quarta-feira, 23 de abril de 2008

DO ACRE PARA O MUNDO


Uma fonte oculta e murmurante deste blog disse que é quase nula a possibilidade de o governador Binho Marques e da ministra Marina Silva, do Meio Ambiente, confirmarem presença na residência oficial do príncipe Charles e de Camila Parker-Bowles, nos dias 29 e 30, para reuniões sobre defesa da Amazônia e mudanças climáticas.

- Ambos não estão encantados nem com o Charles nem com a Camila - disse.

Do Acre, até agora apenas o ex-governador Jorge Viana e o senador Tião Viana confirmaram presença. O líder indígena acreano Joaquim Tashka Yawanawa, por exemplo, recusou o convite para estar com o nobre casal.

Tashka e a mulher dele, Laura Soriano, preferiram viajar hoje para participar, no plenário da ONU, em Nova Iorque, de um evento paralelo ao Fórum Permanente dos Povos Indígenas, onde será exibido o documentário da visita do ator norte-americano Joaquim Phoenix, denominado "Joaquim Phoenix e Yawanawa".

O casal participará do evento como coadjuvantes do documentário de 15 minutos, da produtora independente 4real, que foi exibido pela MTV do Canadá e National Geographich.

O documentário está voltado para o público jovem, como forma de inspirá-lo a participar de projetos que acontecem localmente, mas que podem ter um impacto global.

O internauta pode clicar aqui para acompanhar algumas das imagens do documentário e outras produções do 4real.

O documentário "Joaquim Phoenix e Yawanawa" será exibido na plenária da ONU no dia 28 de abril. Ao mesmo tempo serão exibidas as fotos do fotógrafo Michael Miller, que acompanhou Phoenix na viagem o Acre. Miller é um fotográfo das estrelas Hollywood. O trabalho dele pode ser apreciado no site Mullerphoto.

Tashka e Laura vão falar sobre o documentário juntamente com Phoenix e o apresentador de televisão Sol Guy. Após a apresentação na ONU, Tashka e Laura seguem para uma turnê no Canadá, nas cidades de Montreal e Ontário.

2 comentários:

. disse...

Altino, creio que vou cobrar royaltes da sua pessoa, rsrsrs

Anônimo disse...

Fala sério. Tinham que resolver os conflitos pela demarcação de terra indígena que o Acre tem para fazer essas ceninhas pra gringo ver lá fora!
No Acre, tem índio morrendo por doenças do branco que invadiu aldeias. Mais curioso é que eles foram os primeiros nessa terrinha e ninguém consegue respeitar e fazer as políticas públicas para eles funcionarem de fato! Falta saude, terra demarcada, falta comida, cultura respeitada e valorizaçao dos povos!Falta desenvolvimento sustentável, florestania nas aldeias!