quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

VAZAMENTO EM XAPURI NO GLOBO

"Um exemplo de como não agir"

A jornalista Amelia Gonzalez, editora da revista Razão Social, publicação mensal do jornal O Globo que destaca os principais projetos sociais da iniciativa privada, escreveu no blog da revista que o "vazamento em Xapuri é um exemplo de como não agir". Eis a opinião dela:


"O jornalista do Acre Altino Machado tem um compromisso inadiável amanhã de manhã. Ele vai visitar a Fábrica de Preservativos de Xapuri, a convite da direção, para verificar "in loco" o desastre ambiental causado pelo vazamento de 18 mil litros de amônia no entorno da fábrica, conforme ele anunciou hoje em seu blog altino.blogspot.com.

- Soube dessa notícia anteontem e procurei, é claro, apurar melhor antes de publicar. Só pus no ar quando uma fonte do governo do Estado contou-me que era verdade -- disse Altino, por telefone, ao blog da Razão Social.

Xapuri fica a pouco mais de 180 quilômetros da capital, na BR 317, e esta fábrica já esteve para ser inaugurada umas cinco vezes, segundo Altino. Anuncia-se a visita do presidente Lula, prepara-se tudo, e é desmarcado. O vazamento, na verdade, não prejudicou de maneira tão drástica o meio ambiente, já que foi todo para uma pequena barragem de uma propriedade vizinha à da fábrica.

No entanto, o que fica de aprendizado nesse caso é que a empresa não agiu de maneira transparente. Em vez de imediatamente anunciar o acidente e tomar as providências cabíveis, a direção preferiu esconder o fato da imprensa. É um grande erro, sobretudo numa terra que se orgulha por ser o estado onde nasceu a ministra Marina Silva, do Meio Ambiente, que luta pela sustentabilidade, tem muitos problemas ambientais contra os quais precisa estar atenta e que, no fim das contas, carrega nas costas o assassinato do líder seringueiro Chico Mendes.

A fábrica foi construída num convênio com o governo fderal, com o governo do estado (quando o governador ainda era Jorge Vianna) e com recursos do BNDES. Seja como for, agora que temos este link direto com Altino Machado, ficaremos informados sobre o caso. Amanhã ele promete nos mandar notícias de lá.

Clique aqui para ler mais no blog Razão Social. Enquanto isso, os quatro jornais (sim, acredite, temos quatro diários em Rio Branco) cumprem voto de silêncio sobre o vazamento. Seguem velha tática viciada: recebem verba pública e silenciam sob a alegação de que sofrem censura. O que predomina mesmo é preguiça e má fé.

2 comentários:

Paulo Henrique disse...

Pelo visto essa tal de camisinha ecológica não vai prestar...
Já começou vazando!!!!

Unknown disse...

kkkkkkkk...tem razão, a camisinha ecológica é uma furada.."literalmente falando"