sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

ZÉ CHILENO



"Altino:

Muito prazer bater papo com vocês.


Transmita meus cumprimentos para Marina Silva, Binho Marques, Antonio Alves e a todos os companheiros de Chico Mendes - a esposa e filhos dele, e a todo esse povo da floresta, que por circunstâncias próprias do "espírito da coisa", está em alta moral revolucionária a cumprir.

Penso que, por circunstâncias subjetivas que nos exige o presente, somos chamados a agir, pondo-nos necessariamente no lugar que a história nos reservou, conscientes de nossos princípios humanistas.

Fazemos parte dessa transição para construir uma nova ordem internacional, em unidade com todos os outros povos da América índia. Tal como foi concebido por Chico Mendes, se houver uma condição equânime da preservação da vida no nosso Planeta

Espero que muito em breve eu possa me fazer mais visível no Acre. Faço parte da tribo invisível, que luta por por um mundo melhor, que acredita que é necessário pôr termo à propriedade privada e exploração do homem pelo homem e construir uma sociedade melhor.

Reservas extrativistas ou morte!

Vida justa no Planeta ou morte!"

A web deixa o mundo cada dia menor. No começo dos anos 1980, Marina Silva, Binho Marques, Antonio Alves e tantos outros, entre os quais me incluo, estávamos envolvidos com o Teatro Horta, em Rio Branco. Foi quando apareceu no Acre José Donoso Rosa, que fugia da ditadura militar no Chile. Homem inteligente, engenhoso, metódico e criativo. Convivemos naquele teatro até quando a Polícia Federal empreendeu uma caçada na cidade para prendê-lo e deportá-lo. Durante mais de um mês tivemos que improvisar vários esconderijos, quando finalmente conseguimos, com ajuda da Anistia Internacional, transferí-lo para Paris com Dília, sua companheira acreana. Pelo visto, "Zé Chileno" continua leal aos seus princípios marxistas. O desenho que ilustra essse post é de autoria do artista Branco Medeiros, outro que fazia parte do Teatro Horta, e vive atualmente em Belém (PA). Estava no baú do Fernando França. Bem, há três anos Branco deixou neste blog o seguinte comentário no dia do meu aniversário: "Parabéns, mano velho... Dia desses tava olhando os muros daqui, dessa Belém Velha, e lembrei daquele sufoco que passamos nos idos de 81, na véspera daquele Dia Nacional de Luta, quando a PF nos flagrou em plena atividade pré-blog, registrando nossas mazelas nos muros alheios. Mal sabiam eles que os sprays eram até mais "perigosos" do que nós dois juntos (já que eles tinham pertencido ao José Donoso)". Branco e eu fomos detidos, levamos uns tabefes dos policiais e acabamos fichados na PF como subversivos. Ainda somos.

9 comentários:

Anônimo disse...

Altino, quando o Fehlauer me disse que estava em Rio Branco, na hora eu ofereci passar pra ele o seu Gmail. Bobinha, né? Quando ele me disse que estava com você, fiquei com inveja de tudo o que ele descobriria sobre o Acre. Um dia eu vou também!

ALTINO MACHADO disse...

Caro, Fehlauer saiu daqui bem impressionado. Disse que quer voltar na primeira oportunidade. E enqunto você não aparecer, vou acompanhando no http://unhagaliza.wordpress.com/ o que se passa de bom na Galícia. Venha mesmo, nao esqueça.

Wesley Diogenes disse...

Esse final em vez deixar o Altino fraterno deixou-o revolucionário, acho ótimo, nada contra!


boas festas!

Anônimo disse...

E o dia em que o Zé Chileno foi preso na Federal? foi o maior alvoroço entre a turma das artes e da política dos porões, a turma da clandestinidade.

Anônimo disse...

Zé Chileno,

Fico muito feliz em saber que seus ideais humanistas continuam fiéis aos princípios latino que a história da America Índia nos legou. Saiba, Zé! Você foi meu primeiro Mestre marxista e a partir de você busquei outros na antropologia indígena, porém verdadeiramente humano e comprometido com a America latina, como você jamais encontrei.
Creia, sua invisibilidade não faz bem ao Acre e a nós (eu, meus filhos e Marcelo) que te amamos como um Grande Irmão. Espero mesmo com muita alegria que sua tribo invisível venha a fazer parte da tribo dos invisíveis acreanos...
Volta logo! Te espero! Rosa

Anônimo disse...

Rosê Donoso? Quem é vivo sempre aparece, por mais invisível que seja! Venha para lembrarmos as histórias dos bons tempos difíceis. Grande abraço.

Anônimo disse...

Oi, Altino
que 2009 seja para você um ano cheinho de boas notícias.
Beijos
Alcinéa Cavalcante
http://alcinea-cavalcante.blogspot.com
Macapá-AP

Marcelo Jardim disse...

Altino, estamos muitíssimos felizes por ter notícias do Zé após tantos anos. Obrigado!!!!!

Esteban Crustille disse...

UZINA DE ITAIPU ES NUESTRA POR DERECHO.PROVINCIA DE ACRE ES DE BOLÍVIA .Hola brasileños.
Acá mucho si habla y destacan en nuestros diarios, que el bispo de Paraguai va ter mucho triunfo la concesión de Itaipu.la verdad es que nosotros acreditar que el presidiente de Paraguai tiene su derecho y con el suporte de Venezuela, Bolívia, Equador y Nosotros, vamos triunfar sobre brasil y ter nuestro derecho de reter la uzina de Itaipu que es nuestra también.Bolívia con mucho exito tomou petrobras de brasil la forcia y con exercito, y su presidiente que es um cobarde ficou con rabio entre las pernas y ainda hablou que fue justo.El presidiente de Equador expuzou enpreza bresileña y prendeu en Equador los brazucas y dezafiou a brasil hablando y confirmación que no va pagar la dibida con brasil y su presidiente mas una vez que es um cobarde ficou con su rabio entre las pernas.Para nosotros va ser también con mucha facilidad el exito de tomar Itaipu de brasileños para que Paraguai venda más energia para nosotros y Uruguai.La verdad es que las atitud de Equador tiene de Mandato total de Venezuela y suporte de Bolívia y Paraguai.Venezuela, Paraguai, Bolívia y Equador son um suporte que es claro y Evidente contra Brasil.Usteed brasileños eston solo.Y no teran suporte de USA porque su presidiente no es amigo de americano o que es para nosotros una gran facilidad para êxito nuestro.Tiemos nuestros derecho de ter más energia en nuestra región y Paraguai con nuestro suporte, Venezuela, Bolivia y Equador, vamos la tomar la forcia si for precizo la usina de itaipu.Com todo suporte de Venezuela, nosotros Argentina, Bolívia, Paraguai y Bolívia vamos ter êxito contra Brasil que es un país de cobardes.Más uma información, com suporte de Venezuela, Equador y Paraguai, Bolivia va tomar de volta La província de Acre que es propriedad e derecho de Bolivia
un saludo