sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

"EU TAMBÉM QUERO IR"

Do sertanista José Carlos dos Reis Meirelles Júnior sobre a polêmica expedição organizada pela Assembléia Legislativa do Acre nos rios Juruá e Solimões:

- Sempre existem outros interesses por traz de cada notícia. São raras as notícias isentas porque quase todo jornalista ou dono de veículo de comunicação é um político partidário. Toda notícia sempre terá tantas versões quanto forem as tendências políticas envolvidas. É o jogo da democracia. Como a iniciativa me parece realmente relevante para que se possa conhecer um pouco mais da realidade amazônica, os deputados acreanos deveriam anunciar o roteiro da próxima expedição. Mas me convidem porque também quero ir.

Meu caro: o segurança da Assembléia que aparece sentado tomando cerveja durante a reportagem do Jornal Nacional estava num bar e não no interior do barco como o telespectador é induzido a acreditar. O desembargador Arquilau de Castro Melo comandou expedições ao alto Juruá enquanto presidia o Tribunal de Justiça. Não foi criticado por isso. Jorge Viana, durante os oito anos de governo também dirigiu caravanas de convidados ao Peru, Bolívia e pelo interior do Acre. Até eu estive com ele em La Paz, quando o presidente boliviano perguntou acidamente, ao final da apresentação de cada membro da delegação, se ficara algum acreano no Acre. O senador Tião Viana também tem dirigido várias expedições de reconhecimento, dentro e fora do Acre, mas não tem sido atacado por isso. O jogo na política é realmente pesado e tudo o que foi exibido no Jornal Nacional já havia sido relatado e mostrado na web. É forçar demais a barra ao apresentar um "parabéns pra você" ou mergulho no rio como um atentado à ética. Existe tanta coisa realmente grave acontecendo na Amazônia e que a mídia teima em não enxergar. Meirelles querido, não esqueça também de me convidar quando conseguir organizar aquele encontro sobre índios isolados que o governador do Acre Binho Marques prometeu ajudá-lo a realizar à sombra das florestas que margeiam rio Envira. Eu também quero ir.

2 comentários:

morenocris disse...

Caramba, a coisa tá pegando fogo por aí...estou acompanhando tudo, Altino. O "quase" do Meirelles nos livrou deste tipo de jornalismo. É lamentável. Esse é o famoso "balcão de negócios" da mídia!
Tem dinheiro no cofre do Acre?...é isso aí!

Beijos.
Boa sorte.

* "Viagem científica" é demais pra minha cabeça!

:)

morenocris disse...

Ah, "eu quero ir também" !

Beijocas.