sábado, 31 de maio de 2008

CARTAS PRESSIONAM PERU

Fiona Watson, da ONG Survival, fica surpresa com a
repercussão mundial das fotos dos "índios invisíveis"



A coordenadora do departamento de investigação da ONG Survival, Fiona Watson, relatou neste sábado ao sertanista José Carlos dos Reis Meirelles Júnior, da Frente de Proteção Etnoambiental do Rio Envira, sobre a enorme repercussão mundial das fotos e histórias dos índios isolados do Acre, na fronteira com o Peru.

Vejam também:
Índios isolados são fotografados pela 1ª vez no AC

- Nunca, nunca imaginei que iria ser assim. Acho que foi em grande parte devido a alta qualidade das fotos, que chamam tanto a atenção e pela curiosidade do público em saber que ainda existem povos indígenas isolados neste mundo - afirma Fiona Watson no e-mail enviado ao sertanista.

A organização, que tomou conhecimento da existência das fotos dos índios isolados no dia 23 de maio, quando foram publicadas com exclusividade por Terra Magazine, espera que a repercussão mundial possa ajudar os índios isolados "no Peru, Acre, no resto do Brasil e no mundo inteiro". Os isolados do Acre eram conhecidos até então como "índios invisíveis".

Fiona Watson vai enviar ao sertanista e à Coordenação Geral de Índios Isolados da Funai um dossiê da cobertura da mídia internacional.

- Acho que a cobertura tem sido muito positiva para a política da Funai de demarcar os territórios dos índios isolados e de não fazer o contato com eles - assinala a coordenadora da Survival.

Fiona Watson comunica ao sertanista que a Survival está dirigindo uma campanha junto ao governo peruano sobre a situação do outro lado da fronteira, onde se calcula que 60% da reserva dos isolados Murunhua foi desmatada pelas madeireiras.

- Parece que a combinação de suas e das nossas pressões resultaram na decisão do governo peruano de mandar uma equipe para a fonteira. Vamos ver se resulta em algo na prática, mas de nosso lado vamos seguir pressionando - afirma.

- Estou agora mais satisfeito porque a Survival avisa que milhões de cartas do mundo inteiro estão sendo enviadas ao governo peruano pedindo que ele pare com o desmatamento ilegal e faça mais para proteger os índios isolados lá - disse Meirelles.

Terra Magazine.

5 comentários:

Anônimo disse...

Altino, ontem, na TV Câmara, ao final de um debate sobre a Amazônia, um jornalista da Agência Amazônia - se não me engano - falava de que era suspeito o fato de que as fotos tivessem sido divulgadas, em primeira mão, por ONGs estrangeiras. Em sua ignorância, o repórter reproduzia o discurso talhado ao reforço das teses que vêem nas ONGs, no narcotráfico e nos índios as grandes ameaças à integridade territorial do país.
É lamentável que a desinformação esteja orienando tantos profissionais da informação. E é alentador que haja jornalistas como tu e Lúcio Flávio Pinto, ue buscam tirar o debate sobre a Amazônia desse cipoal de mal-entendidos e más intenções. Parabéns. Marcelo

ALTINO MACHADO disse...

aro Marcelo,

a maioria desses buanas da suposta grande imprensa ouve o galo cantar e não sabe onde. A diferença é que nós estamos com os pés na Amazônia e sabemos que existem muitas amazônias. E é por isso que a presença de meu amigo Lúcio Flávio Pinto é vital para que possamos compreender com clareza o que se passa no Pará. Desde o assassinato de Chico Mendes a Amazônia se revela mais importante como região estratégica para a humanidade. Na contramão dessa tendência está a mídia, que desde o julgamento do seringueiro se retirou paulatinamente da região, privando a sociedade brasileira do que realmente acontece por essas bandas do País. O sertanista Meirelles gosta do provérbio "cobra que não anda não engole sapo". E completa: "e a que anda leva pau". O jeito é seguir resistindo, inclusive à replicantes desinfirmação.

Anônimo disse...

Minc anuncia R$ 1 bilhão para quem desmatou em excesso

Sob pressão do governador do Mato Grosso, Blairo Maggi, o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, assinou hoje portaria que permite a produtores de cerca de 100 municípios localizados na área de transição entre os biomas Amazônia e Cerrado, onde ocorrem desmatamentos, a receber crédito oficial.

A decisão do governo, supervisionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foi comunicada no início da tarde desta sexta-feira, 30, no I Fórum dos Governadores da Amazônia Legal, em Belém. A portaria deve ser editada na próxima edição do Diário Oficial da União.

Leia mais em Governo reabre crédito a 100 municípios que desmatam

(Comentário: Entendi mal? Ao invés de prender e processar o governo vai financiar quem desrespeitou a lei desmatando além do permitido? É isso?)

Válber Lima disse...

O que me chama a atenção é o fato de que, após a saída da ex-ministra Marina Silva, o governo federal acionou uma verdadeira tropa de choque para atuar na guerra de informações, com o objetivo de minimizar o desgaste de sua imagem com a demissão de Marina (principal ícone do ambientalismo brasileiro, reconhecida internacionalmente). Não se fala mais de outra coisa no governo, além da Amazônia. Ontem mesmo toda a comitiva estava no Pará. Parece muita coincidência, mas juntando as peças, a mensagem que fica é: "nós (governo), apesar da destruição crescente, estamos preservando. Olha só os nossos índios raça pura protegidos na imensa floresta intacta que cuidamos". A origem das imagens não importa para quem manipula a informação. o objetivo é circular por todo o planeta a mensagem implícita. Isso foi alcançado. PS- Altino, não é estranho, de uma hora para outra, este avião com repórteres oficias sobrevoando o tesouro do Meirelles. Só se foi um presente para o sertanista que está se aposentando.

disse...

Olá
Posso dar fe que na Barcelona, Catalunya se faló também dos indios invisíveis no noticiario.