terça-feira, 20 de maio de 2008

APERTEM OS CINTOS

Mensagem distribuída pelo antropólogo Eduardo Viveiros de Castro, professor do Museu Nacional e da Universidade Federal do Rio de Janeiro:

"Colegas,

O tempo fechou total em Altamira (PA), onde se desenrola(va) uma reunião sobre o megaprojeto hidrelétrico do Xingu. O presidente da Eletrobrás, após ter se comportado com arrogância e mostrado desrespeito pela platéia (mais de 3 mil pessoas, índios e brancos), foi imprensado por um grupo de Kayapó e ferido a faca, duas horas atrás.

Trata-se do mesmo indivíduo que recebeu aquele carinho do terçado feito pela índia Tuira na reunião de 1989, quando era presidente da Eletronorte.

É fácil imaginar o tamanho do prejuízo que esse incidente vai acarretar, agora em que o clima não anda nada bom para os índios e seus aliados.

Apertem os cintos."

Nota oficial dos organizadores do Encontro Xingu Vivo

NOTA OFICIAL À IMPRENSA

A comissão organizadora do /Encontro Xingu Vivo para Sempre/ vem lamentar o episódio ocorrido nesta terça-feira, dia 20 de maio, no Ginásio Poliesportivo de Altamira, quando o representante da Eletrobrás e coordenador dos estudos de inventário da Usina Hidrelétrica de Belo Monte sofreu uma agressão que lhe ocasionou ferimentos. O evento reúne representantes de comunidades indígenas, ribeirinhas, agricultores e movimentos sociais para discutir os projetos hidrelétricos planejados para a Bacia do Rio Xingu. O triste episódio não representa o espírito democrático de diálogo desse encontro, que busca dar voz a todos os atores e segmentos sociais envolvidos e afetados por esses projetos.
Comissão Organizadora do Encontro Xingu Vivo para Sempre


Notícia no site da Eletrobrás:

"O Engenheiro Paulo Fernando Rezende, coordenador dos estudos de Belo Monte, foi ferido, hoje à tarde, durante evento em Altamira, no Pará, organizado pela Arquidiocese de Altamira, Instituto Sócio Ambiental (ISA) e por várias outras organizações não governamentais.

Paulo Fernando já teve atendimento médico e, agora, estão sendo feitos registros policiais necessários.

O Engenheiro da Eletrobrás foi à Altamira, convidado pelos organizadores do evento, para apresentar os estudos que estão sendo feitos sobre aproveitamento hidrelétrico de Belo Monte.

A Diretoria Executiva da Eletrobrás manifesta sua indignação diante do ocorrido e afirma que tomará todas as providências necessárias para que os responsáveis pela agressão sejam punidos".

Leia mais, no site Amazônia, a reportagem de Thais Iervolino sobre o incidente.

5 comentários:

morenocris disse...

A coisa está feia por aqui e vai ficar bem pior.

Beijos.
Durma bem por ai.

. disse...

esses indios estao pegando corda dos americanos, daqui uns dias vao querer tomar o pais, ja começaram a querer derrubar a soberania nacional e entregar a amazonia para os gringos

Júnior Carvalho disse...

Acho um absurdo um Índio que é protegido pela lei, poder ameaçar alguém, atacar e nada acontecer com ele.
Direitos e Deveres iguais!!!

morenocris disse...

Sinto falta do Meirelles, Mariana, Mary...

Beijos.

Saudades do Acre disse...

Se tivéssemos levado a sério essa estória de direitos e deveres iguais desde o início, caro Junior Carvalho, provavelmente voce seria hoje um portugues, espanhol, frances ou holandes e este blog teria grandes chances de estar sendo editado em Tupí-Guaraní e, ao invés de Deus, seria Tupan o brasileiro.