sexta-feira, 11 de julho de 2008

TIÃO VIANA DIALOGA COM SINDICATOS

Sindicalistas querem plebiscito sobre
a mudança do fuso horário no Acre


Continua a polêmica decorrente da mudança de fuso horário do Acre (uma hora a menos em relação a Brasília), instituída por lei do senador Tião Viana, sancionada pelo presidente Lula. Os acreanos, sobretudo estudantes e trabalhadores, desde o dia 24 de junho enfrentam o transtorno de acordar no escuro da madrugada para iniciar suas atividades.

A mudança atendeu à Rede Globo, após vigorar a portaria do Ministério da Justiça sobre programação indicativa na TV.
Pressionados por suas bases, vários sindicatos passaram a exigir a realização de um plebiscito que fora prometido pelo senador quando o mesmo começou a defender a mudança do fuso horário.

Tião Viana agora tenta estabelecer diálogo, após constatar os transtornos de sua iniciativa e ser bombardeado por críticas, como as do Simdecaf, que representa trabalhadores em meio ambiente, ciência e tecnologia, extensão rural, armazenamento geral e entrepostos, desenvolvimento cultural, industrial, rodoviário, do bem estar social e apoio à pequena e média empresa.

- Primeiro não se deve procurar mudar os hábitos de um povo por Decreto, por Lei ou qualquer outro instrumento normativo. Mudar costumes, hábitos, de uma comunidade, de um Povo, é algo muito sensível, muito delicado, que requer muitos cuidados, diplomacia, habilidade e ação política inteligente para uma construção coletiva e compartilhada. Esses ensinamentos são seculares - afirmou em nota (leia aqui) a diretoria do Simdecaf.

A CUT e os sindicatos estavam preparando um evento para deliberar sobre a questão, mas na semana passada receberam pela primeira vez um sinal de diálogo do senador. O resultado prático é que, na segunda-feira, a partir das 9 horas, na sede da CUT, Tião Viana vai se explicar sobre a mudança e ouvir as reclamações dos sindicalistas em nome da sociedade.

O Simdecaf chegou a sugerir que os legisladores do Estado do Acre, para fins de restabelecimento da situação horária anterior, instituam a ampliação em uma hora dos horários de expediente oficial. As aulas escolares, que começavam às 7 horas, passem a iniciar-se às 8 horas. Nas instituições do Estado e dos Municípios, os expedientes que começavam às 7 horas, passem a começar às 8 horas, e os que iniciavam às 8 horas que assim permaneçam.

- Nós sugerimos isso para remediar uma situação na qual as pessoas estão sendo forçadas a sair de casa na escuridão, mas o que queremos mesmo é que o senador, que tem o Acre e seu povo como uma causa, permita agora a população decidir democraticamente sobre a mudança por meio de um plebiscito - afirma Aloísio César, presidente do Simdecaf.

Manoel Lima, dirigente da CUT no Acre, disse que a entidade já fez reuniões com 22 sindicatos e quer ampliar o debate à sociedade.

- Reconheço que subestimamos o impacto da mudança de fuso horário no Acre, mas não será por isso que permaneceremos de braços cruzados. Não estou dizendo com isso que a lei do senador seja boa nem que seja uma porcaria - pondera Lima.

Após a reuniao com o senador, a CUT promete convocar quem possa ajudar num debate ampliado, entre os dias 17 e 20, para o qual espera a participação, entre outros, do governo estadual e das prefeituras.

A reunião de Tião Viana com a CUT acontecerá na Rua Alexandre Farhat, 112, no bairro José Augusto. Mais informações no fone 68 3222-8976.

5 comentários:

Cruzeirense disse...

Só pra eu entender...

Por acaso, se o Senador abrir os olhos pelo menos uma vez, e perceber a burrada que fez, pode voltar atras?

Se a resposta for não, é melhor não perder mais tempo com isso.

Nossos políticos são Made in Cobija.

Unknown disse...

Optando-se por um plebiscito, cuidado com as perguntas que serão formuladas. Não venham com perguntas tipo se o povo acreano quer se "igualar às regiões ricas do país" ou se o povo quer "corrigir as desigualdades" ou outras coisinhas como as que animam os argumentos pró-mudança.

Pergunte-se: vocês querem acordar no escuro para ir para a escola ou para o trabalho? vocês querem ir para cama com o sol alto ou preferem o velho esquema de dormir noite alta? Fica mais fácil entender, não é?

Luiz Matos disse...

Não sei se a motivação foi de fato a questão televisiva. Afinal, na Globo continuamos vendo programas gravados e hoje, plenamente às 11:30 da manhã, a TV 5 (Band) interrompeu o programa Jogo Aberto para mostrar o programa esportivo local e depois voltou o programa da rede nacional. Algo tosco, que só no Acre para acontecer.

Aflora disse...

Hum, parece que finalmente algo está acontecendo, vamos ver se vai pra frente e a gente consegue dar a nossa opinião sobre como queremos viver: acordando com o sol (tem coisa melhor?), ou não. "O povo unido jamais será vencido" - meio oldfashion, mas me veio a mente...

Unknown disse...

Talvez, você queira dizer 'old fashioned', não é, Mariana?