domingo, 22 de junho de 2008

A HORA DO SOL


Charge do Blog do Edvaldo.

Toinho Alves, que não viu a charge nem diria aquele
"seja feito (sic) a vossa vontade", pediu para transmitir o seguinte aviso:

- A dona da casa de oração que frequento decidiu que o relógio de lá continuará a marcar a hora antiga, baseada no Sol.

Leia mais sobre o HPTV (Horário Pós-Tiao Viana) no blog Ambiente Acreano.

5 comentários:

Elisson Magalhães disse...

Obviamente, fora o senador Tião e os beneficiados (sejam emissoras de Tv ou não)... alguém conhece algum mortal, acreano de pé rachado, q esteja satisfeito com a nova 'hora certa' do Acre???

Unknown disse...

Enquanto havia algum espaço para uma discussão capaz de gerar resultados ou mudanças de posições no encaminhamento do assunto estive (e ainda estou) ao lado dos que viam na mudança do fuso horário um caminho que provocaria prejuízos para o conjunto das comunidades que formam a realidade regional. Assinada a lei – o que foi realizado de forma não adequada, dado que a revelia da opinião de todos -, conclui deslocar meus esforços para outros temas e assuntos. Entretanto, nos últimos dias, período que antecede a adoção do novo fuso horário, alguns acontecimentos passaram a incomodar. Um desses incômodos decorre dos termos que compõem a ‘propaganda’ patrocinada pelo governo. Hoje, li no jornal A Tribuna, uma nota da qual retirei a passagem abaixo:

"Braga diz que os horários nos Estados e nos países são convenções que há muitos anos foram determinadas para dar um norte para que cada país e, por conseqüência, cada Estado se adequasse a um horário." Essa pérola é atribuída ao homem que cuida da 'propaganda' do governo. Essa ‘mera’ convenção a que ele se refere passou a ordenar o ‘processo de trabalho’ das sociedades, mundo afora. Sem qualquer importância, não é? A classe trabalhadora que o diga.

Sobre o tema do fuso horário ele já demonstrou que entende pouco dos muitos aspectos envolvidos quando divulgou um artigo onde levanta a referência do meio dia na formulação do horário de cada região. Um tema técnico a exigir a consideração de elementos sequer lembrados no texto que ele assinou.

Agora, com essa campanha sobre a mudança, ele demonstra praticar uma linha de propaganda que não pode ser considerada muito adequada, principalmente, quando se trata de propaganda de governo. Parece ser consensual que falsear a verdade, desvirtuar fatos históricos, inventar fundamentos e conteúdos não é um bom caminho para qualquer governo. Um outdoor reproduzido na imprensa é demonstrativo de como a propaganda enveredou nesse caminho. Agora, como porta-voz governamental, usa a imprensa para declarações nas quais confunde o papel de esclarecimento e convencimento que deveria ser a base da propaganda com um exercício de ‘autoritarismo’ e prepotência quando faz referência aos diversos grupos que compõe a comunidade acreana.

Não bastasse minimiza o tema quando fala ou opina sobre a noção de 'convenção', que para ele é algo absolutamente sem valor social. Pensasse um pouco melhor chegaria à conclusão que as 'convenções' são elementos fundamentais na organização do mundo dos homens na medida que emergem da prática quotidianas, formuladas e praticadas coletivamente, ou seja, algo que nasce de amplos consensos construídos ao longo da história das sociedades.

Entendesse isso, teria concluído que é de fundamental importância a consideração dos períodos noturno e diurno para na determinação da ‘convenção’ dos fusos. Olhasse melhor a sua volta, veria que a grande maioria dos ribeirinhos – pode, até mesmo, ser a totalidade - manda seus filhos para a escola e que esta funciona apoiada na organização das horas técnicas com as quais conta. Ou seja, essas pessoas descartadas das considerações sobre o fuso horário pelo notável do governo, necessitam, sim, do relógio para programar seus tempos e os seus horários. Também existem escolas nos seringais (pelo menos, havia).

Ferraz disse...

Pro relogio dela ficar na hora do sol, ela terá que adiantar em meia hora. Rio Branco está exatamente entre o 4º e 5º fuso, entao, o relogio dela terá que marcar -4:30 GMT.

Avisa pro Toinho Alves, falar isso pra ela.

naldo disse...

Realmente esse novo horário não agrada; o pior é que foi imposto sem debate nenhum. O senador "MARCOU" FEIO!

marcelo disse...

A população do Acre, ainda anda se perguntando que horas são? A resposta vem incontinenti, no horário velho são... e no horário novo são... Nota-se aí, que a maioria da população está atrelada ao antigo fuso horário do ACRE, que sem ser consultada teve que engolir este novo horário. Crianças e pais, são expulsos de suas camas ainda com escuro, para trabalhar, ir à aula, e serem entregues ao bel prazer dos marginais, que rondam as rotas das pessoas de bem. Este novo horário está onerando o bolso do trabalhador, pois ele tem de usar a luz por mais tempo, etc,.Os políticos que aprovaram(os políticos do outro lado) esta idéia não conhecem o ACRE, e nem seu povo trabalhador. O desmando é total por aqui, pois tudo vem de cima para baixo, sempre! e o Zé povinho é quem sofre, pagando os custos, para satisfazer os políticos cabeça dura de nosso estado, e por que não dizer do Brasil!!!? Há interesses financeiros por trás desta maracutaia de mudança de horário. Vejam que ele chegou com a terceirização da ELETROACRE, que vai ser beneficiada(aumento do consumo de energia), afirmo, porque quando são 05:00 h, equivale a 04:00 h antigo, sob escuridão total o acreano tem ligar as luzes de sua residência, para poder tomar banho, café e sair tremendo mais de medo, do que de frio neste mês de junho para ir ao trabalho e levar crianças para escola. Prejudicados porque existe um ajuste do relógio biológico, mudando totalmente os hábitos da população. Tem-se notícia de pessoas com insônia, devido o receio de perder horário de trabalho. Crianças que não querem ir para a aula, dizendo que estão com sono e ainda está escuro, Venhamos e convenhamos, como pode haver aprendizado de uma criança em tais circunstâncias?! Mas isso é o pogressú conhecendo nosso estado. Durma-se com um horário deste!kkkkkkkkkkk.bzzzzz,bzzzz,bzzzzzz,huaaaaaaa! Ai que sono!.