sexta-feira, 30 de maio de 2008

SOBRE AS FOTOS DOS ISOLADOS

Declaração do sertanista José Carlos dos Reis Meirelles Júnior, coordenador da Frente de Proteção Etnoambiental do Rio Envira:

- Para que fique claro, declaro que as fotos usadas no Blog do Altino e depois utilizadas no Terra Magazine, foram por mim fornecidas ao Sr. Altino Machado. Estas fotos são de propriedade da Fundação Nacional do Índio, enquanto os índios fotografados forem isolados e não podem ser usadas para fins comerciais e muito menos comercializadas.

E do Itaan Arruda, assessor de imprensa do governo do Acre:

- Gostaria de te informar que as imagens captadas por qualquer repórter-fotógrafico ou repórter-cinematográfico da Assessoria de Imprensa do Governo do Acre pertencem ao povo do Acre. São imagens públicas. São patrimônios públicos. Em respeito ao povo do Acre, a nós, servidores públicos e trabalhadores da Comunicação Pública do Acre, não nos é permitido lucro ou "complementação de renda" utilizando um patrimônio que não é privativo de ninguém exclusivamente. No entanto, vale ressaltar que o uso dessas imagens deve obedecer critérios de cessão que se iniciam com o contato óbvio e elementar com a Assessoria de Imprensa do Governo ou de qualquer órgão que trabalhe em parceria conosco. Cuidado que tu e o jornalista Bob Fernandes tiveram. Um grande abraço.

Um comentário:

morenocris disse...

Olá, Altino. Bom dia.

Que polêmica, heim? O Direito Autoral precisa ser mais estudo no país. Além do aspecto legal, existe a questão ética. A mídia trabalha com fontes e com fatos, é claro. Então, é imperdoável esse vacilo. Sou incapaz de explorar uma imagem ou um texto, sem citar a fonte, a autoria. E quando utilizo imagens sem autoria é porque não houve o cuidado do autor em colocar o seu crédito. Aliás, a internet está cheia disso. Sempre achei o Meirelles uma excelente fonte. E até já pressentia o seu furo de reportagem. E confesso que fiquei possessa comigo por ter dormido no ponto, mas estava nas pegadas faz tempo. Sabes, adoro o Acre, o seu povo, sua gente, seus blogs. Admiro o seu governador(deveria ter um blog também). Ah, gostei ainda do seu marcador de visitantes. Estou sempre na área verde porque aprendo muito e a vida para mim é isso, viver, apreender e aprender. Adoro o seu blog. Gosto de fazer amizades. De conhecer pessoas. Perdoa-me as palavras, às vezes sinto necessidade de me identificar. Reforçar o meu lado entrão.

Beijos.
Bom final de semana.