quarta-feira, 18 de março de 2009

OS CÃES PASSAM E A CARAVANA LADRA

Leila Jalul

Por motivos de força maior, felizmente uma virose nas aéreas superiores, fiquei a ver a roda do mundo girando, girando, girando, até entontecer. E, pior, entontecer sem uma única latinha da minha preferida. Já está passando e nem ladrei.

Comecei por ver o excomungador do futuro, reacionário, estúpido e malfazejo lá das bandas de Recife e Olinda. Mais um vexame da apostólica romana, despreparada, obtusa e de viseiras para a o desenvolvimento do mundo. Também pudera, seu já muito reduzido cast engloba uma porção significativa de praticantes de sexos com anjos, aqui e alhures.

Acentuando mais ainda a grande hipocrisia, lá se vai o grande mentecapto e ariano da nada Santa Sé declarar, em plena África, que o uso de camisinhas, ao contrario de evitar a contaminação da AIDS, provoca efeitos mais nocivos. Penso eu que esta prosaica declaração é resultante de pesquisas realizadas nos porões do Vaticano. Ciência sagrada, pois. Ciência sem probabilidade de erros, pois.

Felizmente a igreja católica está em vias da bancarrota. Não me causa dó. Louvo as baleias, os peixes-bois e as araras azuis. Se elas forem salvas me darei por feliz.

Ainda no repouso da afonia descubro, aqui onde moro, uma penca de pastores evangélicos que inventaram o trízimo. Não é mais dízimo. É trintão por cento do que a classe pobre e ignóbil está pagando para alimentar o condutor de ovelhas das burras e inocentes almas. Estelionatários da fé. O difícil é escolher entre o excomungador e teólogo que faz apologia do atraso da ciência e o cobrador do trízimo. Que o fogo do inferno lhes seja suave.

Hoje, já com um pouco mais de voz, nariz desentupido, leio, releio e vejo e revejo o vídeo gravado com um desabafo do meu velho amigo Abrahim Maluf Farhat, mais conhecido por Brachula ou Lhé. O meu querido Lhé, cujo único pecado é ser primo do Paulo Maluf, está albinizado pelo vitiligo.

É um lutador da causa palestina e das causas acreanas. Parece uma figurinha folclórica, jeitão de andarilho, alpercatas nos pés, quase sempre de branco. Às vezes gozado pelos intelectualóides, Lhé carrega em seu peito a vontade de ver justiça nos bairros, nas esquinas, nas ruas. Um mundo azul, digamos assim.


Amigo de Lula desde que o PT era PT, está desiludido com as mudanças de rotas. Lhé esqueceu de mudar junto, daí a desilusão. Embora não admita que o poder já corrompeu o que ele achava incorruptível, espero que Lhé passe a entender que os puristas são maçãs podres e dispensáveis na nova era.

Que sonhe com o tempo passado, de lutas e passeatas, prisões e mortes, sem perder o prumo e a constatação que o PT não é mais aquele PT e, embora com quase 30 anos, está eivado de vícios seculares, tanto quanto os outros, ou até mais. A palavra de ordem agora é outra. Os quadros novos anularam os que abriram caminhos.

Acho que foi Ruy Barbosa quem falou a seguinte frase: burro é quem pretende se manter estático diante de um mundo de constantes renovações (mais ou menos isso). Que Lhé se renove pode até ser necessário, desde que não absorva e saboreie carniças junto com os abutres.

Há gente boa no meio dessa revoada de jacus. Se tiverem inteligência, podem e devem prestar uma atençãozinha aos reclamos, resmungos, denúncias e críticas destacadas pelo velho companheiro Lhé.

Agora vou comer meu pão sírio com azeite extra virgem, zata e dois dentes de alho. Só para lembrar do Lhé e ajudar na cura da virose. E ademã que eu vou em frente. A semana foi cheia, os cães estão passando e a caravana ladrando.

Leila Jalul é cronista acreana

Um comentário:

Cesário disse...

“Um sonho que se sonha só, é apenas uma utopia, mas o sonho de muitos é realidade”,

Com essa afirmação gostaria de falar dos muitos que nas vielas escuras de Rio Branco sonham com uma mudança.

Sei que assim como meu comparsa "Lhé” há muitos que desaprovam certas atitudes, mas não apenas dos “meninos” como citou nosso aguerrido companheiro, e sim de toda uma sociedade individualista, a culpa não é só deles a culpa também é minha!

Não há mais porque lutar?

Porque não temos grandes manifestações, o mundo está melhor?

Isso começou agora? Ou seguimos apenas o ciclo que os titeriteiros da humanidade impõem?

Sou levado a questionar-me todas as manhãs sobre minha real função na sociedade (se é que isso pode ser chamada assim) às vezes me pergunto, faço o bastante, será que outros se questionam, será que existe questionamento?
Penso em calar-me, parece que o Rei da Espanha teima em gritar em meus ouvidos “porque não te calas”!

Ainda bem que há meninos teimosos, que arteiros desobedecem às palavras de ordem, mas essa senhora, a ordem, é de uma eficiência invejável.
É um louco, não sabes o que dizes você não pode mudar a realidade, chamem o progresso e mostre a ele o que o espera, se nos seguir vai ter tudo o que sempre sonhou, mas apenas o que você sonhou só você.