segunda-feira, 14 de julho de 2008

TIÃO VIANA SEM VAIDADE

Senador mostra compromisso com a democracia
e elimina suspeita de autoritarismo


Evandro Ferreira


No transcorrer do encontro houve um debate intenso e por vezes acalorado, inclusive por parte do Senador, que em nenhum momento deixou de defender seu ponto de vista a favor da mudança. O jornalista Antonio Alves foi um dos que defendeu com mais veemência a realização de uma consulta popular como forma de legitimar a mudança, tendo por isso arrebanhado a simpatia de muitos dos presentes.

Altino Machado, editor do Blog mais lido do Acre, criticou de forma contundente a posição do movimento sindical acreano, que, em suas palavras, "comeu mosca" nesta questão do fuso horário. Embora tenha usado a palavra 'peleguismo', e tenha por isso causado um princípio de revolta nos sindicalistas presentes, sua opinião foi reconhecida pela presidente do sindicato dos bancários do Acre, Edjane Batista.

De uma maneira geral, os relatos feitos por sindicalistas sobre os problemas enfrentados pela população com o novo fuso horário indicam que está havendo uma dificuldade grande de ajuste ao mesmo. E isso tem sido especialmente evidente entre os estudantes, trabalhadores e empresários do ramo do comércio.

Um fato grave já denunciado pelo Senador na Delegacia Regional do Trabalho é a pressão de empresários do ramo do comércio que estão obrigando trabalhadores a cumprir jornadas ilegais no período da tarde por não se conformarem em fechar seus estabelecimentos com o sol ainda brilhando no céu.

A maioria dos presentes apelou ao Senador para ele interceder junto ao governo do Estado para alterar o horário de funcionamento das escolas e das repartições publicas como forma de minorar os inconvenientes causados com a mudança do fuso.

Ao final da reunião, Tião Viana deixou claro que acredita no seu projeto mas que mesmo assim não se omitirá de submeter o mesmo à consulta popular para legitimá-lo.

Agindo assim, o Senador mostra um alto nível de compromisso com a democracia e seu gesto nobre elimina qualquer dúvida ou suspeita de autoritarismo de sua parte. Ao chamar para si a responsabilidade da consulta popular, deixa claro que a vaidade e a falta de humildade não dominam a personalidade e as atitudes daquele que é hoje o mais cotado para assumir o destino do Acre a partir de 2010.

Clique aqui para ler mais,
no blog Ambiente Acreano, do pesquisador Evandro Ferreira, sobre a reunião do senador Tião Viana com sindicalistas.

Nenhum comentário: