quinta-feira, 18 de setembro de 2008

106 PESSOAS DESAPARECIDAS EM PANDO


A Federación Sindical Única de Trabajadores Campesinos de Pando, departamento onde pelo menos 15 pessoas foram vítimas de massacre cuja autoria intelectual é atribuída ao governador Leopoldo Fernández, divulgou lista com nomes de 106 pessoas desaparecidas há uma semana; veja aqui vídeo com depoimento de um camponês.

O documento foi entregue a Waldo Albarracín (foto), Defensor do Povo, e está sendo distribuído às organizações internacionais de defesa dos direitos humanos. A lista inclui, ainda, os nomes de 24 feridos e de 13 prisioneiros. O Blog da Amazônia foi o único veículo de comunicação autorizado pelos camponeses a participar da reunião deles com o ombudsman do governo boliviano.

Os camponeses relataram ao Defensor do Povo o desaparecimento de crianças que acompanhavam seus pais na marcha em direção à Cobija, capital de Pando, no dia 11 de setembro. Eles acreditam que alguns desaparecidos possam ter sobrevivido refugiando-se na floresta, mas que foram perseguidos e assassinados por funcionários do governo de Pando, a mando do governador, que se encontra preso em La Paz.

Leia reportagem exclusiva do Blog da Amazônia.

3 comentários:

Luiz Matos disse...

Enquanto isso, Rio Branco amanhece cinzenta da fumaça que outrora representava o "verde amazônico", mas que hoje nada mais é do que um espelho de nossa indiferença.

Zeza disse...

Venezuela ‘aterroriza’ na fronteira
Altino, acabo de ler no blog do jornalista Claudio Humberto, de Brasília, que: "Bolivianos de Cobija, capital do departamento (estado) rebelde de Pando, relataram à coluna que soldados venezuelanos aterrorizam a cidade, invadindo casas, estuprando mulheres e fechando o comércio. Um médico-legista boliviano, que fugiu para Brasiléia, no Acre, diz que há cadáveres boiando nos rios. O governador de Pando, Leopoldo Fernández, está preso numa região central da Bolívia."
Pois bem, será possível você confirmar esse lamentável fato, ou desmentí-lo, se possível? Fico no aguardo e aceite aqui um forte abraço de manacá da serra.
Zeza Amaral, jornalista e cronista do jornal Diário do Povo.

ALTINO MACHADO disse...

É mais uma mentira do Cláudio Humberto. As fontes dele para escrever sobre Acre e Pando são sempre irresonsáveis. É mentirosa a nota. Consulte a outras jornalistas brasileiros e da imprensa internacional que estão aqui.