quarta-feira, 21 de maio de 2008

PERU QUER TRÂNSITO LIVRE NO BRASIL


Teve início hoje, em Santa Rosa do Purus, um dos municípios mais isolados do País, na fronteira com o Peru, mais uma sessão do programa "Assembléia Aberta", promovido pela mesa diretora da Assembléia Legislativa do Acre. O evento está sendo pontuado pela presença de uma delegação da localidade de Puerto Esperanza, chefiada pelo cônsul peruano no Acre, Lanzeth Ludeña, que tenta sensibilizar os brasileiros sobre os interesses do seu país acerca de cooperação amazônica e desenvolvimento fronteiriço. Esperanza está mais isolada em território peruano que Santa Rosa em território brasileiro, mas ambas estão cercadas pela floresta que abriga a maior reserva de mogno do planeta.

No final do mês passado, no Rio de Janeiro, aconteceu a IV Reunião do Grupo de Trabalho Binacional Brasil-Peru, quando embaixadores e representantes dos dois países passaram a examinar cinco temas relacionados à região de fronteira. O principal deles é o pedido de trânsito fluvial e multimodal entre Puerto Esperança e Iñapari pelo território brasileiro.


Leia mais na Terra Magazine.

2 comentários:

Unknown disse...

Essa fotografia lembras algumas pinturas retratando os europeus chegando às Américas, todos cobertos por trajes próprio para o norte frio, gelado, frente aos nativos despidos, ajustados ao meio.

Por que todos 'enfatiotados', numa comunidade do tamanho de Santa Rosa, numa região tropical úmida. Por quê?

Saudades do Acre disse...

Caro Prof. Mário: Ao utilizarem os garbosos fatos, certamente a intenção não era evidenciar a superioridade e a sacralidade das suas condições de eminentes tribunos diante da rude plebe. O mais provável é que tenha sido apenas uma proteção adicional contra os piuns. Mas uma coisa me chamou a atenção. Enquanto os outros políticos se punham atentos e em sinal de obediência, provavelmente a um hino, sob o olhar extasiado dos índios, o experiente e cauteloso deputado Edvaldo Magalhães parecia mais preocupado em tentar detectar, no local, a presença da índia Tuira e seu terçado carinhoso.