sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

OS 125 ANOS DE RIO BRANCO

Walmir Lopes


Altino,

localizei em meus alfarrábios, a monografia "Estudo Geográfico do Território do Acre", editada em 1955. O autor, Antonio Teixeira Guerra, era conceituado geógrafo do Conselho Nacional de Geografia. Dela escaneei a foto (acima), que o autor credita à Força Aérea Americana, e pode nos dar uma idéia, comparando-a com a foto (abaixo) do Google Earth, da mudança da paisagem urbana de Rio Branco. O livro é bem interessante e recheado de fotos de Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Xapuri, Brasiléia e por aí vai.

Grande abraço.


Clique aqui: vale a pena conferir no blog do deputado Edvaldo Magalhães (PC do B) 29 fotos históricas que retratam a evolução de Rio Branco. A cidade completa hoje 125 anos. O acreano Walmir Lopes é empresário em Olinda (PE).

6 comentários:

Walter Junior do Carmo disse...

“Bendito quem inventou o belo truque do calendário, pois o bom da segunda-feira, do dia 1º do mês e de cada ano novo é que nos dão a impressão de que a vida não continua, mas apenas recomeça...”
Mário Quintana

Feliz recomeço em 2008.
Walter Jr e Solange

Saramar disse...

Altino, meu amigo, vim lhe desejar feliz ano novo e à sua família.
Aproveito para agradecer o privilégio de "conhecê-lo" e ao seu excelente blog.
Felicidades e muita luz em 2008 para você.

beijos

Unknown disse...

Caro Waldir / esta fotografia aérea é extraordinária. Cheguei a Rio Branco, vindo de Brasiléia, minha cidade natal, alguns anos depois da data dessa fotografia, ou seja, sem que qualquer mudança importante pudesse ser captada em nova fotografia. Nessa vejo marcas muitos fortes para meus primeiros anos na capital. Veja, por exemplo, onde está o aeroporto: ainda no primeiro distrito, onde hoje é o bairro do aeroporto. Neste aeroporto tive um dos primeiro empregos: fui despachante de vôo da Panair do Brasil, depois, fui funcionário do Clóvis Fecury, trabalhando no despacho de vôos da Cruzeiro do Sul, juntamente, com José Nemetala e Zezé Goveia. A gente trabalhava feito gente grande, acordando de madrugada para enfrentar uma correria e atribulações por conta de uma oferta estreita de passagens e muita gente querendo viajar. Era um vôo para cada município, num tempo onde estrada era sonho distante.

Na fotografia, grande parte do segundo distrito ainda mostra as marcas da fazenda do senhor Amadeo Barbosa, pai de um velho e querido amigo meu, o Jimmy Barbosa, do Wilson, do Antonio Barbosa.

Vendo essa foto, Walmir, a gente todos nós nessa Rio Branco de tantas memórias.

Obrigado por reavivar tantas lembranças e Boas Festas e Feliz Ano Novo.

Unknown disse...

Desculpe, Walmir, pela troca. Corrijo, agora.

Saudades do Acre disse...

Grande Mário. Sabia de antemão que esta foto traria grandes recordações aos acreanos da gema saudosistas como eu. Nessa época, neste mesmo aeroporto, embarquei, menino, num C-47 da FAB rumo a Iquitos, onde passei 5 anos antes de voltar a Rio Branco e novamente tomar rumo. Boas festas e Feliz Ano Novo pra voce, família e amigos.

Daniel Pearl Bezerra disse...

Altino Machado, desejo um tremendo e abençoado 2008! Que haja paz, alegria, prosperidade e é claro a presença de DEUS.
Um fraterno abraço,
Daniel - editor do blog DESABAFO.