quarta-feira, 25 de junho de 2008

A TERRA DO POVO PREGUIÇOSO

Era uma vez uma terra onde existia um povo preguiçoso, mas tão preguiçoso, que todos adquiriram o estranho hábito de acordar apenas com o nascer do Sol.

Até que um dia surgiu a Mãe do Big Brother Brasil e mandou que o senador Tião Viana desse um jeito de fazer com que aquele povinho parasse de ser tão preguiçoso.

No começo, Tiãozão disse que faria um plebiscito para saber se o povo queria mesmo deixar de ser tão preguiçoso e fazer parte do bando trabalhador do País.

A maioria daquele povo preguiçoso queria mesmo era continuar tendo um pouco mais de paz, acordando com o canto dos galos e dos passarinhos do reino da floresta encantada.

Tiãozão desistiu logo do plebiscito ao perceber que não iria ficar bem na fita caso não conseguisse cumprir com a ordem da Mãe do Big Brother Brasil.

Quando ninguém esperava, Tiãozão falou com Lulinha Paz e Amor e seus 300 picaretas. De repente, a Mãe do Big Brother Brasil começou a ter prejuízo porque não podia mais exibir filminhos e novelas de sacanagem sem censura, em horário nobre.

E a Mãe do Big Brother Brasil, Lulinha e Tiãozão decidiram que a terra dos preguiçosos seria eliminada por força de um decreto.

Os 300 picaretas aprovaram e Lulinha sancionou a lei que obriga o povo a dormir mais cedo e a acordar antes dos passarinhos e galos do reino da floresta encantada.

Aí fizeram uma campanha publicitária desenhando um Sol bem alegre, que usava um bigode igual ao do Zé Bonitim. E contrataram Bill Halley e seus cometas para fazer um show e cantar rock around the clock às margens do Danúbio Azul que atravessava a aldeia.

Os servos do palácio foram liberados e assistiram ao show como convidados.


- Vai trabalhar vagabundo, Deus ajuda a quem madruga - gritava a multidão de súditos no circo.

Se o povo vai deixar de ser preguiçoso ou não, ainda não se sabe, mas o ritmo mudou. Imitando o Samba do Crioulo Doido, que o povo dançava nos tempos da ditadura, a floresta encantada agora dança o Mariri do Caboclo Doido.

14 comentários:

Acreucho disse...

Pelas fotos que eu vi do show, só tinha mesmo militância...em rítmo de campanha...

Unknown disse...

Diante da possibilidade de um grande número de descontentes, ou seja, diante do número de pessoas que não concordam com a mudança que se começa a conhecer, festas desse tipo não é comemoração, é escárnio para com a população.

Os responsáveis pelas estratégias de governo entraram numa perigosa rota de confronto, apoiada em medidas diversionistas, de confusão geral mesmo. Concorrem com suas atitudes para construir um ambiente de racha, quando deveriam tentar construir espaços de pacificação.

Mas, a meu juízo, tudo é decorrência da incapacidade explicar a mudança, de demonstrar os pontos positivos que, afinal de contas, não existem mesmo. A mudança é ruim e prejudica a população e ponto.

cadu.lopes disse...

eta, tenho medo do altino mais velho. ranziza desse jeito hoje, imagine no futuro... quanta besteira essas reclamações sobre a mudança do fuso. vc e toinho alves são os que menos podem reclamar: nenhum dos dois bate ponto, e nem precisa de relógio porque não têm compromisso... e na floresta?! na floresta o homem do seringal vai continuar acordando com o nascer do sol, e dormindo com ele... os ponteiros pouco importam. tenho certeza que se tivesse um plebiscito o povo teria votado a favor. e olha que eu nem gosto muito do tião viana.

Unknown disse...

Carlos Eduardo,
A popularidade do Tião Viana está tão em alta que quando fui fazer exercícios na AABB, por volta das 06:00h da madrugada, alguns funcionários me cumprimentaram com um BOA NOITE e, logo em seguida, propuseram fazer uma campanha para não votar mais no nobre senador. Talvez essa recente mudança de horário é que tenha sido um GRANDE ERRO HISTÓRICO, que vai fazer parte da biografia do parlamentar, que continua levando sua vida normalmente em Brasília, sem alterações em suas funções biológicas.

Anônimo disse...

Então...sinceramente eu sou preguiçosa mesmo e acho o cumulo ter que levantar no escuro para ir trabalhar!!!

Anônimo disse...

Então...sinceramente eu sou preguiçosa mesmo e acho o cumulo ter que levantar no escuro para ir trabalhar!!!

Anônimo disse...

Então...sinceramente eu sou preguiçosa mesmo e acho o cumulo ter que levantar no escuro para ir trabalhar!!!

Evandro Ferreira disse...

Carlos Eduardo,

Você diz textualmente:"...e na floresta?! na floresta o homem do seringal vai continuar acordando com o nascer do sol, e dormindo com ele... os ponteiros pouco importam".

Talvez você nunca andou pelo interior do Acre. Lá também tem escola, e nas escolas. incluindo as da zona rural, existe hora para começar e terminar o turno de aula. E a hora é determinada pela Secretaria (Estadual ou Municipal) de Educação.

Ou você acha que por lá o professor dá aula no dia e na hora que bem entender?

Conclusão: nós na cidade mudamos o nosso fuso horário para atender os caprichos do Senador Tião Viana. Mas lá na florestas, onde o pessoal não liga para relógio, eles não precisam disso não é mesmo?

Evandro Ferreira
Blog Ambiente Acreano

Socorro Craveiro disse...

Caro Altino, hoje na sala de aula um de meus alunos contou que o sobrinho ao ser acordado para ir à escola, falou - "Eu não quero ir pá escola de noite não...". Isso é que eu tenho pena. As crianças que vão para aula caminhando ou de ônibus, acordam com escuro,às 5h/5:30 (dependendo da distância), os pobizim.
E hoje também(2o. dia do novo horário) meu filho estava arrumado para sair às 6h.30min. achando que eram 7:30 (ele esquecera que havia ajustado o relógio). Quando ele saiu de casa é que percebeu estar adiantado. Meu despertador o acordara às 6h. (meu horário costumeiro de mãe e professora).
Quanto ao show de ontem, devo dizer que "desavisada" estava na cidade comprando uma "capa" para agüentar o frio no trabalho de S.João lá na madrinha Chica quando ouvi o estrondo ao longe "...anseios temperados com receios, paranóias e outras dúvidas, dúvidas...", corri. Fiquei na fila do gargarejo e filmei tudo pq. eu adoooooooooooooro o Los Porongas, mesmo sendo contra essa mudança de horário.
Bom, eu e meus alunos estamos levando café c/leite e pão prá comermos na ufac, pois não dá tempo de fazer o desjejum em casa.
Saudações sonolentas, Maria.

xapuriense disse...

Particularmente sou a favor da mudança de horário.

Sou contra a forma como a mudança foi feita. Ou seja, sem consultar os principais interessados (a população do Acre).

O abaixo assinado que percorreu repartições públicas e instituições privadas para mim não conta.

Digo isso porque muitos assinaram obedecendo ao chefe. Vi isso em uma Instituição do Sistema S. Estava eu visitando um colega em seu local de trabalho quando a tal lista apareceu. "É a lista do Tião falou um". "O super mandou colocar o nome ai"..... "..então eu assino", disse meu amigo...

O Horário mudou, como toda mudança acotecem resistências. É natural. Digo mais: existe sabedoria na resistência.

Eu sou a favor do novo horário.

Unknown disse...

Pela primeira vez acho nescessária uma nova revolução do povo acreano. Dessas que se fazem de 95 em 95 anos.

Pra ser radical, parar tudo mesmo. Ou simplesmente deixar o tempo passar.

Vamos nos mexer minha gente. Como ainda não sei. Mas aqui, tenho certeza que vai aparecer sugestões muito boas.

Abraços Altino.

Silvanio disse...

Esse Acre eh muito doido... Tião Viana continua a revolução, do horário, do honorário... Pensava que o Rei morasse em Rio Branco, mas para minha surpresa fica em sua sede, com sede, no Rio de Janeiro.
Quem pensei que fosse a Corte, apenas corteja... Eita mundinho.

Na próxima, com certeza, meu voto será do Marinho. Cabra bom governa de longe.

Srtª Amora disse...

semana que vem ninguém mais lembrará disso... ou seja, Tião Viana não marcou nada. Então chega de falatório inútil. Ou será que isso vai retroceder o horário? só ficou ruim, pq está fazendo frio. Povo bobo meu Deus!

GEGE disse...

Altino voce se lembra de quando o horário de verão voltou a funcionar no nosso querido Brasil no inicio da nova República onde todos os estados federados foram enquadrados, um ano após os estados da região norte e outros sairam deste enquadramento, por isso é que ficamos com três horas de diferença para o chamado centro economico nacional. Mas como os irmãos viannas adquiriram tanto poder e querem substituir os poderes do grande DEUS fica estes acontecimento nebulosos. Mas como não sei adorar falsos deuses ai vai o meu protesto.