segunda-feira, 2 de junho de 2008

"O SEU A SEU DONO"

O blog português Tupiniquim, dedicado aos povos indígenas, certa vez foi eleito o melhor do mundo. Há anos consta na lista de recomendados deste modesto blog.

Tupiniquim
é editado por dois jornalistas portugueses. Um deles, Luís Galrão, deixou aqui o seguinte comentário:

"Caro Altino,

Tem razão na crítica que deixou no Tupiniquim. Lamentamos a falha, mas muitas vezes limitamo-nos a reproduzir as notícias que vamos encontrando. Já publicámos um esclarecimento e estaremos atentos ao assunto.

Abraço".

Eis o esclarecimento do Tupiniquim:

"O jornalista Altino Machado alertou o Tupiniquim para a origem da notícia e das fotos da tribo de índios isolados que têm enchido os títulos dos jornais. O Tupiniquim limitou-se a reproduzir algumas notícias, sem se aperceber que as agências haviam-se apropriado indevidamente da história, facto que lamentamos".

Um comentário:

Matthew Meyer disse...

Hey Altino,

Inspirado pela reclamação no teu blog sobre os créditos para as fotos, escrevi para The Wall Street Journal, dizendo que eles tinham dado crédito à AP pelas fotos e que eles disseram que Survival International foi quem lançaram as fotos na quinta passada.

Agora me responderam:

Dear Mathhew,
Thank you for your note.
We have received the photo in question from the Associated Press. Often times AP will license an image for distribution or make other arrangements to put a photograph "on the wire". If you have certain knowledge that the owner of the photograph is
disputing this please forward me their information and I will get them in contact with AP.
All the best,
Jack Van Antwerp

O Jack diz que receberam sim as fotos da AP, que "muitas vezes a AP licencia uma imagem para distribuição ou fazer outro acordo para colocar uma imagem "on the wire," no "fio." Diz também que se eu tiver informação certa que o dono das fotos disputa isso, para fornecer os dados de contato do dono para dialogar com a AP.

E aí? Qual será que é a história da AP distribuindo essas fotos? Apropriaram-se indevidamente? A Funai vendeu?

Abraço.

Mateus