quinta-feira, 29 de maio de 2008

"MEU CORAÇÃO É PURO"


Faz 12 anos que fiquei diante do coronel e ex-deputado Hildebrando Pascoal para uma entrevista que considero memorável. Ninguém fez jamais outra entrevista parecida com aquele que era o homem mais temido do Acre.

Hildebrando estava com 43 anos e eu com 33 anos. Naquele ano, o carisma do coronel, de 1,90m de altura, podia ser medido pela votação que obteve num Estado onde é possível se eleger com até
600 votos.

O coronel havia se tornado o deputado estadual mais votado da história política acreana, com 7.841 votos, e se vangloriava de ser, proporcionalmente, o mais votado no Brasil. Formado pela Academia do Barro Branco, em São Paulo, com pós-graduação no Recife, Hildebrando Pascoal ingressou na primeira turma recrutada pela PM do Acre, em 1974.

O plano dele era se tornar governador do Acre. Ao retornar de uma diligência no interior do Estado, Hildebrando aceitou ser entrevistado em sua casa (protegida permanentemente por até 10 seguranças) para se defender das acusações do Ministério Público Federal.

Ele estava na companhia do secretário de Segurança Pública, Illimani Lima Suares, além de sete guarda-costas. Veja um trechinho da entrevista, publicada no Jornal do Brasil e no Página 20.

Existem ou não grupos de extermínio dentro dos órgãos de segurança estadual, conforme denunciou o Ministério Público Federal ao pedir a intervenção no Acre?
Os três procuradores da República estão procurando chifre na cabeça de cavalo, É um absurdo que atribuam esses crimes à família Pascoal. Somos uma família bem sucedida, que possui médicos, advogados, procuradores e oficiais da Polícia Militar. Acho que estão sonhando, estão loucos. Isso não procede.

O Ministério Público acusa a família Pascoal de ter controle da Polícia Militar e dos grupos de extermínio. Nesse sentido, afirma que o ex-comandante Aureliano, seu primo, galgou o posto em decorrência de indicação política feita pelo senhor. Qual a influência que os Pascoal exercem na PM?
A família Pascoal é uma família bem sucedida e preparada para exercer qualquer função. Nós nos preparamos para chegar ao poder. Chegamos ao poder, mas não podemos evitar que loucos, como os procuradores do Ministério Público, digam besteiras como as que escreveram em seus relatórios. Acho que eles deveriam fiscalizar os poderes e as leis e não ficar criando coisas como as que criaram.

O sr. acredita em Deus?
Demais. Sou abençoado.

Qual a sua religião?
Sou evangélico da Igreja Batista Regular. Sou muito abençoado por Deus porque nunca fiz nada na vida para não dar certo. O meu coração é puro. Só procuro fazer o bem, tá certo?

Vai continuar candidato vice-prefeito de Rio Branco?
Meu nome está solto, mas o meu objetivo maior é localizar o assassino de meu irmão para colocá-lo atrás das grades.

O sr. é a favor da pena de morte?
Não. A vida é uma dádiva divina.

Qual a sua opinião sobre os "justiceiros"?
Sou contra. Temos a Justiça para colocar quem é bandido atrás das grades.

Qual o sinal de que o sr. não é a favor da pena de morte?
Sozinho, como oficial da Polícia Militar, acabei com o esquadrão da morte aqui no Acre. Enfrentei os bandidos, eles foram embora e acabou a brincadeira de se "desovar" cadáveres nas estradas.

Agradeço-lhe pela entrevista.
Agora você é um homem vivo.

Um comentário:

Anônimo disse...

Me engana que eu gosto!