terça-feira, 30 de dezembro de 2008

BOA SORTE, OLI DUARTE


Muito acertada a decisão do prefeito Raimundo Angelim (PT) de convidar o jornalista Oli Duarte para o cargo de seu assessor de imprensa.

Embora eu seja suspeito, não tenho a menor dúvida de que a assessoria de imprensa da Prefeitura de Rio Branco passará a existir de fato e que a imprensa não ficará a ver navios quando buscar interlocutores na equipe de Raimundo Angelim.


Conheço o gaúcho Oli Duarte desde 1991, ano em que aportou no Acre como aguerrido militante do PT e era infinitamente mais magro do que é hoje. Posteriormente, assessorou Marina Silva como deputada estadual e no primeiro mandato de senadora, além do ex-governador Jorge Viana durante seis anos.

Faço questão de assinalar que o gaúcho nasceu em São Luiz Gonzaga e não em Pelotas, ao contrário do que apregoa a maledicência de seus poucos desafetos.

Com a colaboração de Oli Duarte e outros, fizemos jornais de uma tiragem só nos recentes anos de chumbo no Acre.
Mas foi em Brasília, onde dividimos um apartamento na Asa Sul, em 1997, que pude constatar o quanto ele é generoso, compromissado e leal.

Ao Oli, Felipe e Karol, votos de feliz ano novo.

15 comentários:

Anônimo disse...

Altino,

O Acre é muito bom. Haja jornalistas incompetentes nessa terra. Prefiro O Leonildo Rosa.

Anônimo disse...

Parabéns ao Oli. Esse tem História com H. Muito sucesso. Feliz ano novo pra vc, Altino, e todos os leitores. Que no ano de 2009 tenhamos aqui muitas mais contribuições positivas e afiadas para a imprensa acreana e para a Amazônia. abraço

Anônimo disse...

Não é por nada não, Altino, mas como é que o Oli Duarte chegou ao Acre em 1991 e vocês já trabalhavam juntos em "jornais de uma tiragem só nos anos de chumbo no Acre". Só para entender melhor: se você estiver se referindo aos anos de chumbo da ditadura militar, certamente há um problema cronológico nas datas que utiliza; ou estará se referindo ao império de Hildebrando e congêneres?
Lembro do nome desse Eli Duarte de um post seu de 1° de março de 2008, onde você narra as circunstâncias em que foi chamado a titular um texto a ser publicado no Página 20, destinado a "queimar" o Silvio Martinello, inclusive com fotos aereas da residência deste. Confesso que a imagem que você nos permite formar daquele grupo que alí você encontra ao chegar ao P. 20 (entre eles Oli), não é das melhores, sobretudo no que diz respeito à questão da ética profissional. Considerei aquela sua declaração muito importante para percebermos o lugar de submissão dos jornalistas em relação aos governos, mesmo naqueles que prometiam conferir mais transparência e menos promiscuidade à relação com os meios de comunicação.

ALTINO MACHADO disse...

Tire as conclusão que bem entender. Não responderei a um anônimo.

Fábio Lima disse...

Não conheço Oli Duarte pessoalmente, mas segundo fontes fideldignas, não é de todos o pior para assumir esse cargo. Boa sorte nessa nova empreitada.

Anônimo disse...

Altino,

Plácido de Castro, Teixeirinha, Pedro Ranzi, Dep. Tchê, Eduardo Vieira, Oli Duarte ( por um acaso será parente dos Advogados ?) Etc..., viva a gauchada tche!

ALTINO MACHADO disse...

Viva a gauchada, sim. Gosto dos gauchos. Alguns já são mesmo é acreanos ou acrianos, mas vão permanecer também sendo gauchos. Não tenho contra a gauchada. A maioria deles muito mais dignos do que certos acreanos que conheço.

. disse...

Altino, antes de tudo, quero te desejar um Feliz 2009, com muita saude, paz e sucesso, que Deus te abençoe e proteja.

Achei uma coisa interessante, voce falou de anos de chumbo, quando foi que isso existiu no Acre?

ALTINO MACHADO disse...

Leandrius, estou me referindo aos anos 1990, quando se matava no Acre por qualquer coisa. Não é do seu tempo? Se havia um esquadrao da morte que julgava e condenava, eu nao posso me referir ao aos anos de chumbo? Ou vc acha que essa expressao vale a pena pra ditadura militar em relaçao ao pais? Veja o contexto. Que saco, porra. Voces sao muito desagradáeis com esses questionamentos bobos. Eu escrevo essa droga de graça e ainda tenho que ficar explicando. MERDA! Feliz ano novo tambem.

Anônimo disse...

Altino
Até que enfim arranjaram uma ocupação para o Oli.
Feliz ano novo pra vc e pra quem fo da sua familia, Altino

Anônimo disse...

Calma Altino,

não fica estressado com comentários, se não, quem vai nos informar as coisas que acontecem no Acre.

Relaxa, toma um champanhe, ou um vinho, afinal e final de ano cara..relaxa.

ALTINO MACHADO disse...

Tin-tin!

Anônimo disse...

Então esta tudo dominado na florestania?

Anônimo disse...

Informo que o SAERB continua mandando lama no lugar da bendita água lá para as torneiras da minha casa, na marechal Deodoro, próximo ao Parque da Maternidade. Isso é caso de polícia, PROCON, Ministério Público! Não acredito que isso só aconteça comigo. Temos que denunciar, pois se continuar o fornecimento de lama, logo, logo teremos uma epidemia na cidade. Pô, SAERB! o quê tá acontecendo?

. disse...

Altino, amansa, rsrsrsrs

Esse tal anos de chumbo é igual a contra-revoluçao de 64, so eram atingindo os subversivos.

obrigado pela lembrança de feliz 2009