segunda-feira, 30 de março de 2009

LAMENTO DA GUASCOR DO BRASIL

Nota enviada pela assessoria de imprensa da Guascor do Brasil:

"A Guascor do Brasil, responsável pela usina termelétrica do município de Tarauacá (AC), lamenta o derramamento de óleo diesel em suas dependências em 26 de março.

Durante o descarregamento de um caminhão-pipa, operação realizada pela empresa milhares de vezes nos últimos dez anos sem qualquer incidente, uma falha humana acarretou o transbordamento de combustível do tanque de armazenamento para o dique de contenção da usina, barreira construída para situações de emergência. Entretanto, em virtude das fortes chuvas, uma pequena parte do total de óleo retido no dique, e misturado à água, vazou para o solo.

No mesmo dia, a equipe técnica de Meio Ambiente da Guascor adotou os procedimentos de segurança necessários e cabíveis para minimizar o impacto do acidente, que já se encontra sob controle em virtude de rigoroso monitoramento e medidas de mitigação ambiental.

Ciente de seu compromisso com a comunidade e com o meio ambiente, a Guascor empreenderá todos os esforços para reparar os danos ocasionados pelo acidente.

Guascor do Brasil"

Tão chocante quanto os reiterados derramentos de óleo diesel em nossos rios (leia) é o silêncio do secretário Eufran Amaral, do Meio Ambiente, e da presidente do Instituto de Meio Ambiente do Acre, Cleísa Cartaxo. Desde a sexta-feira a reportagem tenta insistentemente saber de ambos quais as providências adotadas em relação ao segundo derramento de diesel pela Guascor em Tarauacá. O silêncio depõe contra um governo que se diz comprometido com a defesa ambiental. Vale a pena a indagação da leitora Myris Silva: "Cadê o movimento ambientalista daí que até agora não se pronunciou sobre algo tão grave?" O "movimento" está no governo, Myris.

Atualização às 16h32: o secretário Eufran Amaral telefonou para a reportagem, o que não significa que tenha sido por causa da nota. Disse que técnicos ambientais estão em Tarauacá e que o Imac deverá concluir um relatório na próxima semana. Gravei a conversa, que não difere muito do que acaba de ser publicado na Agência de Noticias do Acre, a partir de informações de Cleísa Cartaxo.

Um comentário:

Internacionalistas Mundo Afora disse...

Caro Altino,

Quanto aos "ambientalistas" que agora fazem parte do governo, nunca esperei nada além do silêncio... rs. Mas, onde estão as ONGs?
Aí tem, pelo menos, umas três que afirmam lutar em defesa do meio ambiente. Ou será que isso agora virou só um discurso para conseguir financiamento internacional?
Por que a grande WWF, que mobilizou meio mundo (inclusive eu) para participar da Hora do Planeta, não divulgou uma nota sequer, em relação ao "acidente" em Tarauacá?
Enquanto a tua coluna noticiava o fato, no twitter, a WWF informava que na Pizaria Piola, em RB, o jantar seria a Luz de velas. Me poupe.

Acho que vou iniciar um abaixo-assinado on-line reivindicando o retorno do Miguel Scarcello ao Acre.