sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

SURTO EPIDÊMICO DE DENGUE

Acre entra em campo após receber Comitê da Fifa

Autoridades do Acre passaram a encarar com realismo um surto epidêmico de dengue no Estado após recepcionarem há 10 dias o Comitê da Fifa na esperança de tornar Rio Branco uma das 12 subsedes da Copa de 2014. É a partir de Rio Branco, a capital de 301 mil habitantes, que a dengue se expande para mais sete municípios e sobrecarrega o atendimento nas unidades de saúde pública.

Nos últimos 45 dias dias, já foram notificados ao Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental de Rio Branco 2,8 mil casos suspeitos de dengue e um caso de febre hemorrágica que causou a primeira morte no Estado.

O secretário de saúde de Rio Branco, Pascal Khalil, admite que o número de pessoas com dengue na cidade supera o que está contabilizado oficialmente. Segundo Khalil, muitas pessoas não buscam atendimento e permanecem doentes em suas casas.

- Na verdade o número de casos confirmados não reflete a realidade. Na casa de minha mãe, por exemplo, quatro pessoas tiveram dengue, mas nenhum dos casos foi notificado. Já temos mais de 400 casos confirmados em Rio Branco, mas tenho certeza de que esse número é bem maior - comentou Khalil.

Na terça-feira, em Brasília, durante o Encontro Nacional de Novos Prefeitos, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, afirmou que a situação da dengue no Acre é motivo de preocupação. Segundo o ministro, enquanto na maior parte do país houve redução da média de casos de dengue, no Acre, Espírito Santo, Minas Gerais e Bahia, no entanto, o número de notificações da doença tem superado a média nacional.

Rio Branco é uma das 71 cidades brasileiras que atualmente encontram-se em situação de alerta em relação à dengue. O ano mais crítico foi 2005, quando foram notificados 6 mil casos da doença na cidade. No ano passado, foram 3,7 mil casos.

Leia mais no Blog da Amazônia.

13 comentários:

Maíra disse...

Ééé...a situação está ficando bastante complicada.
Mas,acho que o povo não pode esperar atitudes só da prefeitura ou governo.Ela também deve colaborar nesse momento tão delicado para o Estado do Acre.

Anônimo disse...

Altino, prá quem eu ligo em RB, tá com dengue, sem exagero. Isso já é epidemia. Cadê as autoridades...? Isso é uma tremenda maldade com os Acrianos.

ALTINO MACHADO disse...

Maiores informações ou denúncia, ligue para 68 -3227.3165 ou3227.2553

Anônimo disse...

Tudo bem, temos que fazer nossa parte e estamos fazendo, especialmente quando pagamos nossos impostos. Quem não se antecipou, planejou, orientou, etc, etc, etc, foram as nossas autoridades municipal e estadual. Se tivessem se dedicado (planejado)ao combate preventivo da dengue assim como se empenharam na conquista de uma vaga como sede da copa de 2014, certamente estríamos em melhores condições. Questão de prioridade, quando, meu Deus, O povo substituirá a vaidade como prioridade neste governo, quando....

Anônimo disse...

Por que o Tião Viana não assume a Secretaria Municipal de Saúde, ele sim poderia resolver teoricamente todos os males que nos assolam.

Anônimo disse...

Como tudo "de bom" que ocorre na saúde é creditado ao Tião Viana, sendo tão competente em resolver os problemas de saúde, também acho que devam chamá-lo para resolver este problema da dengue. As opções das secretarias municipal ou estadual parecem plausíveis. Chegou a hora de levar a competência do profissional para perto da população que o elegeu.

Dirceu.

Anônimo disse...

Tião Viana é um deus mesmo, vai resolver todos os problemas, ele iria pintar a secretaria de saúde de rosa com o nome dele. É verdade, teoricamente sim.

Anônimo disse...

A turma do governo com a mania de tornar o "Acre o maior do mundo" é bem capaz de deixar o caso da DENGUE crescer mais, quem sabe assim antijam o topo. O insustentável caso da dengue, é uma questão de governo, sim, a população precisa de informação e melhor atendimento nos centros de saúde, assim como fazem em épocas de eleição,eles entram em campo prá ganhar ou ganhar, então...

Anônimo disse...

Altino,

Os culpados pela pela epidemia da dengue são o Governador Binho Marques e o prefeito Angelim, o senador Tião Viana alocou milhoes para o combate a dengue, agora se o Pascal e o Osvaldo são dois incompetentes isso é outra coisa.

Anônimo disse...

olha altino, neste assunto da dengue eu acho que a mídia acreana assumiu mesmo foi uma postura sacana, irresponsável.Veja o Martinello: Sacaneou geral e botou o Flaviano na página de meio falando de saneamento, ou seja, tratou de modo puramente eleitoreiro o assunto.

Altino, crie um ubservatório da mídia acreana, vamos acompanhar os colunistas, o que se escreve, tirar a limpo as coisas.

Vera Brasil

Anônimo disse...

Como a dengue aterrizou no bairro do bosque, o carro da fumaça tá passando 3 x ao dia na rua do prefeito q fica no mesmo bairro (o homi tá apavorado). Sorte dos moradores que ainda não foram picados pelo inseto assassino.

Anônimo disse...

E tem mais ,esse pessoal da saúde ainda escondem os casos de dengue é só dá uma passada no santa juliana que la tem uma legiao de casos de dengue!!!!q vergonha....e logo mas no horto florestal!!!... vai ta toda a turma da saúde fazendo uma limpeza na cidade...kkkk ate o secretario de saude dr oswaldo... por favor!!!

Anônimo disse...

Claro que o que está acontecendo é culpa coletiva, nós, sociedade temos a nossa parcela de culpa por não fazermos o dever de casa, ou seja, não cuidamos direito das nossas casas e quintais e deixamos as larvas se proliferarem. Mas se eu pensar em governo ou prefeitura como culpados, a primeira pessoa que me vem a cabeça é do eduardo farias, péssimo gestor, incompetente como gestor (como médico eu não sei). Já ouvi de vários pacientes meus em conversas informais que as reuniões que participaram com o "dudu" ou com sua equipe de trabalho é que eles tinham que maquiar tudo, os assessores do "dudu" destacavam os avanços e omitiam e muitas vezes tiravam das apresentações as deficientes (que eram muitas), me falaram até que ouviram da boca do próprio "dudu" que o posto podia tá caindo aos pedaços, mas que para ele beleza não importava, o que importava era o atendimento, em parte ele está certo, mas em posto de saúde e hospital, não pode haver rachaduras ou buracos na parede ou infiltração porque isso é motivo para se originar as famosas infecções hospitalares. O angelim desde que entrou na PMRB tem feito um excelente trabalho, uma pena ter que engolir um cara tão despreparado administrativamente quanto o "dudu".
"dudu", vc é incompetente como gestor público, vc é o pai dessa criança (a dengue).


Hércules