sábado, 31 de maio de 2008

DEVOLVA OS DÓLARES, SURVIVAL!

Evandro Ferreira

Quem ganhou ou vai ganhar dólares com a divulgação das fotos dos "índios invisíveis" do Acre?

Altino Machado, não se iluda. Entendo a sua frustação de jornalista que não foi devidamente citado nas matérias que hoje correm o mundo. Da mesma forma, vejo que o sertanista José Carlos dos Reis Meireles está satisfeito porque o trabalho dele está sendo reconhecido, deu entrevistas para dezenas de jornais e revistas do mundo etc. Mas o que a Survival International (SI) tem a ver com as fotos e o trabalho da Funai? Nada.

Mesmo assim a ONG tirou a sorte grande e obteve, com as suas técnicas de marketing, colar o nome da entidade em quase todas as matérias relevantes de jornais e revistas mundiais que publicaram matérias sobre as fotos dos índios isolados, sem ter dado um centavo para tornar realidade o que vimos em primeira mão neste blog e na Terra Magazine.

É só fazer uma busca no Google e ver que as expressões "Survival International" e "uncontacted amazona tribes" são quase sinônimos.

Os dirigentes da SI devem estar comemorando, estão em júbilo. E com toda a razão. Conseguiram dar visibilidade mundial à entidade deles a partir do nada. Tudo porque a BBC resolveu consultar um dos seus diretores para opinar sobre as fotos que a ONG publicou em seu site. Foi o fio da meada.

Conseguiram passar a impressão para o mundo que eles efetivamente estão contribuindo para a causa dos índios isolados do Acre. A Funai e o Governo do Estado deveriam mandar a conta do aluguel do avião para eles pagarem.

O The Wall Street Journal afirma que "Officials from Survival International are quoted in many stories about the photos. And Survival International jumped into the top 10 on Google’s “Hot Trends” list of surging search terms this morning—presumably reflecting online news readers who wanted to learn more after reading the coverage. That all adds up to a powerful effect from one photo".

Nos próximos dias e semanas, eles, experts em marketing que são, vão lançar uma ampla campanha de "arrecadação" de doações para serem "usadas" na defesa dos índios.

A Funai e o Governo do Acre deveriam cobrar caro pela indevida divulgação das fotos e reverter o dinheiro para financiar a proteção dos índios.

Essa gente arrecada milhões de dólares. Uma fração desse dinheiro é suficiente para pagar por alguns anos de 10 a 20 agentes indígenas recrutados entre as tribos já contactadas para garantir efetivo bloqueio no acesso à área onde vivem os isolados.

O orçamento da Funai, a gente sabe, todo ano é contingenciado. Volta e meia os servidores entram em greve. Essa é a hora. Tem que agir logo.

Survival International, enviem para o Brasil 50% ou mais do que vocês vão arrecadar com as doações das pessoas que ficaram impressionadas com o "trabalho em defesa dos índios isolados do Acre" - "trabalho" que vocês jamais desenvolveram por aqui. Nada mais justo.

Evandro Ferreira é pesquisador do Inpa e do Parque Zoobotânico da Universidade Federal do Acre. Mestrado em Botânica no Lehman College, New York, USA, e Ph.D. em Botânica Sistemática pela City University of New York (CUNY) & The New York Botanical Garden (NYBG). Escreve no blog Ambiente Acreano.

6 comentários:

morenocris disse...

Meus Deus, está ficando uma bola de neve. Por que você não constitui um advogado para você? Qualquer coisa. De preferência um especialista em Direito Autoral.

Beijos.
Boa sorte.

Anônimo disse...

O interessante de tudo isso é que os índios, a floresta, o chico e tantos outros seres, entram nas estórias de fulano, de sicrano e de tal, e no final dessa estória toda, o que se vê é briguinhas por grana. é brincadeira! a que ponto chegamos.
Conheço pouco o altino, mas venho acompanhando o seu blog há alguns anos, e a conclusão que cheguei é que ele só agrada a quem tira um proveitinho dessas estórias.

morenocris disse...

Caramba, que comentário! Não faça isso com um profissional do nível de Altino Machado. Explique-se!

Abraços.

Jalul disse...

Cris, o anonimato na Internet é nojento!
Altino sabe o que penso disso.
Anônimos são filhos do nada.

Anônimo disse...

Bem vou explicar de outra forma, por que parece que não enetederam o meu comentário, é que o anônimo aqui não é letrado, e de vez em quando pisa na bola. Estou falando de "tirar proveito dessas histórias", não cabe a pessoa do altino não, pelo contrário ele faz um bom trabalho, outros é que aproveitam-se da situação.
Parabéns ao Altino! e parabéns pela democracia blogueira.
Só não vale atingir ninguém, inclusive os anônimos, que muitas vezes são filhos especiais.

morenocris disse...

Bom dia Altino, Leila e Anônimo. Que bom, está explicado. Às vezes, as minhas exclamações funcionam... rsrs

Estamos todos atentos no mundo virtual. E isso é maravilhoso. Mas, melhor é quando somos amigos e estamos unidos.

Obrigada Anônimo, pela explicação. Obrigada Leila, pela força.

Beijos.