domingo, 17 de agosto de 2008

CONVERSA COM JORGE VIANA

O ex-governador Jorge Viana e o repórter Leonardo Coutinho, de Veja, não se suportam, mas isso não impediu a conversa de ambos para a edição da semana:



"Desde que deixou o governo do Acre, há vinte meses, o petista Jorge Viana se divide entre a presidência do conselho da Helibras e consultorias à Aracruz Celulose e ao banco Société Générale. Político profissional, vive sua primeira experiência no setor privado

Qual é a diferença entre os setores público e privado?
Um executivo tem metas, planos, disputas e concorrências. No governo, não tem nada disso. O cara que tem mandato geralmente fica acomodado.

O senhor ficou assim?
No PT, quem mais gastou tempo com planejamento fui eu. Adotei um modelo de gestão de resultados focado na iniciativa privada.

Quem tem a vida mais dura, o político ou o executivo?
É mais difícil ser executivo que governador. Tenho trabalhado mais. As cobranças sobre os políticos estão aquém das que ocorrem nas empresas. Aqui, quem não atinge metas está fora.

O que o senhor já aprendeu?
Quando o político erra, só é cobrado no futuro. Quando um executivo erra, ele pode perder o cargo. Agora meu pescoço está à prova todo dia.

Financeiramente, compensa viver na corda bamba?
Saí do governo com dívidas. Agora pago minhas
contas e faço economia.

Seu patrimônio está crescendo?
Está, mas com uma diferença. Alguns políticos fazem mágica para ficar ricos enquanto estão em cargos públicos. Estou melhorando meu padrão no setor privado".

7 comentários:

Jean Freire disse...

Lembrei-me do filme Tropa de Elite, Capitão Nascimento. Esse Jorge Viana é um fanfarrão! Dizer que saiu do governo com dívida, e só agora está conseguindo pagar as contas... Conta outra!!

acreano disse...

Tadinho
Recebia pagamento de diárias pelas viagens todos os "dias", comia e vestia por conta do contribuinte, ganhava mais de 18 mil poor mês e ainda tá com dívidas?

Gabi Ramos disse...

O cara écompetente, isso não podemos negar. Foi um gestor a frente de todos os outros que o estado já teve. Melhorou a Capital mesmo. Mas poderia ficar sem essa. Dizer que saiu do governo cheio de dívidas é um pouco de exagero e cara de pau também. Pois sabemos que a família Viana ta muito bem de vida, graças a política.
Gabi Ramos - Cascavel, Paraná

Unknown disse...

Qual ex-governador estar com padrão de vida econômico, menor que o Jorge Viana? Não estou defendendo o ex-governador apenas, acho que infelismente estamos muito longe de ver um governador ou político sair do seu cargo de sandália de borracha sem conta bancária ou sem patrimônios.Acho quase impossível.
Pelo menos, o Jorge tentou dividir melhor que os outros o Bôlo saboroso, que é confeitado especialmente com os nossos Impostos.

Acreucho disse...

Fala sério chará! Sair do poder com dívidas? Nem que a vaca tussa.
Desde quando político tem prejuízo em alguma coisa?
Que quando ele chegou no Acre puxava uma cachorrinha a gente sabe, garoto, recém formado...sem emprego... Flaviano o nomeou pra FUNTAC e o rapaz cresceu...

francisco silva disse...

Esse Jorge Viana é mesmo espirituoso vcs não acham?
Presta atenção, se a assessoria imediata dele, esta toda arrumada e amparada para mais cem anos. A família Viana, do mamando ao caducando só na finesse, todos bem nascidos e bem criados. Imagina o comandante.

Chico Silva

Gabi Ramos disse...

Realmente ele é espirituoso mesmo Francisco. Essa palavra se encaixa certinho para a colocação dele.
Gabi - Cascavel - Pr