terça-feira, 3 de junho de 2008

VIDA BOA NÃO QUER PRESS (A)

José Carlos dos Reis Meirelles Júnior


"Quando o cabra num tem disposição
Pra trabaiá no serviço do alugado
Pega uma viola bota ao lado
Compra logo o rumanci do pavão
A aventura do diabo em Riaçhão
E o rumanci de Pedro Malazarte
Sai a gritar por toda parte
Por tostão em meio de feira
É camarada, assim dessa maneira
Que vem relaxando a minha arte"

Os versos acima são de Otacílio Batista e Diniz Vitorino, dois grandes cantadores nordestinos, em um desafio. Lembrei-me deles como uma crítica a mim mesmo. Porque?

Porque saí do meu serviço do alugado, lá pelas cabeceiras dos rios, onde conheço os remansos do rio, as passagens das costas de praia, os bicos de terra pra não subir e descer ladeira, onde moram os jaús e matrinchãs, e os parentes isolados, e peguei uma empreita que parece não vou dar conta.

Uma atividade de rotina, um sobrevôo na área dos parentes, e algumas fotos deles ganharam o mundo. E de repente eles passaram a existir. No serviço público, se não sair no Diário Oficial não aconteceu. No resto do mundo se não sair na mídia não aconteceu.

A idéia era chamar a atenção sobre os perigos que ameaçam estes povos, que o Estado só reconhece se pressionado pela opinião pública. Nada mais que isso.


Mas o que?

Depois que as fotos e vídeos começaram a rodar o mundo outra batalha começa a ser travada entre os meios de comunicação, blogs, agências internacionais. Quem deu a notícia primeiro, quem é o detentor das imagens, quem é isso, quem é aquilo.

Aí entra um monte de especialista no assunto, que nunca andou lá pelas bandas do alto Envira, mas com certeza sabe muito mais dos parentes do que “ nóis.” Afinal “nóis num tem deproma”.

Meu telefone celular, aquisição também nova em minha vida, esquentou a bateria e não esfriou mais. Todo mundo quer fotografar os parentes. Vamos criar a Brabo-Tur! Do jeito que vai, quando o avião passar lá na maloca, vai ter um cartaz no terreiro escrito: Voltem amanhã. Fomos caçar!

Espero não me arrepender de ter exposto os parentes ao mundo e nada mais que isso. E me convencer de vez que vida boa não quer press (a).

José Carlos dos Reis Meirelles Júnior é coordenador da Frente de Proteção Entoambiental do Rio Envira, na fronteira do Brasil com o Peru

Nenhum comentário: