sexta-feira, 27 de março de 2009

DELEGADO PROTÓGENES NO ACRE

"Um juiz com ponto de drogas, desembargador viciado"

O governo do Acre e a bancada situacionista na Assembléia Legislativa deveriam ser mais cautelosos e tolerantes em relação ao deputado Walter Prado (PSB).


Prado, que tem 20 anos de experiência como delegado da Polícia Civil, ocupou a tribuna para afirmar (leia mais no AC 24 Horas) que pelo menos 20 mil pessoas no Acre vivem do comércio de drogas, como forma de ter uma renda para o sustento familiar.

- Qualquer notícia dando os índices de violência como caindo [no Acre] devem ser considerados como mentirosos - acrescentou Prado, que é aliado do governo estadual.

Antes de Prado, o delegado Protógenes Queiroz, em entrevista à revista Caros Amigos, havia contado que abandonou, em 1998, as "delícias da burguesia" e veio ser funcionário público no Acre. Veja esse trecho da entrevista:

Que situação você viu lá?


Autoridades ligadas ao narcotráfico. Rio Branco tinha 980 pontos de distribuição de cocaína. Uma coisa assustadora. Polícia Militar, Civil, Ministério Público, Justiça Estadual, prefeitura, governador, Assembleia, Câmara Municipal. Um juiz com ponto de drogas, desembargador viciado. “Identifiquei caixa dois, dinheiro de narcotráfico. O grande volume foi de desvio de recurso público, o que me deixou chateado. Aí pegamos os políticos.


Em que ano?

Em 1999. José Roberto Santoro era o procurador que me auxiliava. Abro inquérito por lavagem de dinheiro para o narcotráfico, quebra de sigilo bancário: governador, prefeito, exgovernador, Fernandinho Beira Mar que tinha ligação com o narcotráfico, com a narcoguerrilha colombiana, as Farc, o Hildebrando Pascoal [ex-deputado federal, o "homem da motosserra" que mandou cortar em pedaços um desafeto]. Aí o Santoro dá um parecer paralisando a investigação, dizendo que não poderia investigar [Hildebrando] por lavagem de dinheiro, tinha que comprovar que era narcotraficante. Não dei bola. Fizemos a prisão preventiva por grupo de extermínio. A primeira condenação foi por lavagem de dinheiro. Fechei a investigação em cima do Hildebrando e dos 40 que estavam com ele. Eu disse "doutor Santoro, o tempo é o senhor da razão". Ele disse que eu estava vendo muito filme.

2 comentários:

Unknown disse...

Tenho essa edição com a entrevista na minha casa. O delegado Protogenes, quando foi aprovado na PF, foi mandado aqui para Rio Branco. Foi seu primeiro local de trabalho. Foi um dos responsaveis pela prisão de Hidelbrando.

lindomarpadilha.blogspot disse...

Caro Altino,

O Deputado falou dentro do contexto do lançamento da Campanha da Fraternidade que este ano traz o tema da fraternidade e segurança pública, com o lema "a paz é fruto da justiça". Várias lideranças de movimentos sociais e pastorais católicas estavam presentes.
Seja como for, o tema da segurança pública realmente promete abrir espaço para debates que muitas vezes poderão ser, digamos, acalorados. O mais importante é construirmos juntos os caminhos que poderão pelo menos amenizar o estúbido aumento da violência em suas diversas formas, começando pela violência da desigualdade social.

Bom trabalho.

Lindomar Padilha