terça-feira, 22 de julho de 2008

VIDA DE CHICO MENDES EM LONDRES

O trabalho faz parte da leva de espetáculos para toda a família que os teatros de Londres apresentam todo ano na época do Natal, num gênero conhecido como pantomima ou Christmas show

Com a inusitada comparação do Chico Mendes a Jesus Cristo, o espetáculo "Amazônia" será apresentando em Londres no mês de dezembro. A peça tem direção do ator Pedro Cardoso de "A grande família" e do inglês Paul Heritage e cenários de Gringo Cardia, que será apresentada no Young Vic Theatre, em Londres, de 27 de novembro deste ano a 24 de janeiro de 2009.

O trabalho faz parte da leva de espetáculos para toda a família que os teatros de Londres apresentam todo ano na época do Natal, num gênero conhecido como pantomima ou Christmas show. "Amazônia" é idéia de Paul Heritage, diretor inglês que há mais de três anos freqüenta o Brasil e projetos culturais do país como o AfroReggae.

"Paul Heritage e David Lan, diretor artístico do Young Vic Theatre, chamaram o Pedro para fazer uma adaptação de Os ignorantes em Londres. Isso ficou para ano que vem, e, então, apareceu a idéia do Amazônia. Eu entrei desde o começo porque já tinha feito o cenário da outra peça no Brasil - afirma Gringo Cárdia, que complementa. “Paul Heritage é muito ativo na cultura brasileira, e quase todo mundo de teatro o conhece. Acabei trabalhando com ele pela primeira vez em leituras de Antônio e Cleópatra que fizemos (com o AfroReggae) em Parada de Lucas e Vigário Geral. Tenho vários amigos em Londres que dizem que Paul é o embaixador cultural do Brasil na Inglaterra”, destaca.

“Quero trazer o espetáculo para o Brasil, para Rio, São Paulo e outras cidades, talvez no ano que vem. Quis fazer com essa condição, porque acho que a arte brasileira tem de ser valorizada é no Brasil mesmo, e não por ser vista lá fora”, sublinha Pedro Cardoso.

Enredo

A trama do espetáculo se passa numa floresta Amazônica habitada pelo seringueiro e líder ambientalista Chico Mendes e por “mitos da floresta”, segundo Cardia, que vai se basear em desenhos de artistas brasileiros, como o recifense Derlon. Atualmente no Canadá, num trabalho com o Cirque du Soleil, o cenógrafo adianta que o cenário de "Amazônia" será formado por uma floresta de lixo.

“A montagem é, para mim, um elo entre o homem contemporâneo e a natureza. Por isso, criei uma floresta de lixo em Londres, para fazer as pessoas pensarem que o planeta está sempre em conexão. Londres já teve sua Amazônia há muitos anos e, como qualquer civilização, a destruiu. Minha idéia é que as pessoas se reconheçam no lixo que produzem” diz Gringo Cárdia.


Agora, no dia 16 de agosto, em parceria com a Spectaculu, uma ONG de Cardia, o Young Vic Theatre mostrará uma espécie de primeira etapa do projeto de Amazônia: uma festa junina que terá como tema os direitos humanos.

Fonte: O Estado do Maranhão

Um comentário:

karlota disse...

Altino aqui ao meu lado está o presidente da Liga de Quadrilhas Juninas do Acre - Liquajac, o Aurimar Aragão , este ano eles fizeram uma parceria com o Young Vic Theatre para a realização de um trabalho durante o XXIV Festival de Quadrilhas do SESC, o enredo solicitado era meio ambiente, reciclagem, Chico Mendes e os mitos da floresta. Foi uma grande performance dos 16 grupos que participaram do concurso, todos os diretores do Young Vic assistiram o concurso e o próprio Paul Heritage foi jurado. Da vida de Chico Mendes, os empates, a luta do povo da floresta, os encantos e mitos, o daime, enfim vários aspectos de nossa cultura amazônida foram abordados.É provável que muitos jovens tenham ouvido pela primeira vez falar dessas temáticas e como diz o próprio Aurimar:
"- Nós quadrilheiros ficamos felizes em saber que o nosso movimento estará servindo como laboratório para uma peça de teatro que chama a atenção para a história do Acre e as questões da Amazônia. O mundo precisa estar ligado para os problemas do planeta e nós queremos falar sobre isso!Já estamos em conversas para a ampliação da nossa parceria com o Young Vic." Pena que o Young Vic não cita onde foi seu laboratório de preparação para o novo espétaculo, fica registrado o protesto.