quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

FAMÍLIA CHICO MENDES


A Comissão de Anistia do Ministério da Justiça aprovou o pedido de anistia política de Chico Mendes. A viúva do ambientalista, Ilzamar Mendes, receberá uma indenização retroativa de R$ 337 mil, além de R$ 3 mil mensais. Na foto, a viúva Ilzamar, os filhos Elenira e Sandino, e a neta Ana Luisa.

7 comentários:

. disse...

Altino voce sabe alguma coisa do show do Maná?

Unknown disse...

Brazil zil zil. Terra boa.

Esse cara foi perseguido por quem? O que esse cara fez mesmo de bom?

Editor disse...

Terra boa esse Brasil. Conseguiram transformar o Chico Mendes em perseguido político da ditadura militar. Vê se pode. Se ele foi, eu também fui, ora bolas!

Na base do perguntar não ofende: o Jose Augusto Araujo foi anistiado nos mesmos moldes, esse que foi, inegavelmente, um perseguido da ditadura? Veja isso, caro Altino.

Silvana disse...

Altino,
fico feliz por Ilzamar e família. Justiça feita. (Pelo menos um pouco dela- no caso de Chico Mendes)."Dinheiro não traz felicidade", dizem, mas muitas vezes ele é SIMBOLICO.
Ajuda a pessoa que sofre ("levantar o cabeça") diante da IMPUNIDADE. Ajuda certamente a ACREDITAR que cêdo ou tarde justiça é feita.
É muito imteressante ler seu BLOG- sempre.
De um lado a viúva e filhos e neto de Chico Mendes de outro lado (nas notícias) fotos de Darly Silva, andando, livre, como se NADA TIVESSE ACONTECIDO.
Ainda as opiniões dos seus leitores, (como as minhas) e como o do Jonas Amado Araújo.
Cada um dá o que tem,
Cada um ENTENDE o que quer entender.

Chico Mendes - talvez não tenha sido o único Herói na História do Acre e acho mesmo até que o que ele fez não tem nada de "Heroismo", no sentido da palavra.
Mas ninguém pode negar o que ele FEZ, a mensagem que deixou e morreu por ela, mesmo que não concordem com o que fez- da maneira que pensava e AGIU é querer se esconder do sol com uma peneira...
Ler (Também no seu BLOG) da maneira que os IRMÃOS VIANA (Tião e Jorge) funcionam-
AINDA utilisando do esquema antigo e tradicional dos CORONÉIS não é contra que eles Pregavam?
Não é contra o que CHICO MENDES pregava?
Eu vivo longe e não acompannhei campanhas nem vi comícios mas (desculpe minha ignorancia)
O Governo do PT do Viana não usava e divulgava e se baseava nos "ENSINAMENTOS" de Chico Mendes?
Desculpe, eu só queria entender.
Um abraço.
Silvana

walmir.AC.lopes disse...

Considero justa, embora insuficiente a indenização, não pela perseguição política, mas pela incapacidade do Estado em evitar a morte do Chico. Se estivesse vivo hoje, provavelmente ele e sua família estariam numa situação bem melhor do que a que esta indenização pode permitir. Pena que não se estenda a todos os brasileiros vítimas dessa mesma incapacidade.

Thiago Martins disse...

Gostaria de ajudar a Silvana entender um pouco.

Primeiramente, o que muitos tem contra Chico Mendes é ele não ser um herói estilo super-homem ou homem-aranha.

Ele foi um herói pelo que deixou. Na verdade, se tornou um mártir por ter sido assassinado. Talvez, se não tivesse sido assassinado, seu nome não teria ecoado em todos os cantos do mundo.

Ele foi sim um grande homem. E, como todo homem, cheio de defeitos também. Bebia, fumava e fazia tudo que um homem comum faz. Contudo teve a consciência desperta para a importância da floresta em pé antes da palavra ecologia virar moda.

Hoje o nome dele é muito mais do que foi uma pessoa, é um símbolo de amor à Amazônia!

Perguntam se só existe o Chico Mendes de herói. Bem, pelo pouco que sei da história, Wilson Pinheiro talvez tenha batalhado e se sacrificado muito mais no mesmo contexto. Então por que falam apenas do Chico? Talvez um antropólogo seria melhor indicado para responder... Acho que pela forma como ele se comunicava e conseguia propagar as suas idéias e as idéias dos seus companheiros, seu nome ficou mais conhecido.

Falando em companheiro, um deles hoje é presidente da república. Antes era tido como herói do povo, hoje nem tanto... Outro é governador do nosso Acre, e continua fazendo por merecer sua alta aprovação pública.

A vida real é assim. O Correio Braziliense fala do Acre, mas quem é o governador de lá? O mesmo que enquanto senador foi obrigado a pedir desculpas públicas pelas suas falcatruas na casa. E antes, quem governava o DF? Um corónel que queria fazer um trem bala de Brasília a Goiânia (viagem de 2 horas de carro)passando nas fazendas dos amigos a serem indenizados. Roriz foi uma vergonha nacional, pois foi mais do que comprovado suas fraudes nas eleições, e mesmo assim continuou no poder.

O Governo da Floresta segue os ensinamentos e ideais de todos que batalharam com Chico, sem Chico, ou que começam a batalhar agora pela Floresta e pelos povos da floresta; e não apenas os "ensinamentos" de Chico.

Tem sujeira em toda pedra que se levantar. Principalmente na política.

Não adianta pintar um herói de Hollywood, porque isso não existe.

A perfeição é divina e nós, ainda, somos todos humanos!

Mas uma coisa é certa: cada um tem o que merece! Pois a justiça de Deus é perfeita. Então: VIVA CHICO MENDES!!!

. disse...

Thiago muito lindo sua defesa apaixonado por Chico.

Nao sou advogado do Dr. Roriz, mas creio que devemos um pouco mais de respeito a um grande produtor rural e senador da republica.

Sei muito pouco da historia de Chico Mendes, mas o pouco que sei, foi que ele começou querendo ser fazendeiro (grileiro), como nao obeteve exito começou com a historia de sindicato de trabalhadores, nao obtendo exito, partiu pro lado da proteçao ambiental, aonde dizem que seu objetivo real era fazer extorçao junto aos produtores rurais do vale do Acre.

Veja bem, nao estou afirmando que isso seja verdade, simplesmente ouvi isso de alguns amigos da regiao.

Sinceramente prefiro acreditar naquele Chico da Gloria Perez... pelo menos esse traz algum dividendo para o Acre