quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

PRECONCEITO E DESINFORMAÇÃO

Luciano Martins Costa

O cidadão alemão Armin Meiwes, foi condenado em 2006 à prisão perpétua por ato de canibalismo.

O episódio grotesco foi notícia na imprensa de todo o mundo, mas não ocorreu a ninguém afirmar que os alemães são antropófagos.

Na semana passada, cinco jovens indígenas da tripo Kulina foram acusados de matar e devorar um jovem branco num ritual de canibalismo.

A notícia correu mundo, através da rede CNN, e foi publicada como verdadeira pela imprensa brasileira.

Representantes da Funai, de ONGs que atuam na região onde vivem os indígenas e antropólogos refutaram a veracidade da notícia, observando que pode ter havido um ato de violência extremada, mas negando que haja entre os índios do grupo étnico dos Kulina a prática do canibalismo.

Depois de inflar o noticiário com a primeira versão, os jornais registraram o contraditório, mas o leitor atento fica com a sensação de que falta alguma coisa.

Afinal, o indígena ainda é visto, neste lado do mundo, como um ser primitivo, bem capaz de cozinhar e comer o fígado do desafeto.

Onde a grande imprensa deixou um vazio que rescende a preconceito, a internet vai mais fundo.

O Blog da Amazônia, produzido pelo jornalista Altino Machado, foi à fonte e entrevistou o pajé Tata Yawanawá, de 94 anos, reconhecido como uma grande reserva de conhecimento sobre as tradições culturais das etnias unidas pelo tronco linguístico Pano.

Recentemente, ele foi o responsável pela iniciação, pela primeira vez, de uma jovem indígena no chamanismo.

Ao submeter a jovem aos duros rituais antes permitidos apenas aos jovens do sexo masculino, ele ampliou as possibilidades de preservação das tradições tribais.

Tata Yawanawá garante que o canibalismo não faz parte dessas práticas.

Leia mais no Observatório da Imprensa no Rádio.

6 comentários:

Joana D'Arc disse...

Vanguardeiro Altino,pessoalmente iniciei um Movimento em Defesa dos Direitos Humanos das Mulheres Indígenas,fiquei fascinada com a História das Parentes Pajés Putaní e Rushara Yawanawá!Junte-se a nós e vamos mover o Planeta.Eu Sou Joana D'Arc,Advogada e Ativista em Direitos Humanos,mas,para as Parentes Eu Sou NÍvimi,aquela que na Floresta semeia a Paz,a Esperança e a Justiça!Junte-se a Nós !

ALTINO MACHADO disse...

Juntar-se a quem? Não entendi. Estou desgarrado de quem, do que?

Anônimo disse...

Vai não Altino.Este negocio de mover o planeta é para fazer ele pegar no tranco.E para queimar esta heroina demanda derrubada de lenha,que trocando em miúdos é crime ambiental.BETO MINEIRO.

. disse...

O problema é que nos pagadores de impostos, damos muita corda pra essa turma do coca e caiçuma

Joana D'Arc disse...

Anônimo...mesmo do seu anonimato medíocre,agra deço seu RECONHECIMENTO PÚBLICO de SOU HEROÍNA!Não guarde mágoas por não ter capacidade de ser aprovado em Concurso Público...KKK... Nem tão Anônimo assim,te dei essa chance de pegar um pouco de "carona" da HEROÍNA aqui!kkkkkkk

Anônimo disse...

Obrigado pela carona;mas o carro é do Altino. BETO MINEIRO.