sexta-feira, 30 de maio de 2008

FOTOS DOS ÍNDIOS ISOLADOS DO ACRE

Edvaldo Magalhães


"Após quase 20 horas num avião monomotor, o sertanista José Carlos dos Reis Meirelles Júnior, coordenador da Frente de Proteção Etnoambiental da Funai, comandou um sobrevôo que resultou nas primeiras fotografias dos índios de uma das quatro etnias isoladas que vivem na fronteira do Acre com o Peru. As mulheres e suas crianças fugiram para a floresta em busca de proteção, enquanto os guerreiros da tribo se posicionaram e reagiram atirando flechas no avião".

Assim escreveu o jornalista Altino Machado em matéria postada no Terra Magazine [na sexta-feira da semana passada] que ganhou a audiência por aqui e no além mar.

Muitos comentaram não ser favorável a divulgação do material fotográfico, temendo riscos à sobrevivência deste povo isolado.

O sertanista Meirelles me contou nestes dias que já se considerava vencedor ao ver aqueles índios "parrudos", com roçados lotados de banana e macaxeira e dispostos a derrubar avião de flechada. Na verdade isso só está sendo possível devido o trabalho de intensa dedicação desenvolvido por ele durante anos a fio, evitando que a invasão branca colocasse em risco a sobrevivência destes povos.

Estas imagens servem para chamar atenção para os novos desafios que todos temos para garantir que estes povos possam seguir seu caminho, sem ser importunados, até que um dia, por seu único e exclusivo desejo, resolvam nos contatar. Tomara que demorem séculos. Não temos nada a lhes ensinar.

As imagens foram clicadas pelo fotógrafo Gleilson Miranda. Pertencem aos arquivos da Secretaria de Comunicação do Governo do Acre e ao acervo da Funai.

O deputado Edvaldo Magalhães (PC do B) é blogueiro e presidente da Assembléia Legislativa do Acre. Veja dezenas de fotos dos índios isolados no Blog do Edvaldo.

Um comentário:

Anônimo disse...

Esses índios que foram fotografados, com certeza representam a pureza da floresta, esperamos que dessa vez não haja presença em suas aldeias de Funai, antropólogos, médicos, doutores, pscólogos, ondontólogos, ongs, cantores, religiosos e etc... para disseminar em suas raízes, doênças e tudo quanto não presta, no coração da de um povo que não precisa de nada pois, já são felizes com a floresta, e não precisam da nossa interferência.
Aqueles que quererem ajudá-los de verdade, façam distantes das aldeias, nos seus confortáveis gabinetes.
Parabéns para o blogueiro nota 10