quinta-feira, 29 de novembro de 2007

PEQUENA HISTÓRIA DE UMA CONQUISTA

Carlos Valério Gomes



Caro Altino,


Uma das estudantes que você divulgou no seu blog, naquele post Frutos da Escola da Floresta, foi bem sucedida na aplicação de uma bolsa de estudo na Costa Rica. Marciane Vileme de Araújo será financiada por quatro anos para cursar engenharia agronômica, com todos os custos pagos.

Estou enviando duas fotos dela, sendo que na primeira ela aparece desenvolvendo pesquisa na Reserva Chico Mendes, como assistente de campo de Amy Duchelle, uma estudante de doutorado da Escola de Recursos Florestais da Universidade da Flórida.

Leia o relato de Jerry Corrêa, correspondente em Assis Brasil do jornal O Alto Acre, de Brasiléia:

"A jovem Marciane Vileme de Araújo, 24, foi selecionada para estudar na Universidade Earth na Costa Rica. Ela ganhou uma bolsa de estudos integral no valor de U$ 14.150 anuais, para cursar engenharia agronômica, após realizar prova seletiva em Rio Branco. Marciane Vileme deve se apresentar até 15 de janeiro no campus da Universidade Erth onde passará os próximos quatro anos estudando engenharia agronômica. A Universidade é uma das mais conceituadas da área e recebe todos os anos centenas de estudantes de vários países.

“Acho que essa é uma oportunidade única em minha vida. Estou muito feliz e agradeço a todos que me apoiaram e acreditaram em minha capacidade”, comentou Marciane.

Até o momento a jovem Marciane é a única do Brasil que conquistou a bolsa. Em 2005, a estudante Josineide Oliveira, da cidade de Brasiléia, ganhou uma bolsa para mesma Universidade e já está estudando na cidade de San José capital da Costa Rica.

Uma história de conquistas
Marciane Vileme Araújo nasceu no seringal Icuriã, comunidade tradicional que fica a mais de 70 km da cidade de Assis Brasil. Ali mesmo ela estudou todo ensino fundamental e fez parte da primeira turma a concluir o ensino médio na zona rural de Assis Brasil.

Após concluir seus estudos no Icuriã, a jovem veio para a cidade em busca de mais conhecimentos. Foi selecionada para estudar na Escola da Floresta em Rio Branco onde se formou em técnica florestal. Veio então exercer o ofício em Assis Brasil onde trabalha na área técnica da Secretária de Assistência Agroflorestal do Acre.

A jovem agora vai estudar em uma das Universidades mais conceituadas da Costa Rica. Além da família, toda comunidade de Assis Brasil, principalmente os moradores do Icuriã, estão entusiasmados com o feito de uma filha da terra e otimistas com seu sucesso".

Abraços.

Carlos Valério Gomes é pesquisador acreano. Marciane está à direita na foto acima; abaixo, de camisa amarela. Clique nas imagens para conferir a expressão de contentamento da estudante. Sei que alguns leitores deste blog não têm noção onde fica Assis Brasil ou a comunidade Icuriã. E nem podem imaginar a proeza da jovem.

4 comentários:

Anônimo disse...

É com histórias como essa que eu me orgulho de ser Acreano...Força Marciane, você tem estrela... SUCESSO!!!!

Anônimo disse...

Num comentário à matéria EMOÇÃO NA ASSEMBLÉIA (deveria ter como sub-título: Naluh, a senhora que chora), um anônimo, o das 8:20 AM, fez uma poesia que se aplica a tantas das situações que nós acreanos vivemos, que nos lembra que o Acre se converteu numa Ilha da Fantasia. Vai ver, por isso, a moça bateu as portas de uma universidade da Costa Rica, para realizar um curso de agronomia que poderia ter feito em Rio Branco, na Universidade Federal do Acre. Sei não, viu? "Faz de conta que está certo".

Anônimo disse...

A Bolsa que foi obtida é realmente concorrida e a aluna tem todo o mérito, bem como merece nosso parabens. gostaria apenas de que ela se lembrasse para não dizer que foi enganada que, a realização deste curso não dá a ela o direito de ter automaticamente reconhecido no Brasil o diploma de Agrônoma. Ela deverá solicitar o reconhecimento o que pode levar tempo e até mesmo ter que fazer algumas disciplinas em uma universidade brasileira para ter o diploma reconhecido aqui. Durante este tempo ela não poderá exercer a profissão e muito menos fazer concursos para este cargo ou mesmo de nível superior. Tendo isto claro, parabéns novamente.

GERA disse...

Eu conheço Icuriã, fica aproximadamente 70km de Assis Brasil, na margem direita do rio iaco. É de filhos assim que Icuriã necessita para desenvolver uma área carente, apesar de boa parte fazer parte da reserva chico mendes.

Jurua