segunda-feira, 13 de abril de 2009

ISRAEL



Caro Altino,


O garoto da foto é o Israel. Ele pode ser chamado de "povo da floresta". Vive numa região em Cruzeiro do Sul (AC) denominada Badejo de Cima, mais precisamente às margens do Igarapé das Piabas.

Esse garotinho de 9 anos e cinco malárias, sofreu um acidente com sua velha bicicleta - a parte interna da perna foi rasgada e perfurada profundamente pelo guidão. O acidente ocorreu às 11 horas da manhã.

Em busca de ajuda, o irmão de Israel caminhou 5 horas até encontrar um grupo de motoqueiros que se divertia numa trilha de lama. Os motoqueiros foram até a casa de Israel e resolveram trazê-lo até o hospital.

Como você sabe, as motos de fazer trilhas são bem altas e desconfortáveis. Mesmo assim, os motoqueiros fizeram do garoto uma mochila. Com lençóis, amarraram Israel ao piloto e seguiram. Outra moto trazia a mãe dele com muita dificuldade, pois ela é bem gorda.

Demoraram 3 horas até chegar próximo ao igarapé Canela Fina. Um primo meu foi quem trouxe o Israel. Telefonou para mim pedindo um carro urgente porque o garoto estava praticamente sem sangue devido a viagem em cima da moto com aquele ferimento aberto.

Quando cheguei com o carro, após meia hora, Israel ainda estava em cima da moto, amarrado ao corpo de meu primo. Retiramos ele da moto e o embarcamos no carro. Enrolamos a perna dele nos lençóis molhados de sangue e seguimos para o hospital, o que demorou mais 20 minutos, pois chovia e a estrada não é toda asfaltada.

Mesmo com todo aquele sofrimento, Israel permanecia sorridente, como se o sofrimento já fizesse parte do seu dia a dia. Tentei puxar um pouco de conversa, mas ele falava pouco. E quem gostaria de conversar num momento daqueles? Israel tinha que ficar calado mesmo.

Anotei num pedaço de papel o telefone do Ibama e do Instituto de Meio Ambiente do Acre para que a mãe de Israel, em caso de acidente semelhante no Badejo de Cima, mandasse alguém até à cidade procurar socorro junto a esses dois órgãos públicos.

O Ibama e o Imac possuem os melhores carros com tração e até helicóptero. Orientei ainda que quando tivesse necessidade de telefonar para esses órgãos, não dissesse que estava em busca de socorro a uma pessoa doente ou acidentada ou que estava morrendo de malária. Sugeri dizer que viu alguém matando um jabuti para comer ou alguém queimando um roçado.

Abraços,

Jonas Amado Araújo

2 comentários:

juruacre disse...

A família do Israel deve ter agradecido vc pela ajuda.
Mas que comentário sem nexo... acho bom vc ler mais. Daí com certeza terá assuntos pertinentes a algum contexto que não sei...
Agora você poderia ter falado como a criança foi atendida no hospital, do mau acesso aos piabas, enfim, qualquer coisa longe do que escreveu...
Tomara que repercuta a história do ibama ou imac... daí sim, teremos um contexto para falar da questão ambiental, que por sinal sabemos que não vai bem das pernas por aqui!!!!

Né?!

Anônimo disse...

oi meu amigo! esse garoto teve sorte de encontrar voces, pois sei como é essa estrada, quando criança andei muito nesse lugar, pois tenho ate hoje parente nesse lugar ai...
nois andavamos do canela fina até chegar no badejo onde tem a escola
pois meu avó foi o primeiro morador do badejo, ele tem um filho que ainda mora nesse lugar, ele se chamar Sebastião Soares, uma pessoa sofrida que não quis deixar esse lugar pra morar na cidade, em memoria á Delmiro soares seu pai...
Um abraço
Francisca....