segunda-feira, 10 de novembro de 2008

COM LEGALIDADE, SEM PERSEGUIÇÕES

Comentário de Rodrigo Robleño:



"Olá, Altino, Alce e todos. Parabéns por entrar com coragem nesse tema polêmico e que tem gerado tantos conflitos. Trabalho no Cirque du Soleil, uma companhia conhecida por não usar animais (entre outras características), mas sou absolutamente contra a atual campanha que se faz no Brasil contra o uso de animais no circo.

Os argumentos usados são, em sua grande maioria, sem embasamento teórico/prático (usam de imagens generalizadoras e, entre elas, forjadas...), também se apresentam preconceituosas e, diferentemente do que pregam, são pouco ligadas ao que é contemporâneo.

Visito circos tradicionais pelo mundo e vejo muitos circos que ainda usam animais, bem tratados, treinados com as condições que o avanço científico permite.

Sou a favor de uma lei que fiscalize o relacionamento entre animais e humanos em todas sua variedade, desde animais que trabalham em circos, na polícia, até os animais que vivem nos lares dos brasileiros; dos animais usados em laboratórios aos animais em zoológico e aos animais de rua, e, talvez mais ainda, do cuidado devido aos animais irracionais e racionais, se é que me entendem...

Que aqueles que desrespeitam a vida sejam punidos, mas que aqueles que conseguem harmonia junto aos animais que criam, que cuidam, que treinam, que exibem ou, inclusive, que comem, possam realizar suas atividades dentro da legalidade e sem perseguições de ordem duvidosa".

18 comentários:

Anônimo disse...

Não acha errado qualquer forma de exploração dos animais?
Para você algumas podem e outras não?
Viver a vida toda encarceirado e solitário pode ser bom desde que o espaço seja limpimho e não falte égua e comida?
Acho bom rever seus conceitos.

Anônimo disse...

Se fosse possível que o Brasil fiscalizasse corretamente o uso de animais em qualquer setor, talvez valesse a pena. Se o IBAMA que é o IBAMA não consegue fiscalizar tudo e ainda por cima é considerado o órgão mais corrupto do país, como poderiamos crer que os circos estão sendo fiscalizados e todos os animais estão vivendo felizes e saudáveis? Me desculpe, mas mesmo que exista um único circo legal, existem tantos outros que são centros de tortura que é necessária uma lei reguladora que impeça todos os animais em circo. É só uma questão de fazer as contas.

Vista-se disse...

O próprio Cirque du Soleil é um belo exemplo de que não precisamos de animais da África viajando acorrentados em carretas pelas estradas brasileiras.

Anônimo disse...

Não existe a menor possibilidade de haver uma fiscalização eficiente por todo o país. E mesmo que houvesse, não é justo escravizar seres vivos.
Amo os animais e não acho divertido ver animais fazendo palhaçadas inventadas por humanos. Que os próprios homens façam as macaquices que inventam, oras.

Anônimo disse...

Eu fico abismado que alguém que trabalha no Cirque Du Soleil tenha essa visão especista dos animais em circo. O Rodrigo escolheu trabalhar no circo, não nasceu em cativeiro ou foi roubado do seu habitat natural para ser arrastado de cidade em cidade por pessoas sem escrúpulo. E lógico, acreditar que fiscalização resolveria o problema não é falsa inocência, é hipocrisia mesmo.

Anônimo disse...

"Os argumentos usados são, em sua grande maioria, sem embasamento teórico/prático (usam de imagens generalizadoras e, entre elas, forjadas...)"- As imagens são reais, e os argumentos são todos embasados em fatos, provas, fotos, testemunhas e mesmo no corpo dos vários animais que os donos de circo abandonam qdo. eles já não mais servem para o 'show'.Portanto sr. rodrigo, o sr. que deve estar tremendamente desinformado à respeito de todos os MAUS TRATOS comprovados em todos os circos que utilizam e exploram os animais. Muito fácil falar que não há maus tratos, o difícil é obter provas concretas de que isso realmente acontece, e isso, sr. rodrigo, as pessoas que amam os animais já fizeram, fazem e vão fazer sempre pelo bem dos inocentes. Lugar de animal é em seu habitat natural ou com uma família que o ame.

Anônimo disse...

EM QQUER LUGAR DO MUNDO EXPLORAÇÃO DE ANIMAIS PARA ENTRETER HUMANOS SERÁ ABSURDA, NA MINHA OPINIÃO. POR MELHOR QUE SEJAM TRATADOS ESTÃO LONGE DE SEUS HABITATS, ADESTRADOS E OBRIGADOS A TRABALHAR. ELES NÃO TEM ESCOLHA, SÃO INDEFESOS, DEPENDEM DA MINIMA PARCELA DA POPULAÇAO HUMANA QUE REALMENTE USA A RAZÃO PARA OS SALVAR DESSE CRIME.
E DESDE QDO USA-SE ANIMAIS PARA PESQUISAS DE FORMA RESPEITOSA?? PEDINDO :POR FAVOR, SR RATINHO, SR COELHINHO E OUTROS BICHINHOS: DEIXE-ME APLICAR UMA DROGA EM SUAS BUNDINHAS? NÃO VAI DOER NADA...O COMENTÁRIO FOI INFELIZ.
DA MESMA FORMA, COMO COMER O ANIMAL DE FORMA RESPEITOSA, HARMONIOSA?? SOMOS HUMANOS, COM CAPACIDADE DE RACIOCINAR E NO ENTANTO, AGIMOS COMO OS ANIMAIS IRRACIONAIS, QUE COMEM A CARNE DE OUTROS ANIMAIS POR INSTINTO DE SOBREVIVÊNCIA.NÓS NÃO PRECISAMOS DISSO!
RESUMINDO: OS ANIMAIS MERECEM NOSSO RESPEITO E TEMOS, POR DEVER DE CONSCIÊNCIA,PROTEGÊ-LOS E RESPEITÁ-LOS.
JEANNE KNOPF

Anônimo disse...

Prezado jornalista.

Primeiro: os animais não foram feitos para serem explorados pelos seres humanos: nem pra divertimento, nem pra conhecimento, nem pra alimentaçao, nem pra vestuário, nem pra que finalidade for. Eles sao seres sencientes, ou seja, capazes de sofrer e sentir dor e emoção como qualquer ser vivo. Eles têm sua propria vida e essa, definitivamente, não é de propriedade do ser humano. Quando o senhor diz ser a favor do uso de animais em circo e qualquer outra forma de uso dos animais, o senhor está dizendo sim à escravidão animal. Nenhum animal "trabalha" em beneficio do ser humano porq quer, mas porq è obrigado. Isso entao não é "relacionamento", mas "escravidão", ou seja: exploração. O senhor gostaria de ser explorado como são os animais? Na natureza, os animais comem uns aos outros sim, mas aí eles nao tem escolhas. O interrelacionamento aí sim é que é natural, e nao artificial como é entre o homem e o animal. Na natureza os animais tem a chance de escapar de seus predadores, mas enjaulado, que chance tem um animal?

Segundo: circo não é habitat natural de nenhum animal. Se nao é seu habitat natural, entao picadeiro não é o seu lugar. E isso nao tem o que discutir. Lugar de leao é na selva. Não consigo entender como um jornalista como o senhor, q se diz tão informado, é capaz de declarar ser a favor de animais em circo. No programa Super Pop da semana passada um representante do Ibama declarou AO VIVO "para quem tem ouvidos para ouvir" de todas as atrocidades que se cometem contra os animais, e isso recentemente, como foi o caso do urso abandonado semanas atras em estado lastimavel, sem presas, sem dentes, demonstrando um comportamento repititivo anti-natural. Jamais haverá lei que possa regulamentar tal atividade e garantir a esses animais alguma dignidade.


Se o senhor exige para si dignidade, e isso significa q não deseja ser explorado por nenhum outro ser humano, entao deveria concordar tb que o animal tb merece essa mesma dignidade e q o destino de sua vida pertence apenas a ele, e nao ao ser humano. NÃO TEMOS ESSE DIREITO!

Anônimo disse...

"O circo com animais ensina a criança a rir da dignidade perdida dos animais. Nesse caso a humanização dos bichos reflete claramente a falta de humanidade das pessoas, projetada em um macaco de vestido, camuflada sobre o riso." (Olegario Schmitt)
Valéria Cardoso

ALTINO MACHADO disse...

Não vou mais liberar comentários do pessoal que de repente apareceu aqui criticando o autor do post e que recorre ao anonimato para discordar e até ofender.

Anônimo disse...

postado por Izolina Ribeiro

Num mundo perfeito, talvez algum país do seu
imaginário, haveriam formas de se fiscalizar esse "relacionamento" à que o sr se refere. Moro na maior cidade desse país e aqui já temos aprovada uma lei que regulamenta o comércio e a criação de animais desde o meio desse ano. Eu e um grupo de protetoras estamos tentando fazer com que a lei seja cumprida, e com raras excessões temos conseguido algum progresso no sentido de ver esse tipo de comércio punido. Imagina no restante desse mundão que é o Brasil. Nem se nós acreditássemos em duende, daria para botar fé em fiscalização, veja o exemplo aí para as suas bandas, com a nossa floresta sendo botada abaixo por criadores de boi e plantadores de soja. Além do que os animais não devem ser utilizados pelos humanos simplesmente por pertencerem à espécies diferentes para serem ridicularizados. Alguém aí já viu na natureza algum elefante subindo em banquinho, algum tigre saltando em direção ao fogo, ou algum urso catando uma bicicleta e saindo em disparada? ah, me poupem!!!!!!ah outra coisa para quem acha que um detergentezinho no olho é bom, porque não experimenta ele mesmo?

Anônimo disse...

"Trabalho no Cirque du Soleil, uma companhia conhecida por não usar animais (entre outras características), mas sou absolutamente contra a atual campanha que se faz no Brasil contra o uso de animais no circo."
aI, QUE ENGRAÇADO... nO CIRQUE de soleil ja contratam burros?????
Isabel carneiro

Anônimo disse...

Fico perplexa ao ver que o mundo ainda tem muito que se arrastar,quando leio que ainda tem humanos ondde a lei áurea foi extinta pocausa da escravidão,vejo que acham correto escravizar animais.Acham mesmo que mesmo fiscalizando estes animais que são livres tem que pagar pelos erros dos humanos?pela ganância humana?pela boçalidade humana?pelo pecado humano?Tenho vergonha de ser desta raça,e este mau exemplo que trabalha no cirque du soleil teria que ser banido por pensar assim e sujar o nome de um circo onde há trabalhadores inteligentes,este se destoa
REGINA MOURÃO

Bárbara Stracke disse...

Altino, penso que se tratassem bem dos velhinhos nos asilos, mas pusessem eles para entreter um público, por dinheiro para o tal asilo, seria repugnante.

Mesmo que alimentassem e cuidassem bem desses idosos.

Pq é uma forma de abuso, mesmo assim.

Isso não é viver, é sobreviver. POis quem se rebela tem punição.

Sou a favor de circos sem animais. Sou a favor de uma lei que possa punir qlqr ser humano que explore, maltrate, abandone, enfim, um animal, da mesma maneira que se condena uma pessoa que comete crime contra um semelhante.

Acho um absurdo, embora qlqr um possa manifestar suas idéias, com direito.

Bárbara Stracke

Laís L. Kahtalian disse...

Infelizmente o mundo não é cor-de-rosa como a atmosfera do Cirque de Soleil, aonde Rodrigo Robleño trabalha. Ele já deveria saber disso; é muita inocência ou ingenuidade pensar que seria possível fiscalizar relações entre humanos e animais...principalmente num país como o nosso!

Tornando algo ilegal, um conceito começa a nascer nas idéias daquele que pratica o ato condenável. Um conceito que tenta avisá-lo do porquê ele não deveria estar fazendo isso - está aí o motivo do meu apoio à proibição de animais em circos.

Além disso, voltando a citar o Cirque de Soleil - esse espetáculo deixa mais que óbvio que não é preciso abusar de vidas para fazer um tipo de entretenimento tocante, magnífico e inesquecível.

Sugiro ao artista que leia notícias no jornal, internet, celular, aonde quiser, mas que seja melhor informado em relação às assustadoras atrocidades que um ser humano pode cometer a qualquer criatura, em relação à punição aos causadores desses atos, e as consequências de cada vítima deles; sugiro também que converse mais com pessoas a sua volta, para que veja que nem sempre alguém que parece ser uma coisa realmente é (e quem achava que uma criança que parecia tão "bem cuidada" poderia ser tacada da janela?); sugiro que pense, também, sobre a impotência dessa criança perante ao adulto agressor, a impotência de uma mulher perante a um estuprador e, por fim, a impotência de um animal dependente de cuidados perante a um cidadão indiferente à sua existência.

Laís Lundstedt Kahtalian

Unknown disse...

Sou contra animais em circo!!!!

Não se justifica!!!


Acho que os animais devem ser respeitados e não explorados para a diversão alheia!!!!!


Chega!

Luiza, vulgo Grilo. disse...

Eu acho ridículo a exploração de animais, não só como cidadã, mas como ser humano.
Sim, ser humano porque, nós, HUMANOS, é que temos a capacidade de discenir o certo e o errado de forma consciente. Animais que não utilizam a racionalidade - sim, eles possuem sentimentos, porque sentimentos são instintos apurados -, agem por instinto. Já que você tem essa capacidade, acho eu, que não deveria estar apoiando essa barbárie.
Isso não é lógico para o senhor?!

Mais agressivamente para você se tocar: já que é "legal" o uso de animais em circos... porque não põe o seu filho lá? ele é um animal também... a diferença é que tem consciência.

Diferenças, não querem dizer inferioridade. Por exemplo, em momento algum desse comentário eu disse que você é um acéfalo, ignorante, degenerado ou simplesmente um babaca filho da puta, eu disse?
Como eu tenho sentimentos, instintos, eu tive vontade, mas não o fiz, por respeito.E eu te respeitei, porque eu sou racional.

Uma pergunta que não quer calar... conhece a palavra RESPEITO?


Mais uma observação:
O animal mata pra comer, o ser humano mata por prazer. Quem é a "aberração" que deveria ser mostrada em circo aqui?

Passar bem.

Luciana disse...

Senhor, creio que deveria ser posto dois pontos:
1- é que todo ser quer ser livre. Podemos dizer até mesmo que por instinto.
2- Não importa se é uma gaiola 5 estrelas, ela sempre será uma gaiola.

Tendo isto em mente, e outros tantos comentários logo ai acima, creio que, a não ser que se consiga companhias de circo que tenham condições e se disponham a tratar os animais como tratam em alguns zoológicos em termos de espaço e responsabilidade (e mesmo em zoológicos, alguns animais ficam vergonhosamente contidos), creio que qualquer lei aprovada é no mínimo desrespeitosa.

E bem, em zoológicos os animais não são treinados a pular e sambar debaixo de estimulos algumas vezes por semana, o que é completamente fora de sua natureza.

Mas pois bem, vamos a parte construtiva. Porque em vez de apoiar essa lei pelos direitos dos animais num zoológico, o senhor não se engaja em conseguir uma leia que force os detentos a trabalhar, como é feito em muitos paises? Creio que é uma causa muito mais nobre, tendo em vista que se estão presos, é porque algo fizeram, e não é justo para com os demais cidadãos do país que criminosos vivam bem as custas de nossos impostos sem colaborar para renda, sendo que o dinheiro gasto com eles poderia estar sendo empregado na alimentação de outras pessoas que nada fizeram, ou em trabalhos sociais que evitariam a formação de novos bandidos.