quinta-feira, 24 de abril de 2008

MORTE APÓS APLICAÇÃO DE KAMBÔ

Homem morre após dose de veneno do sapo

A polícia de Pindamonhangaba, no interior de São Paulo, investiga a morte de um homem de 52 anos que teria ocorrido em decorrência da aplicação de uma substância que contém veneno de sapo. De acordo com o delegado do 1º Distrito Policial da cidade, Vicente Lagioto, no último sábado, Ademir Tavares foi com o filho, Luis Gustavo Tavares, 25 anos, em um curandeiro, que teria passado a substância. Os dois e mais quatro pessoas receberam a aplicação, mas só Tavares sofreu reação adversa.

- O filho dele disse que a substância se chama kambo e tem veneno de sapo entre as substâncias. É um espécie de santo daime. Depois da aplicação, a pessoa vomita e tem uma sensação de relaxamento - disse o delegado.

De acordo com Lagioto, o curandeiro Jorge Roberto de Oliveira Rodrigues, 40 anos, também é empresário do setor de transportes.

- Ele será ouvido amanhã acompanhado do advogado. Ainda aguardamos os resultados dos exames, mas ele pode ser indiciado, caso seja confirmada a morte em decorrência da substância - disse.

Em depoimento, o filho de Tavares afirmou que o "kambo" foi aplicado no braço, como um emplasto, segundo informações da polícia.

O delegado ouviu o galo cantar e não sabe onde e chega a comparar kambo com daime. Daime é daime e kambo é o nome do sapo. Em comum apenas os fanáticos que comercializam as duas substâncias e põem em risco a vida de gente desavisada. A notícia está no portal Terra. O kambô realmente pode envenar e até matar quando aplicado incorretamente por gente despreparada. Leia mais sobre a "vacina do sapo" neste blog. Clique aqui.

9 comentários:

Anônimo disse...

O daime não pode ser comparado com nada, ele é único.
Viva o Santo Daime! Sem fanatismo é claro.
Quanto a vacina bem, eu não conheço, então deixa ela com o sapo.

sérgio de carvalho disse...

Fico muito preocupado com esta onda neo xamanica. Nao pela difuusao das praticas, pois acho que o caminho xamanico tem muito a cotribuir nos dias confusos pelos quais passamos. MAs sim, pela irresponsabilidade, despreparo e arrogancia de muitos que se declaram pajès, curandeiros. Colocando em risco a saude mental, espiritual e, muitas vezes, financeiras de muitos. Nos grandes centros è comum varios comerciantes e marqueteiros " xamas" todo aparamentado com penas e afins fazerem sessoes as mais variadas, inclusive com o sapo,pagando se alta quantia. Um show. Escrevo de cusco agora, aonde sao varias as lojas tipo Xama Shopp e agências de viagens que cobram fortunas para a uma dita experiencia mistica , em cima da boa fè dos turistas. Sao sessoes de ayahuasca e san pedro ( o cacto sagrado dos andes) , carissimo...
Enfim, espero que a consciencia e responsailidade espiritual sempre brilhe nas mentes de quem se propoe a realizar ritos xamanicos, que a intencao è muito poderosa...E que o preparo de um pajè è rigoroso e dura anos...

Dani Franco disse...

O mais "impressionante", não é apenas ele (o delegado) dizer que "é uma espécie de Sto Daime" no sentido de comparação, que como escreveu o "anômimo" acima, o Daime não se compara, mas sim o fato dele dizer isso como se todos os leitores do Portal entendessem imediatamente do que se trata, como se a ayahuasca não fosse uma substância tão envolta em rótulos e conceitos mal formulados mundo afora.
Realmente é cada vez mais preocupante a proliferação de xamãs, especialmente em cidades como São Paulo, que criam modismos e seitas sem ideologia, como criam moda.

Dani Franco

Unknown disse...

Nossa, muita viagem desse delegado, não sabe e quer sair falando sem ter certeza...
Eu já tomei os dois e sou muito ligada a eles... Esse negócio de vomitar nem é verdade, cada um tem uma reação, pode ou não vomitar entre outras coisas!
E todas as seções de kambô que fui, seja pra tomar, seja pra ajudar, eles sempre falam que não tem contra-indicação, exceto mulheres menstruadas, grávidas ou pessoas com pressão alta...
Pelo jeito, este senhor tinha pressão alta ou algo do tipo...

Anônimo disse...

E o mais interessante de tudo é que a moda tá pegando, e vai pegar, como pegou.

Anônimo disse...

Caros amigos!!!
O inesperado aconteceu...
Sou acreano de coração,e me preocupo muito com o que vem acontecendo com as coisas do nosso acre.Tipo comparar kambo com santo daime,é um verdadeiro absurdo.Mais por outro lado,é uma falta de conhecimento do delegado que esta investigando o caso.Mais não para por ai,a pericia ta sendo feita,e o laudo esta sendo feito e sai em menos de 30 dias.
Mais o que mais me preoculpa é que a substancia sai do acre,isso é o pior.A maior parte sai de Cruzeitro do sul,e pior...
Por pessoas que são ligadas ao santo daime.Pessoas até de responsabilidade dentro da doutrina,mais que faz ma uso do doutrina e de outras coisas,tipo kambo.Eu mesmo conheço pessoas que vão para a europa com a mala cheia de daime e kambo.As vezes a culpa sai de dentro de casa.Temos que ter mais respeito pelas nossas coisas,e pelo nosso estado.
vamos botar a mão em nossa mente,e ver se estamos ajudando o estado,ou atrapalhando para o seu desenvolvimento.Se essas coisas só tem no acre,e se vem parar nas grandes cidades ou até mesmo fora do brasil,é porque tem alguém que esta fazendo trafico.Desculpem,mais essa é a palavra mais cabivél para o que esta acontecendo...
Vamos pedir as autoridades competente que olhem mais para essa historia que esta acontecendo,porque é do acre que sai para as grandes cidades...
sai pessoas dai com a bagagem cheia,tanto de daime como kambo,é fazem comercio,que finda acontecendo o que aconteceu...
Quando chega no ponto de morrer ser humano,é porque a coisa ta fora de controle...
Uma pergata eu faço?Ainda tem geito?Vamos pedir um SOCORRO,e que as autoridades tomem uma atitude...

Anônimo disse...

Um problema sério que não está sendo tratado é o desconhecimento dos
efeitos fisiológicos adversos promovidos pela mistura de bioativos
presentes no veneno da Phyllomedusa bicolor (Kambô) em pessoas com
comprometimento hepático, cardíaco e/ou neurológico (entre outras
patologias), não se sabe nada a respeito dos efeitos que a aplicação
do kambô pode provocar em pessoas que possuem dezenas de patologias
relacionadas aos órgãos e tecidos alvo de suas moléculas bioativas.
A ausência de estudos nestas áreas, principalmente motivada pela
dificuldade de obtenção de licença por parte de órgãos ligados ao
Ministério do Meio Ambiente está diretamente ligada a atual ignorância
quanto as "contra-indicações" desta prática, e será responsável por
mais acidentes por ocorrer.
Adicionalmente pode ter havido um erro na aplicação do veneno, existem
três espécies de Phyllomedusas no Acre (origem da prárica do Kambô)
que são muito semelhantes entre si, sendo identificadas apenas por
Herpetólogos, a Phyllomedusa bicolor (kambô), a Phyllomedusa tarsius e
a Phyllomedusa vaillantii, a composição do veneno das duas últimas ainda são praticamente desconhecidas pela ciência, quanto mais seus efeitos
fisiológicos. Caso tenha sido aplicado o veneno de uma das duas
ultimas no lugar da bicolor, os efeitos fisiológicos podem ter sido
muito mais fortes do que os observados no ritual do Kambô.

D.Gray Man Project disse...

Eu hoje acabei de tomar o Daime é o Kambô, na realidade o Kambô nem dá efeito nenhum somente o ayahuasca que trouxe efeitos. Mas com certeza ele tinha outra problema que acarretou tal fato.

Pássaro azul disse...

É muito curioso mexendo c o q Não conhece,