quarta-feira, 29 de abril de 2009

ROBÉRIO BICHERI

Diretor do Instituto Penitenciário do Acre é ex-motorista que denunciou caixa 2 do PT em Londrina


Mais de 500 agentes penitenciários do Acre paralisaram suas atividades nesta quarta-feira em todo o Estado para pressionarem o governo estadual a afastar os diretores Roberio Bicheri e Cristiano Vendrami Cancian, ambos do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen). Os agentes penitenciários também exigem melhores condições de trabalho, sendo a prioridade equipamentos de segurança, sobretudo colete a prova de bala, algemas e fardamento.

Robério Bicheri, coordenador de segurança do Iapen, é o ex-motorista do PT de Londrina (PR) que reforçou em depoimento à Polícia Federal, em 2005, a denúncia de que o ministro do Planejamento Paulo Bernardo contribuiu com recursos não declarados (caixa 2) para a campanha à reeleição do prefeito petista Nedson Micheleti.

A denúncia foi feita por Soraya Garcia, que trabalhou no comitê financeiro da campanha e acusou Micheleti de ter gasto R$ 6,5 milhões e declarado apenas R$ 1,3 milhão. O ministro negou ter ajudado financeiramente a campanha de Micheleti.

Bicheri disse ter recolhido dinheiro, contido em envelopes, no apartamento utilizado por um assessor de Bernardo, Enzo Minuzzo, e o levado até o comitê financeiro da campanha. O ex-motorista afirmou também que fez várias coletas de dinheiro em outros locais e que, para “esquentar” a declaração de contas da campanha, coletou a assinatura de várias pessoas que, assim, aparecem como doadores. Minuzzo também negou a acusação.

O Ministério Público do Paraná chegou a requerer a inclusão de Bicheri no programa de proteção às testemunhas porque o mesmo dizia estar sofrendo ameaças.

Os agentes penitenciários exigem do governador Binho Marques (PT) a exoneração dos diretores Bicheri e Cancian. Dizem que ambos foram nomeados de maneira irregular. Uma lei federal determina que o sistema prisional dos estados deve ser composto por pessoas capacitadas e com formação superior em áreas específica. O governo estadual não teria respeitado tais critérios para nomear os dois diretores.

Consultada pela reportagem, a jornalista Tainá Pires, porta-voz do governador Binho Marques, desconhecia a origem do diretor do Iapen. Ela prometeu viabilizar contato para que Bicheri se pronunciasse, mas depois avisou que não havia obtido o telefone dele. Aníbal Diniz, assessor especial do governador, também desconhecia o histórico de Bicheri.

Quem quiser saber mais, deve clicar aqui ou aqui.

10 comentários:

Cecília França disse...

Putz! Lembro-me bem de Rogério Bicheri quando do ocorrido em Londrina. Trabalhava em Apucarana, cidade vizinha. ELe fugiu para o outro canto do país e continua se envolvendo em "atribulações", hein. Não adianta mudar de lugar mesmo se o problema está na pessoa.

Andarilho disse...

Gostaria de saber o seguinte, para que se fez um concurso para o IAPEN para administrador e etc? Como se contrata uma pessoa envolvida em situações de corrupção para ser diretor do IAPEN. Quer dizer que o governo contrata sem saber quem é de onde vem o cidadão para coordenar um Instituto de Administração Penitenciária, sem ao menos saber a ficha do individuo?
Fico pensando os candidatos que fizeram o concurso do IAPEN, os de nível superior e outros niveis, que ficaram correndo feito uns loucos para reunir os documentos necessários para o certame, gente da terra, e vem um indivíduo já envolvido em escandalos, é contratado sem concurso, e é nomeado diretor. Para que se fez concurso, hein? Como contrata sem saber quem é a pessoa? Foi indicação, quem indicou? Se não precisava de concurso, bastava chamar a 'companheirada' e dizer 'gente não vamos fazer concurso, estão todos contratados companheiros'.
E não venha com essa de profissional não tem nada haver com pessoal
Pq não fizeram também consulta da vida pregressa, assim como fizeram com os candidatos do concurso?

eliomar m. disse...

É tudo que é gente da pior espêcie do PT, de outros estados. Estão sendo agraciados com boms cargos e salários, é por estas coisas que á segurança pública vai de mal à pior. E o nosso governador está igualzinho o presidente Mula ops! digo LULA; não sabe de nada não viu nadinha de nada e o estado afundando com estes porcarias.

Vingador disse...

Bem,
Já falei em outros comentários que uma parte do PT ainda vai derrotar o...PT, pq se dependesse da oposição...Deixa pra lá...

walmir.AC.lopes disse...

O Governo acreano me parece submisso a um corporativismo partidário em escala nacional, relegando ao ostracismo grandes pratas da casa e transformando o Acre em penico do PT.

Unknown disse...

INDIGNADA!!

O Acre é terra de forasteiro mesmo!!! Qualquer um que chega faz o que quer e com apoio das pessoas incompetentes que, por desgraça, fomos nós que colocamos para comandar essa terra de ninguém!!!
Viva a terra de Galvez!!! (uma farsa!)
Tenho vergonha de ser acreana!!!

Andarilho disse...

Estamos entregues a bandidos em todos os lados. Os tranficantes agora estão felizes em saber da estinção do Esquadrão Águia, um dos melhores, senão a mais efetiva, equipe da PM que prendia traficantes na cidade, foi extinta. E os bandidos comemorando pela cidade com fogos. Estamos entregue a sorte.
Essa é a política pública, secretária de segurança, digna de um 'o melhor Estado para se viver', que anunciaram para nós? Se for isso, não queremos.
Precisamos que os poucos policias com vergonha na cara e de carater, que estão querendo trabalhar sejam equipados para exercerem o cargo que detem, de representar as leis que regem o Estado.
Quero ver quando chegar as eleições se continuarão deixando os mesmo governantes!

Txai Dinho da Silva disse...

Aff...Tão Acre Zé Leite :)

jletto disse...

A cara do cidadão já diz tudo, olha só como ele tem cara de pilantra, mas isso não surpreende foi a turma do PT que troxe ele e dessa turma nunca espere coisa boa, pois vocês lembram do mensalão, dinheiro na cueca, valério duto, propina em uma das salas da casa civil na época do zé dirceu ministro e tem aquele que ganhou o carro, ainda é o homem de confiança do presidente, se for citar todas as falcatruas que essa turma comete não tem espaço que comporte, não citei nem as daqui do acre, só algumas nacionais que foram todas abafadas e acabaram em pizza e neinguém foi punido e nem vão ser, pois nós moramos em um país chamado BRASIL, onde quem tem dinheiro e poder manda em tudo.

jesus disse...

Sou de Londrina, Pr, e conheço bem o Robério Bicheri. Garanto que ele se tornou diretor do IAPEN por favorecimento. Ele mal tem o 1° grau completo. Peço a vocês do Acre que não nos julguem, nós todos do Paraná pela conduta desse mau elemento.