sexta-feira, 4 de abril de 2008

ILZAMAR NÃO CHOROU

A entrevista de Ilzamar Mendes, viúva de Chico Mendes, para este blog já resultou numa fofoca na mídia acreana. Não é verdade o que Luis Carlos Moreira Jorge escreveu no site AC 24 Horas, dando conta que o jornalista Aníbal Diniz, assessor do governador Binho Marques (PT), teria sido muito duro e feito a viúva chorar durante uma conversa com ela.

Explico: anteontem, no final da tarde, Diniz falou comigo para expor que, a pedido do Comitê Chico Mendes, o governador Binho Marques (PT) havia autorizado o uso de uma foto do seringueiro com a frase "Chico Mendes vive!", no topo da primeira página do Diário Oficial do Acre.

Segundo Diniz, para isso o governo já havia obtido autorização de Elenira e Sandino, filhos de Chico e Ilzamar, e de Ângela, a filha do primeiro casamento. Após a uma nota neste blog sobre o uso da imagem, além da entrevista de Ilzamar, o governador decidira que suprimiria a imagem de Chico Mendes do DO caso alguém da família não concordasse com a homenagem.

A pedido do assessor, forneci o número do telefone celular de Ilzamar Mendes. Ele telefonou imediatamente para ela e marcaram um encontro. E ontem conversaram demoradamente, na Secretaria de Assuntos Institucionais, tendo cada um exposto com franqueza o que pensa sobre vários aspectos das polêmicas que sempre envolveram o legado de Chico Mendes.

Como passei o dia em Cobija, na Bolívia, ao retornar para Rio Branco soube que a conversa deles havia repercutido até no plenário da Assembléia Legislativa. Ilzamar nega que o assessor do governador tenha sido duro e que ela tenha chorado por causa do que ouviu.

- Claro que não foi uma conversa amistosa, consensual, pois o Aníbal tem um ponto de vista e eu tenho outro. E eu não vou mudar enquanto muita coisa não mudar - disse ao blog Ilzamar, que autorizou o governo estadual a usar a imagem de Chico Mendes no Diário Oficial do Estado.

- A entrevista que você fez com a Ilzamar é um trabalho jornalítico irrefutável. Nela existe o texto do que ela disse, além do vídeo com imagem e áudio da entrevistada. O resto é fofoca inventada por quem não falou com Ilzamar nem comigo - acrescentou Aníbal Diniz.

3 comentários:

Anônimo disse...

Altino,

acompanho sempre tudo que acontece no seu blog.
Me interessei muito pela matéria com a Ilzamar. Vejo na figura da amiga uma verdade que me comove.
Com seu caboclismo latente, pinta a cara com as cores da guerra,e vai a luta com uma coragem surpreendente.
Ela sabe do uso indevido da imagem do companheiro, e grita.
Digo isso por estar vivendo um momento muito parecido com o dela. De uma forma brutal os homens
do poder tambem me condenaram a alguns anos de solidão. Mas, guerreiro que sou, estarei sempre sobre...
"Eles passarão, e eu passarinho"
Estou contigo e não abro!
Estou com a Ilzamar, e com os ideais do Seu Francisco!
Descobri que posso ser completamente feliz longe dos meninos vendilhões do templo!
Estou trabalhando muito!
Descobrindo outros Brasis, outros sotaques e batuques.
Me reserve um espaço no blog para umas abobrinhas!

Coragem Ilzamar!!
Abraços na fraternura!!

Anônimo disse...

O aluno de Jornalismo que já se intitula um Jornalista por trabalhar na área continua com as acusações sobre o Chico Mendes nesse blog: http://reporter24horas.blogspot.com/
É um dissimulado esse Francisco Costa, se acha muita coisa para criticar a imagem de uma pessoa que está morta e não tem como se defender, se o PT incomoda, ataque os que estão vivos e se ele não sabe a história e luta de Chico Mendes pela preservação é conhecida mundialmente, acho que ele quer seus 15 minutos de fama, falando asneiras de quem ele nem chegou a conhecer. Outra coisa pode ate haver esse tipo de comentário sobre o "Chico", mas cadê a prova? Se ele puder provar o que anda escrevendo, bom para ele que teve tamanha audácia de escrever sobre tal assunto, mas caso não prove, talvez esteja em maus lençóis. Que a justiça seja feita! Nosso “justiceiro” acreano pode estar cutucando onça com vara curta.

Saudades do Acre disse...

"Talvez o presidente da Assembléia Legislativa, Edvaldo Magalhães, não tivesse percebido a arma que estava entregando para os parlamentares da oposição ao criar os blogs individuais."

A frase acima, escrita no blog de um aprendiz de jornalista que aparentemente procura notoriedade a pulso, é de uma ignorância lamentável, pois na ânsia de "esquentar" sua fria retórica, confunde ferramenta democrática com arma, exaltando, sem o perceber, aquele que a implantou na ALEAC.