quinta-feira, 5 de março de 2009

CHUCHU PARA TODOS


O governador do Acre, Binho Marques (PT), começou a escrever ontem uma carta que será enviada à direção da Rede Globo.

Marques vai contestar o que considera equívocos da reportagem-documento, assinada por Eduardo Faustini, exibida no domingo pelo programa Fantástico, sobre as cidades com pior situação no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do país.


Traipu (PE), Manari (AL) e Jordão (AC) foram mostradas como as três últimas colocadas na classificação do IDH dos municípios brasileiros. O governador dirá na carta que o último IDH, a medida criada pela Organização das Nações Unidas para avaliar a qualidade de vida no mundo, aconteceu em 2000 e que Jordão já melhorou quatro posições, de acordo com as pesquisas do governo estadual.

O IDH leva em consideração expectativa de vida, nível de educação e a renda da população. Jordão, com o segundo pior IDH do país, é campeã nacional de crianças fora da escola. Com um custo de vida tão alto, a reportagem assinalou que o município tem a quarta pior renda per capita de todo o Brasil.

O trecho da reportagem considerado mais descabido pelos defensores da florestania foi a afirmação de que o isolamento em Jordão é tamanho que muitas pessoas jamais viram um chuchu.

- Se você perguntar aqui na cidade, de cem pessoas, duas ou três vão saber o que é chuchu. Chuchu é luxo e não existe - declarou o vice-prefeito da cidade ao Fantástico.

Bem, amigo que é da família Marinho, o ex-governador Jorge Viana está empenhado em fazer com que a carta do governador Binho Marques seja recebida diretamente pela direção da Globo e não pela redação do Fantástico.

Dizem que a moto-ambulância abaixo, que atende a população de Jordão, teria sido escondida quando da passagem da equipe da Globo.



Se chuchu é luxo, chuchu para todos.

21 comentários:

Anônimo disse...

Se o governo do Acre tivesse um pouco de vergonha, não faria nada, ficaria quietinho e procuraria fazer alguma coisa pra melhorar a vida das pessoas que vivem em nosso interior. Um lugar onde a ambulancia da cidade é essa da foto deve ser mesmo o fim do mundo. Lembro de ter visto em algum filme da segunda guerra mundial "ambulancias" deste tipo. Governador Binho, enfie a viola no saco e vamos trabalhar.

. disse...

Viva a florestania

Anônimo disse...

Era de se esperar. Falta humildade no Governador Binho Marques em reconhecer as falhas grotescas diante da falta de estrutura em Jordão. Li o o discurso do Deputado Móises Diniz e achei ridículo. Sabe aquelas pessoas que cometem erros e ficam justificando? Então, já era de se esperar isso. Querer justificar a falta de estrutura nas estradas, no transporte urbano,na saúde, em crianças fora da escola e alimentos custando o olho da cara com a violência das grandes metropolis, é mera imbecilidade. Então quer dizer que, em São Paulo o Rio Tiete é contaminado, não da pra tomar banho de cuia, e por isso Jordão não tem que ter estradas? Muito menos crianças na escola? Não é por aí. Cidades com um minimo de estruturas para se viver tem que ter independente dos problemas das outras. Não se deve justificar um erro com outros erros. Jordão precisa sim de estruturas, e o Fantástico não criou essas imagens. Elas são reais. Os carros mostrados nas estradas na lama, tentando chegar a Capital não são montagens, são reais meu caro Deputado. Sei que dói ver nossa cidade na mídia assim, mas é hora de trabalhar e mudar essa situação. Sejamos simples em aceitar as criticas, pois isso nos torna maiores.

Gabi Ramos
Acriana morando no Paraná.

VÍTOR FARIAS disse...

Eu assisti a reportagem do lado de um amigo que tem parente em Tarauaca e o tempo todo ele dizia: "- Lá é desse jeito... É assim mesmo... Esse é o preço que cobram lá... Igualzinho..."
Por que será que ele dizia isso? Ele não conhece ninguém da GLOBO, nem tem amigos por lá!

Êidina Queiroz disse...

Prezado Altino Machado, aqui estou novamente, Êidina Queiroz, uma acreana com muito orgulho! O assunto é trágico, mas a foto do chuchu dar um ar comico, ou entao, seria cômico se nao fosse trágico. Concordo, plenamente, com o acreucho, tem coisas que sao incontestavel, pois os fatos falam por si, nao adianta querer enrrolar com blablabla, carta para que cara pálida? Os fatos e as imagens mostradas nao sao montagens é a realidade, dura, nua e crua. Abraço fraterno para ti Altino.

Anônimo disse...

seu binho marques e jorge viana tem que colocarem rabo entre as pernas e ficar quetinho porque aquela reportagem ali nao foi inventada nao, é realidade!

obs: altino parabens pelo blog, continue assim amigo, revelando os absurdos que acontecem aqui no Acre. parabens!!!

Anônimo disse...

caro altino carta pra que? olhe tem certas situações que é melhor o silêncio.o problema não é miséria do jordão é o que agente fala sem saber das consequências futuras, seu binho falou que o acre seria o melhor lugar da amozônia para se viver em 2010.agora inês é morta.melhor lugar com?. não temos nada que justifique essa afirmaçao do seu binho.melhor lugar para se viver é quando temos emprego,saúde , educaçao,degurança,ensino de qualidade e muito mais chega de balela.

Anônimo disse...

Esse é o modelo de desenvolvimento sustentável que o Governo do Acre quer. Mais duvido que eles querem esse modelo para eles viverem. Isso é pq eles não estão no interior, seus filhos estudam nos melhores colégios que o dinheiro pode pagar, e levam uma vida doce, arrodeados de "baba ovos", onde os "baba ovos" não tem coragem de dizer o que é certo e o que é errado. Mais é assi mesmo companheiro, a vida continua, de mal a pior!!!!

Anônimo disse...

Tb acho q como ja foi passado em rede nacional, deveria era tomar vergonha e arrumar os municipios isolados, como por exemplo comprar uma AMBULANCIA e arrumar a INFRA-ESTRUTURA da cidade. É brincadeira o q fazem com os caros acreanos que morar longe da capital!

Anônimo disse...

Quem diria o Binho fazendo isso. Ou é muita pressão dos Vianas ou então, o poder reamente REVELA né Binho? Quem te viu, quem te vê.

Anônimo disse...

Convenhamos que o uso do chuchu como indicador de qualidade de vida foi uma grande mancada do repórter. Mas, é preciso deixar de lado essas questões periféricas e centrar atenção no que, de fato, importa. E aí, não há o que escamotear: a pobreza grassa em municípios como Jordão, Thaumaturgo, Porto Walter. E olharmos para a capital, vamos ver que mais de 30% de seus habitantes recebem o Bolsa Família, ou seja, vivem abaixo da linha de pobreza. Trabalhando no interior lembro de ter constatado todas as dimensões da pobreza (econômica, social e humana), mas uma de suas feições não me sai da memória: em pleno dia, pessoas jovens, das janelas de suas casas, olhando pro horizonte, com olhar vazio, sem perspectivas. Não sei por que, a sensação que tenho, até hoje, é a de que esse foi o pior sinal de pobreza que vi. Jovens sem expectativas de futuro, sem inserção produtiva... isso sim é a realidade de todos os municípios e deve ocupar o governo. Carta pra desmentir o quê?!

Anônimo disse...

Esta carta vai servir mesmo é para inflacionar e valorizar ainda mais este ilustre desconhecido:sua excelencia o CHUCHU.Sem querer desmerecer este exemplar das cucurbitáceas,não é justo atrelar o fruto ao nobre estado do Acre. BETO MINEIRO.

Anônimo disse...

A TV Aldeia agora vai lá pro Jordão fazer uma matéria mentirosa e eles vão achar que tá tudo bem.
Só que, quem é a TV Aldeia? A Globo e o Fantástico todo mundo sabe quem é. Carta? Será mesmo que essa carta vai mudar alguma coisa?
Assumir e tentar melhorar sim, mas tentar reverter o irreversível e ainda mentir pro povo é vergonhoso.
Esse Governo é uma fraude!!!

Anônimo disse...

Tanta desgraça no Jordão e o Chuchu é que paga o pato, tem um isolamento "´Fantástico", só isso já é o suficiente prá Globo chegar até lá, pois esse é um Brasil quer ninguém ver, tem que ser visto." Acontece que o Brasil não é só litoral..."

Anônimo disse...

Altino, o que falta ao Acre é o governo dá condições para que o homem possa produzir alimentos em abundância, inclusive para abastecimento do Estado; a terra é ótima,as condições favoráveis, em se plantando tudo dá; falta incentivo e vontade.

walmir.AC.lopes disse...

Quando não conseguimos manipular, só resta uma saída: contestar o óbvio.

Unknown disse...

Quando não conseguimos manipular, só resta uma saída: contestar o óbvio. (2)

Anônimo disse...

Com mais uma matéria dessa, tipo Jordão, o Acre vai ser o pior lugar do mundo prá petistas morarem, depois das eleições de 2010. O Jorge e Binho têm que correrem atrás do prejuízo eleitoral.

Anônimo disse...

Prefiro não comentar....

Anônimo disse...

PLANTIO DE CHUCHU (para o leitor que perguntou como plantar)

A MELHOR ÉPOCA PARA O PLANTIO DE CHUCHU É AQUELA QUE VAI DE SETEMBRO A DEZEMBRO. Mas pode-se plantá-lo em qualquer época do ano.

Para o solo, aconselham-se os mesmos cuidados usados no plantio de outros legumes e hortaliças: livrar a terra de pedras e torrões, deixando-a fofa, solta e bem direcionada.



Não existe uma adubação específica para o chuchu. O melhor mesmo é utilizar a adubação orgânica, incorporando ao solo, esterco curtido de curral, antes do plantio.



Para o plantio, são utilizados os chuchus em germinação, ou como se diz popularmente, os chuchus “grelados”. É bom para o plantio, o chuchu quando estiver com o broto apontado. Na hora de plantar, o melhor processo é fazer covas grandes e no momento do plantio pode-se reforçar a adubação com cinzas de madeira, 30 g de salitre-do-chile, 30 g de superfosfato e 15 g de sulfato de potássio.

Anônimo disse...

Porque as pessoas ao invez de comprar tomates a oito reais o kg, porque não plantam? E porque o Governo não solicita a Embrapa para ir até la e avaliar o solo pra ver o que se pode planatar? Porque o Estado não faz uma horta municiapl para o povo ter verduras a preços que possam pagar? São tantas perguntas que eu queria resposta.

Mas Sabe aquela música cantada pelo Zezé de Camargo que diz:

"Aqui não falta sol
Aqui não falta chuva
A terra faz brotar qualquer semente
Se a mão de Deus
Protege e molha nosso chão
Por que será que tá faltando pão?
Se nessa terra tudo que se planta dá
Que é que há, meu pais?
O que é que há?

Tem alguém levando o lucro
Tem alguém colhendo o fruto
Sem saber o que é plantar
Tá faltando consciência
Tá sobrando paciência
Tá faltando alguém gritar
Feito um trem desgovernado
Quem trabalha tá ferrado
Nas mão de quem só engana
Feito mal que não tem cura
Estão levando a loucura
O país que a gente ama"


Gabi Ramos - Cascavel - Paraná