segunda-feira, 14 de julho de 2008

MÁRCIO THOMAZ BASTOS

“Caso Chico Mendes não mudou a Justiça”


O ex-ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos trouxe pela primeira vez ao Acre a cerimônia de lançamento do Prêmio Innovare cujo tema da V edição é “Justiça para todos”. Fez a opção pelo Acre por causa do “Ano Chico Mendes”, proclamado pelo Governo do Estado para marcar os 20 anos do assassinato do líder sindical e ecologista de Xapuri.

Márcio Thomaz Bastos e Sueli Aparecida Bellato atuaram no caso Chico Mendes como assistentes da acusação. Bastos não conheceu o seringueiro pessoalmente e soube do assassinato quando Luís Inácio Lula da Silva o avisou na noite de 22 de dezembro de 1988.

- Ele telefonou e disse: ‘Você não sabe a barbaridade que aconteceu: mataram o Chico Mendes’ - relata o ex-ministro em entrevista ao Blog da Amazônia.

Thomaz Bastos, que estava no final de seu mandato na presidênciada da OAB, logo passou a atuar no caso e participou do julgamento com a esperança de que fosse a fundação de uma nova era do Poder Judiciário brasileiro.

- É uma pena que em relação ao Judiciário o caso Chico Mendes tenha sido uma exceção - assinala.

O ex-ministro nega que tenha aconselhado o presidente Lula a entrar em acordo com a oposição, abrindo mão da reeleição em troca do restante do mandato, durante o escândalo do mensalão.

Lei a entrevista no Blog da Amazônia.

Um comentário:

Edson disse...

Petição de impedimento de Gilmar Mendes:

http://www.PetitionOnline.com/w267x65/