terça-feira, 21 de abril de 2009

MAIS UM TERREMOTO NO ACRE



Um tremor de terra de magnitude 4.5 na escala Richter foi detectado no Acre, às 11h30, pelo sistema de monitoramento da Sociedade Geológica dos Estados Unidos.

O epicentro, a 623,3 quilômetros de profundidade, ocorreu a 81 quilômetros do município de Santa Rosa do Purus, na fronteira Brasil-Peru, entre os rios Envira e Purus, conforme pode ser constatado no Google Earth a partir da coordenada 9.617°S, 71.220°W.

O terremoto não foi sentido pela população do Acre. Em agosto do ano passado (veja), um terremoto de 6.3 na escala Richter foi sentido em vários pontos do Estado.

Meu comentário: apesar da magnitude e freqüência, no Acre os terremotos não causam qualquer tipo de preocupação às autoridades. Mas deveria estar na pauta por causa da construção de edifícios, pontes e passarelas. O Acre comporta uma rede com duas estações sismológicas - uma em Rio Branco e outra em Cruzeiro do Sul. Os administradores petistas falam tanto em planejamento estratégico... Deixa uma ponte deles ser sacudida por um terremoto.

Nenhum comentário: