sexta-feira, 24 de abril de 2009

RECLAMAÇÃO CÍVIL

Quem quer privacidade que escreva cartas

Ana Paula Ribeiro recorre à Justiça para que seja retirada deste blog a reprodução das inconfidências que publicou no Twitter dela; o valor da causa foi estabelecido em R$ 9,3 mil


A ex-assessora de imprensa da prefeitura de Rio Branco e garota-propaganda das campanhas publicitárias do PT e do governo do Acre, decidiu mover uma ação cívil contra o blog no
1º Juizado Especial Cível da Comarca de Rio Branco.

O blog reproduziu a foto dela e textos que ela mesma escreveu e publicou no Twitter, a rede de relacionamento social que já possui mais usuários do que o Orkut.

Ana Paula, que anunciou mundialmente a "falência múltipla" dos cartões de crédito e cheque especial, pleiteia uma indenização no valor de R$ 9,3 mil.

O post que
motivou a reclamação foi "Deu no Twitter da Ana Paula", publicado na segunda-feira. Ana Paula apagou a página dela após o post.

Veja a versão da "reclamante" no processo n.º 070.09.008319-9:

"A reclamante alega que o reclamado vem lhe causando sérios prejuízos, pois pela segunda vez ele postou em seu BLOG matéria que envolve a reclamante. Ocorre que a reclamante se sente prejudicada pelo reclamado, pois as afirmações vêm lhe causando danos na esfera pessoal e publica, já que ela encontra-se em um novo emprego e começaram a surgir boatos que envolvem a mesma. Afirma também que o reclamado vem, por reiteradas vezes, reproduzindo em seu BLOG, imagens dela sem sua devida autorização, como também cita fatos e acontecimentos afirmando que se referem à mesma, fato que está lhe causando graves lesões à sua honra e boa fama."

Do pedido:
"Diante o exposto, requer MEDIDA LIMINAR, para que o reclamado retire de seu BLOG todo e qualquer conteúdo que envolva a reclamante, sob pena de multa diária a ser arbitrada por este exmo. Juízo, no caso de seu descumprimento. Requer também que o reclamado seja condenado a pagar o valor abaixo citado a titulo de danos morais pelos sofrimentos e humilhações suportados pela reclamante."

Como estou em Belém desde ontem, não recebi a intimação. Espero que a Ana Paula não deixe de escrever e iluminar meus dias.
Jesus de Nazaré, é cada uma.

Quem quer privacidade que escreva cartas

21 comentários:

Jean Freire disse...

Altino, como diz o adágio popular: "Quem está na chuva é para se molhar". Quem publica na internet questões de ordem pessoal, tal como a sua situação econômica - por exemplo, é porque quer dar publicidade a tal fato.
Como é que agora reclama pelos sérios prejuízos, acho que essa indenização é possível que essa senhora queira quitar seu cartão... heheheh.. Ai ai Jesus de Nazaré mesmo...

Diadora Annos Xhamá disse...

É meu caro Altino.Aproveita que está em Belém para pedir proteção a Jesus,porque aqui no Acre o diabo anda solto,gosta de batom , usa saia,gosta de "money", sofre de isônia e acreditem, atende pelo nome de Maria.Nada a ver com essa senhora aí do processo.Com saudade lembrei me de um verso de um grupo musical de escrachados que Deus levou cedo demais:"Money que é good nós não have,se nós hevassemos nós não tava aqui workando,o nosso work é playar".No seu caso o seu work é witrer e no caso dela (Maria) e dele(Diabo) é earnar money easilimente.E viva a democracia verborrágica da internet.

Internacionalistas Mundo Afora disse...

Alguém precisa informar a esta jovem que o twitter é um rede social aberta, onde qualquer pessoa tem acesso ao que você publica. Publicamos na web o que queremos que as outras pessoas fiquem sabendo.
Os segredos, devem ser guardados em arquivos, com senhas, mas sempre lembrando que existem hackers e crackers :D

Cabe esclarecer que o twitter não é o Orkut, que as pessoas usam para expor sua vida íntima. Também, não é o muro das lamentações.
A pergunta inicial: What are you doing? Não é para você informar se está no banheiro, ou se brigou com o namorado, e sim para descrever algo relevante que está fazendo. Por exemplo: Estou lendo tal livro, que trata de tal assunto.Ou, estou na palestra tal e fulano acabou de fazer tal comentário.
Nós, twitteiros, usamos ainda os 140 caracteres disponíveis para trocarmos links de artigos publicados em blogs e jornais ou comentarmos fatos interessantes do dia-a-dia. Quem não conhece a ferramenta, favor ler a vasta literatura que existe à respeito antes de usá-la.

Mirla R Silva disse...

Recomendo imprimir e guardar como prova da publicação, uma cópia das páginas de Twitter disponibilizadas na internet, antes que sejam apagadas pela parte reclamante.

Mirla R Silva disse...

é bom levar as paginas do twitter impressas para a audiencia...

Gabi Ramos disse...

É complicado. Com certeza foi o PT que deu uma chamada nela. Pois não pega nada bem pra eles a garota propagando estar assim desiludida esem espaço no novo emprego. É questão de puxão de orelha que deram nela, com toda certeza. Pois o PT ta cheio de denúcnias e escandalos terríveis. E não pega bem a garota do PT ficar se lastimando.
Gabi Ramos
Cascavel - Paraná.

Te cuida Altino, pois a justiça ai em Rio Branco só funciona quando é pra defender o Pt ou alguém ligado ao Partido. Se cuida, pois é bem possível que tu tenhas que vir a pagar esse valor pedido nos altos do processo. Na justiça do Acre acontece de tudo meu caro.

Acreucho disse...

A internet é "território livre", ninguém precisa de autorização de ninguém pra fazer nada. Se ela queria preservar suas informações, deveria ter escrito em um diário, daqueles tipo agenda com canetinha e cadeado.
Será que alguém acredita que essa moça está mesmo em "dificuldades financeiras". Quem no governo do PT do Acre está em dificuldades financeiras? Só o povo bobalhão que votou neles.

Carlos Zamith Junior disse...

Altino, a Ana Paula equivocou-se quanto a publicação da foto dela no seu blog.

A reprodução da foto sem fins comerciais não justifica a reclamação. Ela disponibilizou para a rede e o objetivo do blog, ao reproduzi-la, teve o cunho informativo.

Quanto ao conteúdo do texto, retirado do twitter que ela mantém, faço minha as palavras da Myris.

Ela embarcou numa canoa furada.

Abraços.

Carlos Z O Junior

Jalul disse...

Prezado, antigamente o nome disso era TENTATIVA DE EXTORSÃO.

Alberto Bardawil Neto disse...

Altino,

Como advogado não entendo o prejuízo moral que a Ana Paula teve, já que fez confidências no Twitter que é nada mais nada menos que um Blog, alguns chamam de microblog dada a limitação de palavras. Devemos atentar sobretudo pelo caráter público das declarações. Qualquer prejuízo, em minha opinião, deve ser atribuido a ela mesma, infelizmente. Conheço e respeito demais a Ana Paula por sua retidão de caráter e honestidade. Pena que as coisas terminem assim. Mas não dá para atribuir culpa da divulgação ao seu blog. Como dito anteriormente nos outros comentários, imprima e guarde a página dela no twitter para apresentação em audiência.

Vingador disse...

Bem,
Agora ela vai encher o bolso e continuar com a cabeça vazia e o coração triste...

Unknown disse...

hahahahahaha....Altino, não me resta mais nada há não ser hahahahahhaha, manda essa mulher ir atras de uma lavabem de roupa...se ela não tem aquie em casa tem um tanque cheio. Abraço veio.

Fernanda disse...

mas como é boba uma criatura dessas. se ela expos a vida dela dessa forma ela que deve arcar com as consequencias. e é como você disse: "Quem quer privacidade que escreva cartas"

é cada uma que parece até duas. :\

Acreucho disse...

Jalul... Antigamente e atualmente...

Unknown disse...

rapaz, é incrivel o que a mediocridade de algumas pessoas fazem com que se exponham inutilmente e sem razão ao ridículo. Essa menina deve ser melhor orientada e deve se enclausurar para repensar as consequências de suas bobas ações com o laptop na mão. Cuidado crinça, deixe para bolinar apenas com o que você conhece, pois caso contrário é isso que dá. Para de besteira, retira essa ação, finje que não foi contigo e juízo hein !!! Prudência e caldo de galinha nunca fizeram mal a ninguém.

eliomar m. disse...

É parece que esta senhorita, está com dupla pérsonalidade dos $$$$; que ganhava somente vendendo beleza com secretaria de comunicação da prefeitura de rio branco. Mais à tal como secretaria não rendeu muito não pois mau ficou no cargo após as eleições, e altino tenha peninha dela e de seus cartões e dé um pouquinho de $$$$$$; para ela, e aproveitando se que quiseres me emprestar um pouquinho eu aceito RIIIIIIII.

Gabi Ramos disse...

Gente, e eu que pensei que esta criatura vivia bem financeiramente. Pois trabalhando para o PT.....

Unknown disse...

A história se repete Altino, por isso resolvi fazer esse comentário, quebrando o silêncio que me impus. Pensei que só jovem e menor de idade fazia isso no Orkut ou o que o valha. Direito tem quem melhor prova. ô coitada!!!

Fernanda disse...

E agora que comentei aqui a criatura vai começar a me perseguir no orkut: "Ana Paula:
Muito prazer, eu sou a "criatura boba" "

e ela bloqueia o orkut pra não acontecer aquela de: "quem fala o que quer, ouve o que nao quer"

Ninguém merece.

Unknown disse...

A história se repete meu Caro Altino. Já tens jurisprudêcia favorável (e ela nem sabe). Pensei que só jovem e menor de idade faziam esses comentários contra eles mesmos, e depois vinham à justiça, buscar não se sabe o quê?. ô coitada!!!!!!

Yorranna Oliveira disse...

Aiai, tem cada uma. Ana Paula poderia fazer umas aulinhas de webjornalismo, novas mídias ou coisa parecida, caso ela não tenha dado isso na universidade.

Yorranna Oliveira