sábado, 28 de março de 2009

O VOO DO TIÃO

Binho Marques



Uma geração que um dia foi chamada de "meninos do PT" mudou a política do Acre, amadureceu no Governo e realiza melhorias significativas para o nosso povo. Mas o rótulo "meninos do PT" era duplamente injusto, porque além de meninas como Marina Silva, excluía o DNA suprapartidário da Frente Popular. Pela capacidade de realização dos nossos governos, também criaram uma mania de citar essa ou aquela obra como a mais expressiva da Frente Popular.

Fala-se de estradas, economia, educação. Mas para mim a conquista mais importante da nossa geração foi reunir um grupo de pessoas capazes de colocar o Acre acima dos seus projetos pessoais. Isto é a raiz da nossa luta. Para não cometer inevitáveis omissões, ilustro a qualidade deste grupo lembrando que nele se reuniam desde sonhadores universitários de classe média até trabalhadores formados na mais dura realidade da vida, como Chico Mendes.

Trazer essa decisão até aqui custou muito trabalho, provações e até sacrifícios a muitos daqueles meninos e meninas de tempos atrás. É claro que chutamos muitas bolas fora, mas nunca abrimos mão da esperança nem do dever ético.

Por isso chateia quando figurinhas carimbadas por todo tipo de vício político aprontam confusões como esta criada contra o senador Tião Viana, depois que ele disputou a presidência do Senado e defendeu lá a mesma renovação que fizemos aqui. Da mesma forma que, na falta de idéias alternativas, apostam no "quanto pior melhor", políticos de baixa qualidade sempre tentam nivelar tudo por baixo.

O mandato do senador Tião Viana é um apoio seguro em Brasília. Busca recursos, articula políticas públicas, agiliza processos decisivos para as realizações dos nossos governos. É assim comigo e foi assim com o ex-governador Jorge Viana. Essa contribuição também acontece com o governo do presidente Lula, inclusive em relação a chamada governabilidade, por sua interlocução acreditada no Plenário e na opinião pública nacional. Ao lado da senadora Marina Silva e dos companheiros na Câmara dos Deputados, Tião resgatou nossa bancada Federal como uma instância da política acreana respeitada pelo Brasil e indispensável para o Estado.

Graças a Deus, conseguimos mudar e melhorar o Acre porque, vinte anos atrás, reunimos aquele grupo disposto a fazer política colocando uma causa coletiva acima dos nossos projetos pessoais. Uma causa coletiva que nos exigiu resistência e agora pede paciência. Nesse momento, pede muito mais do Tião, vítima de ataques que resvalam covardemente até na família que ele tanto ama, cuida e preserva.

Além da seriedade e da competência na política e na medicina, Tião é uma pessoa solidária. Por isso ele não pode e não deve entrar nessa disputa de ódio e rancor para a qual querem lhe puxar. Tem que agir como o piloto de uma historinha que me contaram outro dia.

Era um homem que sonhava poder voar e passou muito tempo construindo um pequeno avião de asas cobertas de pano. Mas quando finalmente conseguiu levantar voo e alcançar os céus, o homem logo percebeu que seu sonho ameaçava se tornar tragédia. No longo tempo que trabalhava no motor, dezenas de ratos haviam se abrigado na estrutura do avião e, em pleno voo, devoravam avidamente o pano das asas. Ele calculou que não havia tempo para voltar à terra firme, porque antes o estrago nas asas derrubaria seu avião. A única solução era livrar-se dos ratos rapidamente. Foi então que pensou: "Ratos vivem em esgotos, não devem suportar os céus." E ao invés de descer, voou cada vez mais alto. No ar rarefeito das alturas, os ratos perdiam força e caiam um atrás do outro.

Assim deve ser o voo do Tião. Cada vez mais ético, mais esperançoso, mais transparente e limpo, longe do alcance dos roedores de dignidade.

Artigo do governador Binho Marques (PT) reproduzido da Agência de Notícias do Acre. Meu comentário: o rasga seda ocorre uma semana após o governador ter criticado duramente, sem nominá-los, aliados da Frente Popular, incluindo os irmãos Jorge Viana e Tião Viana, quando advertiu que não suportaria abusos. Detalhe: ao contrário do que sugere o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, o governador escreve "acreana" e não "acriana".

14 comentários:

Péricles disse...

A historinha é medíocre, porque os ratos por seu menor tamanho resistiriam melhor ao ar rarefeito que o piloto. Além disso, eu não me lembro de ter lido em qq lugar algum ataque à família do senador. Ele mesmo é que cuspiu na própria imagem e reputação ao onerar o Erário com uma despesa de natureza particular da filha. Tem mais, a imprensa acriana só falou disso 1 ou 2 dias. Imaginem se tivesse acontecido com o Flaviano ou o Geraldinho. E quando é que o senador vem a público se desculpar, hein?

ALTINO MACHADO disse...

Ao comentarista que assina como "Editor": para que seu ponto de vista não seja interpretado como sendo meu, que edito esta bagaça, mude o pseudônimo para que eu possa publicar o que você escreveu.

Acreucho disse...

Este texto tem a cara do "Toinho Alves". Principalmente pela "historinha" sem graça. Me desculpe Governador, mas, sair em defesa do errado...

Acreucho disse...

Tem muita gente neste governo mudando de idéia de um dia para o outro. Primeiro foi o Deputado Walter Prado, agora o Governador Binho, que deu uma de "mata e cura", "chuta e assopra".

Acreucho disse...

Além disso, a respeito do Voo do Tião, "quanto mais alto se vai, maior o tombo" já diz um velho ditado.

eliomar m. disse...

O nobre governador Binho Marques, ao que parece não esta batento bem das bolas. Por que afirmar com tanta convicção que os meninos do PTZÂO, deixaram seus projetos pessoais de lado para cuidar do ACRE; seria pura demagôgia meu caro governador, e me responda qual o secretario de estado que tá pobre desde que entraram no comando dos destinos deste ESTADO, após o ano de 1999. Me indique apenas um se o senhor puder.

eliomar m. disse...

Meu caro governador Binho Marques, acho que o senhor penssa que todos nós somos tolos ou coisa parecida. Concordo em muita coisa no seu ponto de vista, mais dai dizer ou afirmar que esta geração foi capaz de colocar o ACRE, acima dos seus projetos pessoais. Ai não dá mesmo e o senhor governador, demostra uma falta apreço com o povo deste ESTADO que o elegeu para mudar e como o senhor mesmo diz e ser o melhor lugar para se viver até 2010 na amazônia. E diga ou aponte um membro deste governo que não tem um bom investimento para se manter longe das tetas do poder. Governador não seja tolo de achar que nós somos idiotas e tapados e não cometa esta ultópia de achar que os secretarios deste ESTADO são bobos. Um abraço que DEUS te proteja e ilumine sua vida na sua caminhada afrente dos destinos deste ESTADO.

Unknown disse...

"aprontam confusões como esta criada contra o senador Tião Viana". Como é difícil defender o indefensável.

Unknown disse...

"A corrupção de um é a geração de outro. "
( Dante Alighieri )

Unknown disse...

para os "meninos do pt"
"A corrupção de um é a geração de outro. "
( Dante Alighieri )

Acreucho disse...

Esses "meninos do PT" realmente "abandonaram seus projetos pessoais", fizeram um "projeto coletivo", tomaram o Estado do Acre como se fosse propriedade deles, pena que Binho Marques esteja "incluído" entre estes meninos.
Discordo do Eliomar, não são só os "secretários" que estão "não pobres" até funcionários de terceiro escalão, tiveram "ascenção social". Acho que o governador está precisando trocar as lentes.
"O pior cego é o que não quer ver"

Unknown disse...

O governador Binho Marques, ao meu sentir,deixou claro um sinal de sua fraquezaN Não tinha a menor necessidade de defender o SEBASTIÃO VIANA, até porque para isso teria seu irmão, que se diz influente em Brasília.Alias, os fatos falam por si,se não houvesse a denúnica o senador não teria pago nada. Que falta faz o Nabor,este nunca foi manchete de jornal.
A propósito do título, o Voo do Senador era retílineo apenas quando trabalhava no pronto-socorro e na Santa juliana. Hoje seu voo é em zigue-zagua, como fazem os morcegos na calada da noite.

Talune disse...

Não Estou aqui para defender Tião Viana! Mas diante de tudo que fez e continua lutando por recursos defendendo seu Estado e aí está para qualquer cego enxergar, Como eleitora e acriana da gema ele já está perdoado pelo erro da merda deste celular. Agora já está se aproximando 2010 e le que se diga de passagem, será eleito o Nosso Governador pq o povo já não é besta! Até surgir um melhor representante, por enquanto ele é o melhor!Já que o Binho não aceita ser reeleito!!! Pq ele é tudo de bom que um político precisa ! Técnico,não gosta de aparecer, tem uma visão de futuro, se aprofunda no problema, sabe onde quer chegar.

Jean Freire disse...

Acompanhando essa celeuma em que se envolveu o senador Tião Viana, de um lado as críticas da oposição desarticulada, do outro, a voz uníssona da estrutura estatal, a máquina pública acreana saindo em seu favor, do jornalismo chapa branca o elevando quase ao patamar da santidade. Será que o episódio é tão simples assim, apenas um pai preocupado com a segurança de sua filha, nem que para isso seja necessário ceder um bem público, de uso exclusivo aos interesses públicos.
Será que é tão difícil assim habilitar um celular pós-pago em Brasília? Ou é mais fácil ter as despesas pagas pela viúva, pobre viúva... Pelo jeito as finanças do senador andam meio combalida – primeiro, não foi possível dar um celular pós-pago à sua filha, depois, foi necessário fazer um empréstimo em 72 parcelas para pagar a conta do celular, imagino que foi algo bem vultoso as ligações. Conversando com os meus botões, acho que se o fato não tivesse vindo à tona o senador não teria tido esse “prejuízo” em 72 parcelas.
Nesse episódio todo o que mais me impressiona é a maioria das pessoas acharem isso normal, ou melhor, justificarem como um golpe dos “coronéis” da política brasileira para atacar a honra, manchar a imagem do senador acreano. Para mim senador, infelizmente, suas qualidades não cobrem os seus defeitos. Como diz o Mão-Santa, é bíblico senador Tião Viana, quem é fiel no pouco, também é fiel no muito; quem é desonesto no pouco, também é desonesto no muito.