quarta-feira, 6 de agosto de 2008

UMA VIAGEM LUXUOSA NA AMAZÔNIA

Estrangeiros pagam quase US$ 5 mil por passeio


Apenas quem já suportou o ambiente hostil da Amazônia, sobretudo os ataques dos insetos e a modorra decorrente do calor e umidade, é capaz de imaginar o quanto vale encontrar na floresta um modesto tapiri, coberto de palha e sem paredes, para pernoite e alento da matéria sofredora, ao final do dia, após percorrer as belezas naturais da gigantesca região.

O homem simples da Amazônia sabe que não tem preço o abrigo de uma choupana, onde pode atar a rede ou dormir no assoalho de paxiúba para seguir viagem ao amanhecer do dia seguinte. Isso pode até não ter preço, mas, em Iquitos, no Peru, viajantes e aventureiros de diversas partes do mundo chegam a pagar US$ 700,00 para pernoitar no barco Aqua, durante viagens pelos rios e florestas da Amazônia Peruana.

São turistas ricos, principalmente da Ásia, Europa e Estados Unidos, ávidos por expedições organizadas no primeiro cruzeiro de luxo daquela região, navegando no Amazonas, o mais largo, caudaloso e extenso rio do planeta.

A localização da nascente, a cerca de 1 mil km no sentido sul da cabeceira do rio Marañon, faz com que o rio Amazonas, com 6.850 km de extensão, supere o Nilo, com 6.695 km, também em extensão. E o barco ancora em diferentes pontos do rio e seus passageiros exploram áreas remotas da floresta, como a Reserva Nacional de Pacaya-Samiria.

O Aqua é luxo só. Foi concebido pelo famoso arquiteto e designer peruano Jordi Puig. Conhecido como um dos melhores designers de interior de seu país, tendo seu trabalho sido destacado duas vezes na revista britânica “Wallpaper”, Puig deu o seu toque especial ao belo Aqua.

O barco mede 30 metros de comprimento e ostenta 12 suítes luxuosas, com 21 e 22 metros quadrados, cada uma com duas camas, ar-condicionado, janela panorâmica e sala de estar. Quatro das suítes são interligadas para abrigar famílias.

Leia mais no Blog da Amazônia.

Nenhum comentário: