quarta-feira, 17 de setembro de 2008

BOLIVIANOS E BRASILEIROS EM FUGA


Bolivianos e brasileiros estão fugindo do departamento de Pando, na Bolívia, onde o assassinato de 15 pessoas e os distúrbios em Cobija, a capital, resultaram em decretação de estado de sítio e na prisão do governador Leopoldo Fernández. Eles buscam refúgio em território brasileiro, principalmente em Brasiléia (AC), cidade separada de Cobija pelo Rio Acre.

- Nós já recebemos mais de mil bolivianos, além de um grupo brasileiro com 30 homens, mulheres e crianças - afirmou o ex-prefeito de Brasiléia, José Alvani, da Secretaria de Articulação Institucional do governo do Acre.

Os 30 brasileiros viviam no povoado de Porvenir, a 30 quilômetros de Cobija, onde pelo menos 15 pessoas foram assassinadas por autonomistas ligados ao governador de Pando. O grupo está abrigado provisoriamente na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Brasiléia e agora espera contar com apoio do governo estadual para permanecer definitivamente no Acre.

A agricultora Maria Benedita Abreu, que morava em Porvenir há 17 anos, disse que no povoado existem brasileiros vivendo há mais de 40 anos. Ela era criança quando os pais, seringueiros do Acre, decidiram mudar para a Amazônia boliviana.

- A seringa acabou e a gente seguiu trabalhando como caseiros dos proprietários rurais. Na Bolívia, a gente só tem o direito de morar. Pode até ser posseiro, mas não tem direito de se tornar proprietário de terra. Não quero voltar. Tenho pânico de bala e finado. Os bolivianos estão brigando entre si e a gente pode acabar sendo atingido. Não vamos esperar isso acontecer e agora temos uma boa oportunidade para ficar no nosso país. Queremos que o governo faça alguma coisa - disse Benedita.

Leia mais no Blog da Amazônia.

7 comentários:

Eufrásio disse...

Espero que os patrícios lembrem da acolhida quando tudo passar e tiverem que nos receber em nossas constantes idas por lá.

. disse...

O sonho de Fidel esta espalhando-se, agora nossos comunistas nao precisam ir a Cuba, e so atravessar a ponte de Epitaciolandia

Luciano Vital disse...

Cadê o tal apoio dos parlamentares acreanos aos brasileiros que vivem na Bolívia? Pelo que vi hoje na reunião com os familiares dos estudantes, mais uma vez tudo não passa de blá blá blá do senador Tião Viana e companhia. Trouxeram até um tal de representante do Ministério, mas de concreto nada foi montado pra tirar nossos parentes de lá.

Gildson Goes disse...

Penso de que lado da disputa estaria Che Guevara nessa situação...

. disse...

Sereingueiro, pode ter certeza que aquele canalha, estaria do lado que fosse atender seus interesses ditatoriais e sanguinarios

Unknown disse...

O legal de tudo isso é que pelo menos uma coisa estar se confirmando no mundo: "Quem manda é Deus".
E o fumaceiro continua, e as queimadas continuam e etc...
Gente: "vamos rezar".
Estou com medo!

Unknown disse...

Salve-se quem puder!
E agora josé?