho do rolo:

É fria

O Ministério Público Federal apurou repasse de notas frias no projeto de R$ 1,38 bilhão. A relatora do processo é a ministra Ellen Gracie.

Válber Lima disse...

Os fusos horários são criações dos homens. Poderiam ser recriados de outras formas. O marco zero, por exemplo, poderia não ser em Greenwich, na Inglaterra. O norte poderia ser na África, afinal quem foi que disse que no espaço tem parte de baixo ou de cima. Então, mudar as convenções criadas pelos homens, para mim não é o problema. Se me acordo sempre que o sol nasce, ou até antes, para mim não importa se são 6h ou 9h. O Trabalho pode ser realizado de madrugada, como faziam os seringueiros. O que deve ser criticado é o fato das mudanças se pautarem unicamente pelo fator político-econômico. Mas isso também pode ser defendido, afinal o progresso é o que move a humanidade. Se mudar o horário, que mude. Eu vou continuar acordando antes um pouco do nascer do sol. Quanto aos estudantes, quem disse que o início das aulas não pode ser às 9h. Quem determina as horas são os homens. vamos jantar então sempre a meia-noite em nome do desenvolvimento, não importa se são seis ou 13h. Quem é o seringueiro que está preocupado com a bolsa de valores. Eu quero ser é livre de convenções, números, paradigmas desnecessários.

Ferraz disse...

O Problema do Acre é ser isolado do Brasil em tudo. Agora tem uma campanha pro sistema energetico do Acre ser isolado, ou seja, interronper o linhão desde Rondônia e Sul do Brasil.

Se o fuso do Acre nesse momento fosse -4h:01m GMT. Ninguém estaria reclamando porque estaria isolado por 1 minuto do restante do país.

Ferraz disse...

O Problema do Acre é ser isolado do Brasil em tudo. Agora tem uma campanha pro sistema energetico do Acre ser isolado, ou seja, interronper o linhão desde Rondônia e Sul do Brasil.

Se o fuso do Acre nesse momento fosse -4h:01m GMT. Ninguém estaria reclamando porque estaria isolado por 1 minuto do restante do país.

Marciane disse...

Ah, Madalena, vc nao quer que eu volte! (Jo Soares)...