terça-feira, 30 de setembro de 2008

MADEIRA, MADEIRA


Daqui, da varanda de minha casa, todo os anos, durante o verão amazônico, o que mais vejo passar diariamente são dezenas de caminhões carregados de madeira. As autoridades dizem que a madeira é oriunda de áreas de manejo. É muita madeira manejada, meu Deus. Moro numa Area de Preservação Ambiental onde o debaste de uma árvore pode resultar em multa. Coincidência ou não, o calor aumenta de modo assustador na nossa terra. Um termômetro no centro da cidade registrava ontem 40 graus. Hoje não está sendo diferente. Clique na imagem onde aparecem, da esquerda para a direita, meus pés de samaúma, mogno e limão.

11 comentários:

morenocris disse...

E nada muda neste país, não é mesmo?

Beijos.

Fica em paz.

Dona Sra. Urtigão disse...

impotencia, tristeza...O que poderia ser feito?

Anônimo disse...

esta cena que você acompanha na porta de casa, é mais freqüente na Via Verde, a partir das 21 horas. O trânsito de caminhões carregados de madeira é intenso, a caminho da BR 364, sentido Porto Velho. Vejo isto diariamente quando saio do trabalho e pego a estrada seguindo para casa. Chama-me a atenção a falta de fiscalização dos órgãos do meio ambiente. Afinal, estes caminhões todos saindo a esta hora para uma longa viagem, não podem estar totalmente legalizados. E pensar que há poucos anos, uns e outros eram veementes defensores da causa ambiental...

Unknown disse...

Esse tipo de fato é comum Brasil afora, sobre tudo no Acre. Aqui não se fiscalisa nada, não se aplica nenhum auto de infração, nada. O IMAC é um órgão passivo, o IBAMA outro órgão de m¨%#*, o INCRA segundo o MMA é o maior devastador da floresta amazonica, a SEMEA é um enfeite, esse órgãos nunca fizeram absolutamente nada, nada mesmo. Por isso o espanto de outro dia saber que um magistrado foi pessoalmente em algumas comunidades rurais.
Temos tantas opções que poderia ser utilizadas pelo produtores rarias ao invés de queimadas, a madeira certificada deveria ser obrigação principalmente nos estados amazonicos.
É o Acre...

Anônimo disse...

O mais incrível de tudo isso é que quando precisamos de uma simples ripa para uma cerca, precisamos passar por várias madereiras e depósitos de madeira, e mesmo assim, na maioria das vezes não conseguimos encontrar. Para onde vai toda esta madeira?? É muito interessante ver tudo isso sendo explorado para atender aos interesses dos estados do centro-sul do Brasil e de países estrangeiros, sendo que nós, que moramos aqui, temos que nos contentarmos com o "resto" da madeira que sobra, por sinal, de péssima qualidade e com preço absurdo!!! A vale ressaltar que tudo que o colega hercules falou é verdadeiro, e concordo também com o amigo anônimo, reafirmando também que não ocorre o que ele relatou somente na BR-364, ocorre em todas as rodovias do estado.

Anônimo disse...

A coisa ta feia, da tristeza, dor no coração de ver caminhões carregando madeira, arvores jogadas no chão pelo ronco do moto serra queimadas e um grande rebanho de boi aumentando sem controle, sonhos de pessoas que foram enterrados no dia que os próprios lideres defensores da Amazônia foram mortos seus sonhos foram juntos com eles. Poucos são os que ficaram defendendo uma Amazônia que a cada dia está diminuindo dando espaço para os chifres.
Há quem acredite, que a senadora ex-ministra não fez absolutamente nada para evitar a destruirão, já algumas pessoas principalmente grandes produtores rurais ficam revoltados pois acham que a senadora Marina Silva não deixa ninguém derruba uma arvore para planta arroz feijão, para manter o sustendo de suas famílias, a população de Basiléia e Epitaciolândia, não que ver nem falar o nome da senadora Marina, não consegue racionar que do jeito que vai a destruirão da Amazônia daqui a menos de dez anos o deserto será na Amazônia bem aqui onde nos estamos no nosso Acre, onde temos no poder amigos de Chico Mendes da presidência da república ao governo do estado.
O calor ta imenso as pessoas passam mal nas ruas a doença toma o lugar da saúde, e nossos filhos tem algum futuro a vista sem a Amazônia?


Leila

Thiago Martins disse...

Falar sempre foi muito fácil! Certo é que muito estamos longe do ideal, mas viver sem madeira não dá. É um romantismo irreal. Nascemos em berço de madeira (salvo aqueles que nascem em berço de ouro) e morremos em caixão de madeira. Geralmente, sempre temos madeira em algum lugar ao nosso lado.

Quando o IMAC e IBAMA multam e proíbem, reclamam que não deixam o Estado se desenvolver, ou o produtor viver. Quando vêem alguma coisa legalizada, acham que deveria ser impedido pelos órgãos. O Acre é o único Estado Brasileiro com uma Secretaria Estadual de Floresta!

Essa madeira da foto é, provavelmente, totalmente legal. Para ser legal, é obrigatório ser proveniente de manejo. Muitas marcenarias já foram fechadas pelo IMAC por falta de madeira manejada.
Agora, transportar madeira durante à noite é ilegal! Sendo manejada ou não, o transporte noturno é ilegal. Ou seja, caminhão de madeira andando à noite é quase certo ser madeira clandestina (não manejada-ilegal).

Falar é muito fácil! Mas será que estamos fazendo a nossa parte? Ou é responsabilidade apenas do governo??? Será que pagamos mais caro para apenas comprarmos madeira manejada para nosso uso?? Será que deixamos de fazer um churrasco para preservar uma área de mata que todo ano vai ao chão para aumentar o pasto dos ruralistas??? Será que temos uma 'pegada ecológica' sustentável??

Quando cada um fizer mais do que falar, a realidade se transformará!

Luz e paz!

Anônimo disse...

Madeiiiiiiiraaaaaa!
Dizem que existe por ai muitas florestas só de fachada,que por detrás é só pasto,foi pessoa séria que falou.Dizem que a saída da madeira tá legal, não existe nada fora do controle do estado, pois este está muito bem aparelhado e administrado por gente competente.

Anônimo disse...

Caro amigo Thiago!!!
O que vem ao caso, é o fato da grande quantidade de madeira que é enviada para fora do estado, enquanto que nós, que moramos aqui, na maioria das vezes temos que percorrer durante horas, de madeireira a madeireira, a procura de uma simples tábua e muitas vezes "está em falta". E para onde vai toda esta madeira?? E como você falou, muitas marcenarias já foram fechadas, lógico, esse negócio de madeira "manejada" só interessa aos grandes madeireiros, que formam um cartel e dominam a exportação da madeira. Um simples marceneiro que ganha seu sustento produzindo belos móveis não tem mais vez. E como o amigo Altino disse, "haja madeira manejada"!!

Thiago Martins disse...

Infelizmente, querendo ou não, o Manejo Florestal é a solução mais sustentável que temos na atualidade para a preservação da Amazônia.

A melhor solução mesmo seria adotar técnicas Permaculturais, mas isso ainda está "um pouco além da nossa realidade", como respondido certa vez para um projeto meu.

Caso seja um bom manejo, preserva-se bem a Floresta que pode se recuperar facilmente depois da exploração. O Governo Estadual, através da SEF, fomenta diversos manejos comunitários no Estado. Não é só para os grandes, mas é claro que não é para todos.

Em Brasiléia e Epitaciolândia, a Movebras (Associação dos Moveleiros dos dois municípios) assinaram há menos de um mês um TAC com o MP para poderem não fechar devido às diversas pendências. E um comprometimento deles é comprar apenas madeira manejada.

Existem alguns paradigmas a serem quebrados, mas não é impossível.
Existem muitos exemplos reais que o manejo é viável, como o Canadá ou a Costa Rica, que tem um ambiente muito parecido com o nosso. O Acre é pioneiro no Brasil em manejo de florestas nativas. Por isso, ainda há muito o que se melhorar.

Concordo plenamente que a madeira deveria ficar em grande parte aqui. Aí sim concordo que poderia ter uma ênfase estatal para isso. Se não, ficaremos na velha história "casa de ferreiro, espeto de pau".

O empresário madeireiro é um comerciante como outro, vende para quem paga mais. A culpa não é dele, caso exista culpa, é do capitalismo.

Uma idéia prática para a madeira ficar mais no Estado é muito mais útil do que qualquer reclamação. Afinal, chorar não adianta.

Luz e paz!

Unknown disse...

O tiago só acreditou na verdade quando a verdade se apresentou a ele. Parece que isso estar escrito em algum livro!
Isso serve para quem gosta de falar muito e bisbilhotar a vida dos outros.
O bom seria para cada árvore derrubada uma pena de 10 anos de prisão. Assassinar árvores é a mesma coisa de assassinar homens.